Tenha seus produtos encontrados por quem busca no Google
Ter um bom posicionamento nas buscas é fundamental para qualquer negócio online que queira atrair novos clientes. O primeiro passo é indexar seu site no Google, ou seja, acrescentar seu endereço no índice do buscador para que ele possa ser incluído nos resultados de buscas.
Esse processo é automático – os robozinhos do Google fazem uma varredura periódica na web buscando por sites para incluir em seu diretório. Mas nem sempre isso acontece de um dia para o outro. Os buscadores podem levar um tempo para indexar um site novo. Se você tem pressa, é possível fazer a inclusão manualmente, assim que colocar o site no ar.
Mas estar indexado não significa aparecer bem nas buscas. Para isso, você pode seguir algumas dicas práticas:
Faça boa descrição dos produtos: Um conteúdo rico, completo e original fará com que suas páginas de produto ganhem pontos com o buscador. Portanto, não copie apenas o texto do fabricante. Crie sua própria descrição usando a criatividade.
Use o título certo: No campo de título da página descreva em detalhes o tipo ou modelo do produto. Exemplo: em vez de “Tênis Nike”, prefira “Tênis Nike Shox Turbo+13 Masculino”. É sempre melhor ser específico para se posicionar bem nas buscas.
Inclua as tags relevantes: Ao cadastrar um produto, associe a ele tags relevantes. Voltando ao exemplo acima, palavras-chave como “tênis Nike”, “tênis masculino” e “tênis para corrida” fariam sentido. Uma maneira simples de definir as tags relevantes é entender como as pessoas pesquisam pelo produto em questão. Ferramentas como o Google Adwords ajudam nessa tarefa.
Descreva também as fotos: Ao incluir uma foto do produto, não dê a ela um nome genérico, como “foto 1”. Salve a imagem com o nome do produto. Isso pode ajudar suas páginas a se posicionarem bem na busca por imagens – uma categoria cada vez mais importante na web.
Faça bom uso do link building: Se outras páginas apontam para determinado link, o buscador entende que ele é mais relevante. Portanto, faça links internos na sua loja para reforçar o posicionamento das páginas de produto. Importante: os links não podem ser aleatórios, eles têm de fazer sentido. Voltando ao nosso exemplo, você pode escrever um post em seu blog sobre os melhores tênis para corrida e inserir um link para o Nike Shox Turbo+13, entre outros produtos da sua loja virtual.
A última dica é: tenha paciência! Leva algum tempo para os buscadores “confiarem” em um site novo e começarem a dar mais relevância às suas páginas. Mas se você fizer tudo direitinho, uma hora isso acontece!
Quer outras dicas de SEO (Search Engine Optimization) para fazer seu site se posicionar melhor nas buscas? Confira aqui:
– 5 dicas simples para fazer sua loja aparecer melhor nas buscas
– Meu site não aparece nos buscadores. E agora?
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