Entenda como recuperar estes clientes.
Imagine um cliente entrando em um supermercado. Ele enche o carrinho de compras alimentos, bebidas, produtos de limpeza, tudo que está faltando em casa. Mas em vez de passar no caixa, ele abandona o carrinho no corredor e vai embora sem pagar nada.
A cena parece absurda? Pois isso acontece toda hora no mundo virtual. Segundo levantamentos de empresas como IBM e SaleCycle, até 70% das compras online são abandonadas no meio do caminho.
As razões são variadas: o valor do frete espantou o cliente, ele se irritou com a quantidade infinita de informações pedidas antes de pagar ou sua loja simplesmente não inspirou confiança.
Saiba quais são os motivos que fazem com que o consumidor saia da sua loja de mãos abanando e aprenda a contorná-los:
1. Preço melhor na concorrência
O cliente resolveu dar uma última pesquisada para ver se estava fazendo bom negócio e o seu produto perdeu na comparação. Que tal oferecer um cupom de desconto por e-mail para trazê-lo de volta?
Conhecida como retarget, a estratégia ainda é pouco usada: apenas 13% das empresas lançam mão do artifício, segundo estudo da Bronto Software. O que significa que, se você seguir esse caminho, pode sair na frente da concorrência.
2. Frete alto
O cliente mora longe ou precisa do item com urgência. Resultado? O valor do frete superou o da compra. Segundo dados da Forrester, metade dos clientes que desistem da compra o fazem por causa do frete alto. Já pensou em oferecer frete grátis na sua loja?
3. Muitos dados para fechar a compra
Você gostaria de ter que preencher um formulário infinito toda vez que vai ao supermercado antes de pagar a conta? Não? Nem o seu cliente.
Pegue leve no nos dados exigidos. De preferência, pergunte só o essencial, como nome, CPF e endereço de entrega. Salve as informações para que o cliente pule essa etapa se voltar a comprar na sua loja.
4. Falhas tecnológicas
A loja saiu do ar bem na hora que o cliente ia fechar o pedido? Epic fail, meu amigo! Para evitar que isso aconteça, tenha uma hospedagem confiável, com suporte adequado ao seu negócio. Pedir para o cliente “voltar mais tarde” é implorar para ele comprar no concorrente.
5. Medo de ser enganado
Para comprar de você, o cliente precisa se sentir seguro. Ele quer ter certeza que não vai levar um golpe ou ter seus dados pessoais expostos por aí. Nessa hora, selos de segurança que garantem que o checkout é confiável fazem a diferença.
Para quem usa a Loja Virtual do UOL Meu Negócio, a garantia de proteção é o PagSeguro, ferramenta de pagamento eletrônico que conta com sistema antifraude e que garante sigilo dos dados financeiros.
6. Checkout confuso e ineficaz
O checkout deve ser prático e rápido. Exibir o número de passos que ainda estão por vir até o fim da compra ajuda a diminuir a ansiedade.
Ter foto em miniatura do produto e a opção de mudar o pedido (alterando o volume, a cor ou tamanho) ou excluí-lo facilita o processo.
Além disso, o cliente precisa enxergar de maneira simples os meios de pagamentos disponíveis e as opções de frete com os respectivos valores e prazos.
Em resumo: simplifique a vida do cliente e as chances de ele abandonar o carrinho vão diminuir. Tem uma loja virtual? Então dê uma olhada no seu checkout e veja se está tudo em ordem!