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6 dicas para encontrar bons fornecedores

8 Mins read

Saber como encontrar fornecedores que entregam ótimos produtos ou serviços pode facilitar a experiência de compra de seus clientes, oferecer credibilidade e segurança.

Além disso, são esses profissionais que podem garantir o crescimento do seu negócio, oferecendo a certeza que seu estoque esteja sempre renovado.

Nesse sentido, se você quer saber como encontrar fornecedores, aproveite os tópicos que preparamos para você com este conteúdo, são eles: 

  • O que observar na hora de encontrar fornecedores
  • 6 Dicas de como conseguir bons fornecedores
  • Como definir o fornecedor ideal

Com essas informações será mais certeiro encontrar parceiros que entregam qualidade e agilidade para sua empresa se destacar, evitando possíveis problemas com seus clientes. Ótima leitura! 

O que observar na hora de encontrar fornecedores? 

Para saber como encontrar fornecedores que sejam parceiros do seu negócio, é importante analisar alguns fatores antes de tomar essa decisão. 

Isso se dá pelo fato que a procura de fornecedores, se realizada de maneira superficial ou sem uma pesquisa aprofundada, pode oferecer alguns problemas para o seu negócio, tais como:

  • Custos extras 
  • Falta de produtos
  • Reclamações de clientes
  • Queda nas vendas

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, nada melhor que saber como encontrar um bom fornecedor. Continue no texto e descubra a seguir o que fazer antes de contratar! 

Analise e organize o que você precisa

O primeiro passo para saber como encontrar fornecedores é ter na ponta do lápis alguns fatores importantes sobre o seu negócio, como:

  • Qual o tipo de produto que seu negócio vende
  • Quem é seu cliente
  • Qual a exigência de seu consumidor
  • O que seu cliente procura

A partir disso, você vai conseguir delimitar o tipo de fornecedor que será contratado. Além disso, é importante estar atento para os seguintes pontos na sua organização:

  • Quantidade de produtos necessários para seu negócio
  • Tamanho do seu estoque 
  • Investimento disponível para isso
  • Taxas de vendas da sua empresa

Estar atento a esses pontos pode facilitar que seu consumidor compre aquilo que deseja e receba o produto desejado, evitando frustrações e acabe conquistando a tão sonhada fidelização.

Vale destacar ainda que esse planejamento inicial pode auxiliar no giro de estoque, tornando seu cronograma de organização mais certeiro, sem que atrase suas entregas ou falte produtos. 

Desse modo, encontrar o fornecedor que mais se relaciona com seus objetivos, necessidades e demandas pode ser facilitado.

Entenda os valores e as formas de pagamento

Outro ponto importante para contratar fornecedores, é conhecer preços e formas de pagamento que esse profissional ou empresa oferece. Isso é fundamental, principalmente para quem está começando um negócio agora e possui pouco capital de giro. 

Assim, observar se os preços são compatíveis com a qualidade dos produtos, além do valor de mercado, vai facilitar sua decisão. 

Ou seja, se você está começando sua loja virtual do zero, diminuir as burocracias nessa etapa pode facilitar seu crescimento e agilizar as etapas do seu negócio.

Assim, procure observar antes de contratar: 

  • Preço oferecido pelo fornecedor
  • Formas de pagamento 
  • Disponibilidade de contrato
  • Capacidade de fornecimento

Feito isso, encontrar o fornecedor ideal para seu negócio, que apresenta qualidade, ótimo preço e agilidade, será a porta de entrada para seu crescimento. 

Peça feedbacks de quem já contratou os serviços

Outra opção que pode facilitar no momento de encontrar bons fornecedores é analisar comentários e feedbacks de quem já contratou esse tipo de serviço

Para isso, nada melhor que conversar com outros empreendedores que atuam no mesmo setor que sua empresa e assim criar sua lista de fornecedores.

Assim, será possível criar maior relacionamento com seus concorrentes e encontrar o fornecedor perfeito para atender suas demandas. 

Aproveite para fazer essa análise com cuidado, evitando perguntas que possam incomodar ou afastar outros empreendedores, tenha eles como seus aliados e cresça em conjunto.  

