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Como criar uma boa página de checkout para sua loja virtual

Descubra todos os elementos que sua página de checkout precisa ter

Se você acompanha as estatísticas da sua loja virtual, provavelmente, já deparou com o seguinte quadro. O consumidor acessa o e-commerce. Escolhe alguns produtos, coloca os itens no carrinho de compra e, quando chega ao checkout – a tela de encerramento e confirmação do pedido –, desiste e abandona o site.

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De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Baymard, 27% dos compradores desistem de comprar quando o processo de checkout é muito longo e complicado. Mas como saber se esse é o caso da sua página?

Segundo o instituto, um fluxo ideal de encerramento de compra tem entre 12 e 14 elementos. Contudo, o relatório indicou que boa parte das empresas tem, em média, mais de 23 elementos para ser lidos e preenchidos pelo visitante. Quase o dobro do recomendado!

Quer saber como você pode ter uma página de checkout mais enxuta e eficiente? Vamos descobrir isso agora!

Menos é mais

Agora você já sabe: quanto mais curto e objetivo for seu checkout, menores são os riscos de desistência. Comece planejando o seu checkout baseado nas informações mínimas que você precisa do consumidor para garantir que ele vai pagar e receber o seu produto, como nome, CPF, endereço e telefone. Tudo aquilo que não for realmente necessário deve ser cortado da página.

Login e redes sociais agilizam o processo

Se ele já for seu cliente e tiver um cadastro na loja, deve ser capaz de fazer a compra sem ter de preencher novamente todas as informações. O ideal é que todos os consumidores tenham um login e senha e que dados como número de cartão de crédito e endereço já estejam atrelados a esse registro.

Quando se tratar de um cliente novo, automatize o processo! Muitas lojas, atualmente, oferecem a possibilidade de usar informações de redes sociais, como o Facebook, para agilizar o preenchimento de informações.

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Não esqueça do frete

O frete também é um dos elementos que podem culminar em abandono de carrinho, então não deixe para informar sobre o valor da entrega só quando o boleto for gerado. O preço deve ser calculado ainda no checkout.

Também é interessante oferecer algumas opções, como entrega expressa, agendada ou simples, ou embalagem para presente. Deixe claro que, dependendo da modalidade escolhida, o valor e a estimativa do prazo de entrega também devem mudar.

Ofereça opções de pagamento

Não existe nada mais desagradável do que se apaixonar por um produto e descobrir que a forma de pagamento que você gostaria de usar não é aceita pela loja. Pagamento por boleto, transferência bancária, débito online e cartões de crédito são algumas das formas preferidas para pagar produtos na internet, e é interessante que você as aceite.

Quanto mais formas de pagamento você disponibilizar, maior é o número de consumidores que poderão comprar na sua loja.

Tenha uma boa ferramenta

Existem várias ferramentas para receber pagamentos, mas você deve escolher a dedo aquela que tem o melhor custo-benefício e oferece mais proteção e conveniência para você e o seu cliente.

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Alguns meios de pagamento exigem muitos passos online e abrem várias janelas na tela, o que pode irritar o cliente e fazê-lo desistir de comprar. Outras não proporcionam tanta segurança, algo que é indispensável quando estamos lidando com dados como número de documentos, endereços e informações de cartões de crédito. Então muito cuidado com a sua escolha!

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Crie etapas e mostre o progresso

Se você precisa de muitas informações, em vez de colocar um formulário gigante solicitando todas elas, divida o processo em etapas, de forma que o visitante possa ir concluindo passos até a finalização do pedido.

Você pode dividir esse caminho em confirmação do pedido – onde ele terá a chance de verificar se todas as características estão certas, como cor, quantidade, tamanho etc. –, confirmação do endereço e pagamento.

É importante mostrar o progresso enquanto os campos são preenchidos, para que o cliente veja que está avançando. Uma ideia é criar abas de informações no checkout ou sinalizar que ele está na tela 1 de 3, depois vai para a tela 2 de 3 e, finalmente, concluirá o pedido na terceira tela.

Tenha uma tela de confirmação

Parece óbvio, mas muitas empresas se esquecem de criar uma boa tela de confirmação depois que o pedido é concluído. Sem ela, o comprador pode ficar confuso se a operação realmente funcionou ou não, o que pode acabar em uma grande confusão.

Uma simples mensagem de “Pedido recebido com sucesso”, acompanhada de instruções de pagamento ou do caminho para que ele acompanhe o processamento da compra, é o suficiente para tranquilizar o consumidor.

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