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O que são KPIs e como usá-los na sua loja virtual

3 Mins read

Entenda como estes indicadores podem ajudar você a ter sucesso.

Você já ouviu falar em KPIs? Pois saiba que eles podem ser importantes aliados na administração da sua loja virtual.

Os KPIs (do inglês Key Performance Indicators) são os Indicadores Chaves de Desempenho do seu negócio. Trata-se do conjunto de métricas que permite avaliar se sua empresa está cumprindo as metas que foram estabelecidas para ela.

Por exemplo, se você definiu que um dos objetivos para sua loja virtual é ser pontual nas entregas, você pode criar um KPI para medir o seu índice de pontualidade.

Vamos supor que você tenha estabelecido que todas as entregas têm que ser feitas no prazo máximo de dois dias úteis.

O próximo passo é criar um KPI para acompanhar o processo. Você pode definir, por exemplo, que 95% das entregas têm que estar dentro do prazo estabelecido para que sua loja seja considerada pontual.

Essa será a meta a ser perseguida – e medida – todos os meses. Se estiver dentro dela, muito bem. Se não estiver, é hora de tomar uma providência.

É possível – e recomendável – criar KPIs para as mais diversas áreas da empresa – do número de pessoas que chegam até sua loja até o número de vendas efetuadas de fato, passando por faturamento, lucro, estoque e logística.

Gostou da ideia? Então confira alguns passos para criar KPIs para a sua loja virtual:

1. Defina as metas a serem alcançada

Esse é o primeiro passo. Antes de criar indicadores, você precisa saber o que está medindo. Qual é a meta que você quer alcançar? Ter uma loja mais lucrativa? Aumentar o índice de fidelidade dos clientes atuais? Aumentar o valor médio de compra por cliente? Em quanto tempo você quer chegar a esses objetivos?

2. Crie indicadores quantificáveis

Depois que você definir o que quer medir – lucratividade, fidelidade ou ticket médio, voltando aos exemplos acima -, você tem que saber como vai medir. É importante estabelecer maneiras de acompanhar a evolução em números.

Quer medir a fidelidade? Então estabeleça qual a frequência com que um cliente deve comprar na sua loja para ser considerado “fiel”. Está interessado na taxa de conversão? Divida o número total de pessoas que chegam à sua loja todos os meses pelo número de clientes que efetivamente compram.


3. Monitore as métricas

De nada adianta criar os KPIs e não acompanhar sua evolução. É preciso ter ferramentas para fazer a medição e estabelecer uma periodicidade – uma vez ao dia, uma vez ao mês ou uma vez por trimestre, por exemplo.

Fazer essa lição de casa é fundamental. É o acompanhamento dos KPIs que vai mostrar se sua loja está no caminho certo para chegar aonde quer.

4. Divulgue seus KPIs

Se você tem funcionários tralhando na sua loja, eles têm que conhecer os KPIs de cor e salteado, além de saber qual é a contribuição individual que cada um terá que dar para que eles fiquem no patamar desejado.

Explique claramente a eles quais são as metas a serem atingidas, quais as ações esperadas deles para que isso aconteça e como será o processo de acompanhamento dos resultados. Na hora de divulgar os KPIs, faça a mensagem chegar até as pessoas, seja em papel impresso, no e-mail ou na parede do escritório.

5. Faça correções de rumo

Os indicadores estão abaixo do esperado? É hora de agir. Identifique as medidas necessárias para corrigir o rumo. Aprimore os processos, redefina responsabilidades, melhore o controle e o planejamento.

A receita do bolo

Agora você deve estar se perguntando: quais são os KPIs que eu devo criar para a minha loja virtual? Infelizmente, não há receita pronta. Cada negócio tem que definir o conjunto de métricas que faz mais sentido para as metas que quer alcançar.

Mas podemos te dar uma forcinha dizendo quais são os KPIs mais comuns para uma loja virtual. Acompanhe nosso blog e fique de olho no próximo post!

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