Procure mapear as seguintes questões:

  • Qual a disponibilidade do fornecedor?
  • Quais são seus prazos de entrega?
  • Quais são os pontos negativos e positivos do profissional?
  • Que tipo de forma de pagamento ele trabalha?

Com base nisso, ao contratar bons fornecedores, essa parceria vai oferecer a melhor experiência de compra do seu consumidor, sendo aliada no sucesso de suas vendas.

Pesquise sobre a marca e suas avaliações

Através da internet é possível encontrar avaliações sobre diferentes negócios e isso pode ser perfeito antes de contratar bons fornecedores. 

Se você está buscando um profissional que atenda suas necessidades sem deixar de lado a qualidade dos serviços, identificar o que os consumidores e outros empreendedores estão comentando é fundamental.

A partir dos feedbacks colhidos com outros empreendedores, uma das opções é pesquisar em sites especializados como o ReclameAqui, o que os consumidores estão falando.

Além disso, você pode optar por observar a presença digital que esses profissionais possuem, analisando seus sites profissionais ou ainda redes sociais. 

Afinal, pesquisar com cuidado e atenção pode garantir que o seu negócio ofereça os melhores produtos e assim encante seu consumidor.

6 Dicas de como conseguir bons fornecedores

Chegou o momento de você conhecer algumas dicas de como encontrar fornecedores de modo que possam entregar o melhor para o seu negócio.

É importante destacar que essas dicas podem garantir maior qualidade para suas vendas, já que elas foram pensadas levando em consideração:

  • Agilidade nos serviços
  • Facilidade nas operações internas da sua empresa
  • Fidelização do cliente
  • Qualidade do atendimento

Quando o assunto é fidelização de clientes, ter bons fornecedores que atendam de diferentes maneiras, pode auxiliar na credibilidade do seu negócio.

Aproveite cada uma das dicas e garanta que esses pontos abordados anteriormente sejam aliados no seu crescimento e no sucesso da sua empresa.

1 – Contate o fabricante

Entre em contato com o fabricante dos produtos que você deseja vender, já que eles saberão indicar seus melhores revendedores.

Como o interesse das marcas é fazer com que seus produtos sejam vendidos com qualidade e segurança, eles indicarão fornecedores capacitados e experientes

Além disso, essa estratégia garante maior transparência durante as negociações, já que será uma parceria mais certeira e benéfica para todos os envolvidos.

Desse modo, ao entrar em contato com o fabricante, você vai encontrar:

  • Indicação de fornecedores experientes e seguros
  • Ofertas de preços mais vantajosas
  • Formas de pagamento variadas
  • Garantia de parceria mais confiável
  • Agilidade para compra e recebimento de produtos

Assim, é possível entrar em contato com o fabricante e conquistar essas vantagens de modo mais rápido, fácil e seguro.

2 – Pesquisas online

Como comentado anteriormente, a internet é um espaço importante para quem deseja procurar bons fornecedores, já que é possível encontrar avaliações e comentários.

Para isso, é necessário fazer uma pesquisa com bastante atenção e assim encontrar o fornecedor perfeito para atuar no seu negócio.

Portanto, aproveite para utilizar palavras-chave que se relacionam com o setor que seu negócio está inserido, por exemplo: “revendedor de roupas femininas”. 

Assim, os mecanismos de busca vão encontrar as páginas e contatos dos profissionais que você busca, facilitando sua pesquisa. 

Lembre-se de variar a pesquisa, utilizando palavras semelhantes como “revendedor”, “distribuidor” e “fornecedor”. 

3 – Feiras e eventos

Outra dica super importante para quem deseja saber como encontrar fornecedores é frequentar feiras e eventos dos produtos que seu negócio comercializa.

Além de encontrar bons fornecedores, você pode ter um contato muito maior com os fabricantes e clientes que se relacionam com esses produtos. 

Vale pontuar ainda que esses eventos e feiras são ideais para conhecer novos produtos, o que pode facilitar a atualização do seu negócio. 

Portanto, programe-se para participar desses eventos e criar maior envolvimento de sua marca com fornecedores, facilitando as negociações. 

