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4 dicas para montar um pet shop virtual

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Aposte hoje mesmo em um dos segmentos que mais cresce no e-commerce brasileiro.

No shopping, nos eventos sociais, na sala de casa, nas ruas da cidade e até nos salões de beleza. Eles estão por toda a parte, fazem parte da família, e é difícil alguém que não goste deles. Estamos falando dos animais de estimação.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 100 milhões de animais domésticos e tem a segunda maior população de cães e gatos do planeta, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Já foi a época que o lugar dos cachorros se restringia ao quintal dos seus donos. Agora os animais de estimação são permitidos (e bem-vindos) em quase todos os espaços. E para acompanhar o clima de cada visita, os bichinhos ganham, cada vez mais, tratamentos de beleza, roupas e acessórios da moda.

Segundo a Abinpet, esse mercado já movimenta mais de 16 bilhões reais ao ano no Brasil. O crescimento do segmento é de, aproximadamente, 23% ao ano.

Entre os produtos mais buscados, as rações aparecem em primeiro lugar. No entanto, esse público está sempre a procura de novidades, o que abre um leque de possibilidades para quem quer atuar nele.

Você pode ter em sua loja produtos como petiscos, guias, coleiras, roupinhas, brinquedos e caminhas, por exemplo.

Se interessou em ingressar nesse mercado? Então, as dicas a seguir são para você:

Fique atento ao comportamento dos consumidores

Olha ao seu redor, você vê mais casas ou prédios? Provavelmente a segunda opção. Por causa disso, muitas famílias acabam optando por criar um animal de pequeno ou médio porte.

Ao montar o seu negócio, fique atento a este detalhe. De nada adianta oferecer apenas produtos para Golden Retriever se a maioria dos consumidores forem donos de Yorkshire.

Faça uma pesquisa na área em que pretende atuar, e veja se esse é o caso do seu público. Mesmo vendendo pela internet, ter foco em uma região específica pode ajudar na hora de montar a logística de entrega, sem falar na possibilidade de fidelização.


Vá até o cliente

Um dos serviços que faz grande sucesso nos pet shops é o banho e tosa. Você não precisa descartar essa possibilidade por se tratar de uma loja virtual.

Uma ideia é levar o serviço até o cliente, oferecendo banho e tosa em domicílio. Outra possibilidade é fazer parcerias com locais que oferecem esse serviço e ganhar uma comissão por cada indicação.

Se for seguir por esse caminho, analise bem quais as regiões que conseguirá atender e deixe isso claro em seu site profissional.  Mas tome cuidado, pois alguns serviços só podem ser oferecidos sob a tutela de um veterinário.

Aviso de compra de ração

Que tal criar um mecanismo em seu site que mande um alerta ao consumidor, avisando quando a ração do animalzinho está para acabar?

É simples: veja qual é a média de consumo de cada bicho. Ao vender um pacote de ração, pergunte ao dono qual é o animal que ele possui e use essa conta para saber em quanto tempo aquele mesmo cliente terá de fazer uma nova compra.

Quando estiver próximo da data, envie um e-mail marketing lembrando-o da compra e já apresente as opções para ele. Vale, inclusive, oferecer outros itens em promoção para aumentar o ticket da compra.

Produtos para todas as classes sociais

Segundo estudo desenvolvido pela empresa Gouvêa de Souza, todas as faixas econômicas da população estão gastando mais com seus pets.

Portanto, tenha opções para todos os gostos e bolsos. Vale apostar, nesse caso, na teoria da cauda longa. Ou seja, pode valer mais a pena vender uma grande variedade de itens em pequenas quantidades que apostar em poucos itens que vendem muito.

Tenha, por exemplo, opções de rações das mais baratas às premiuns. O mesmo para os acessórios: você pode oferecer desde presilhas descartáveis até joias de verdade.

E não se esqueça de todas as regras básicas para ter uma loja virtual de sucesso: organize bem seu estoque, tenha uma boa logística de entrega, use uma plataforma confiável para receber pedidos e pagamentos e capriche o atendimento.

Pronto para agradar o melhor amigo do homem? Invista já em um pet shop virtual e, depois, nos conte os resultados!

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