CasesPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluções

10 curiosidades que te farão viajar na história do e-commerce

2 Mins read

Você sabia que o primeiro produto vendido pelo eBay era defeituoso – e quem comprou sabia disso e não se importou? E que já faz quase 20 anos que alguém pediu pizza pela internet pela primeira vez? Pois é, a história do e-commerce é cheia de curiosidades saborosas e a gente reuniu algumas delas aqui para você, junto com uma leve “espiadinha” no futuro (quem resiste?). Viaje com a gente!

1. Ao ligar uma televisão doméstica modificada a uma linha de telefone, o inventor inglês Michael Aldrich criou o primeiro modelo de compras online do mundo, em 1979.

2. Menos de 5% da população americana tinha acesso à internet em 1994 – mas foi neste ano que a rede de restaurantes Pizza Hut começou a aceitar pedidos online.

3. O primeiro produto anunciado no eBay foi uma caneta laser quebrada. Isso mesmo, quebrada. Em 1995, um programador chamado Omidyar escreveu o código para o que ele chamou de “experimento”. Ele queria saber o que aconteceria se todos os usuários de internet tivessem acesso a uma espécie de mercado virtual. Para testar a ideia, ele anunciou sua caneta quebrada, que acabou vendida por quase 15 dólares.

4. Apesar de ter iniciado suas atividades em 1995, a Amazon.com – hoje o maior varejo online do mundo – só registrou lucro pela primeira vez em 2003, quando fechou o ano com 5 milhões de dólares “sobrando” no caixa. O primeiro livro vendido pelo site foi “Fluid Concepts and Creative Analogies”, algo como “Conceitos de Fluidos e Analogias Criativas”, de Douglas R. Hofstadter, que até hoje está à venda na loja.

5. Os primeiros serviços pagamento online surgiram mais ou menos na mesma época, por volta de 1995. A CyberCash e Virtual ofereciam as ferramentas mais populares na época.

6. Em 2005, os varejistas online decidiram criar um dia de “resposta” à famosa Black Friday, dia tradicional de liquidação no comércio norte-americano, que acontece sempre na sexta-feira de Ação de Graças. A segunda-feira seguinte ao feriado passou a ser chamada de Cyber Monday, com descontos em todas as lojas virtuais. A moda pegou. No ao passado, o faturamento do e-commerce chegou próximo aos US$ 2 bilhões na data.


7. Em 2006, as fraudes com pagamentos online superaram as fraudes com cheques pela primeira vez na história.

8. O modelo de compras coletivas nasceu na China – você não leu errado, na China mesmo. Grupos de consumidores chineses se juntavam para ir até uma loja física e negociar descontos para compras em volume. A ideia foi transposta para a web e, em 2008, nasceu o Groupon, um dos sites mais populares da categoria. No auge da sua popularidade, em 2010, o site recusou uma oferta de compra de US$ 6 bilhões feita pelo Google. A febre foi arrefecendo e hoje o valor de mercado estimado da empresa, que abriu o capital no ano passado, é de US$ 4,5 bilhões.

9. Até 2017, o montante gasto com a compra de produtos por meio de celulares e outros aparelhos móveis vai ultrapassar 1 trilhão de dólares, segundo a consultoria IDC – barreira quebrada pelo e-commerce tradicional pela primeira vez apenas em 2012.

10. As vendas online feitas por meio das redes sociais vão praticamente dobrar nos Estados Unidos até 2015, chegando à marca de 15 bilhões de dólares, segundo a consultoria Booz & Company.

E você, lembra qual foi a primeira compra que fez pela internet?

>> Baixe já o E-book grátis Passo a passo para criar sua loja virtual no UOL Meu Negócio.

Related posts
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…