4 – Fornecedores locais

Buscar fornecedores locais é uma estratégia muito interessante para quem deseja ter agilidade nas negociações e no recebimento dos produtos.

Vale ressaltar que os fornecedores locais não cobram taxas tão altas, já que o envio de produtos é realizado pela mesma empresa, entregando os produtos dentro do prazo estipulado nas negociações.

E se preferir, você mesmo pode retirar direito na empresa, conhecendo o espaço e criando maior contato com os fornecedores. 

5 – Catálogos

Agora, se você quer ver imagens e outras informações dos produtos ofertados pelos fornecedores, mapear catálogos pode ser uma ótima pedida.

Com constante atualização, os catálogos podem ser encontrados nas feiras e eventos mas também em formato virtual, o que torna seu planejamento mais tranquilo.

É possível ainda encontrar esse material disponível gratuitamente nos sites profissionais dos fornecedores, se preferir entre em contato e solicite.

Aproveite para mapear os fornecedores que atuam com os produtos que seu negócio comercializa e tenha maior controle de seu estoque.

6 – Mercados fixos

Optar pelo mercado fixo pode ser uma decisão ainda mais tranquila para quem deseja manter o estoque sempre atualizado. 

Essas lojas ou comércios que disponibilizam mercadorias para venda a varejo são ótimas pedidas e podem ser encontrados facilmente na sua cidade

Um exemplo disso é a Rua 25 de março em São Paulo, que oferece diferentes produtos com preços acessíveis, desde maquiagens até jóias. 

Podemos citar ainda o Brás, perfeito para quem possui uma loja virtual de roupas ou deseja abrir uma, sendo um importante mercado fixo do país. 

Agora que você chegou até aqui, separamos um tópico facilitado para tornar sua jornada mais certeira e assim encontrar bons fornecedores. Veja mais a seguir!

Como definir o fornecedor ideal

Conhecemos até agora os caminhos facilitados para encontrar os melhores fornecedores para atender seu negócio, contudo, é preciso saber como definir o profissional ideal.

Como o mercado se atualiza constantemente, nada melhor que ter diferentes fornecedores para recorrer quando precisar, sem ter que ficar preso sempre ao mesmo. 

Portanto, aproveite para se inspirar com as próximas dicas e tornar ainda mais potente a parceria entre você e o fornecedor.

Crie uma lista de fornecedores

Ter uma lista com bons fornecedores pode oferecer maior segurança para suas operações, garantindo que sua loja virtual nunca feche.

Essa estratégia é muito utilizada pelos empreendedores que possuem mais tempo de atuação no mercado, já que eles sabem que imprevistos podem acontecer.

Ou seja, se os produtos que seu negócio comercializa acabam antes do prazo estipulado entre você e o fornecedor, você terá a quem recorrer.

Nesse sentido, uma lista pode fazer toda a diferença e garantir o sucesso de suas operações, sem frustrar seus clientes, oferecendo o melhor envio de seus produtos.

Teste os materiais

Um dos erros mais comuns cometidos por empreendedores é realizar uma compra em grande quantidade, sem testar os materiais antes. 

Para evitar esse tipo de problema, uma saída é realizar pedidos em pequenas quantidades, facilitando que você observe e analise a textura, acabamentos, cores, tamanhos e outras informações sobre os produtos.

Aproveite também para conversar com o fornecedor e verificar a possibilidade dele enviar alguns produtos ou amostras para que você os veja antes da compra.

Através desta tomada de decisão, a garantia que os produtos comprados atendam as necessidades de seus clientes, será ainda maior.

Mantenha uma boa relação com os parceiros

Por fim, mas não menos importante, construir uma boa relação com seus fornecedores tem tudo para auxiliar no seu crescimento.

Aproveite para ter um canal aberto para trocas e feedbacks, onde você e seus parceiros possam alinhar pontos de melhoria e garantir o crescimento de ambas as partes. 

A partir disso, você pode colher essas trocas para aplicá-las em suas estratégias, tornando seus processos mais agilizados e certeiros.

Ter uma presença digital que ofereça maior comunicação com seus parceiros pode ser o diferencial do seu negócio na internet e tornar sua comunicação mais atrativa. 
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