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Como criar uma loja virtual de cosméticos de sucesso

3 Mins read

Saiba o que não pdoe faltar em sua loja

O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos, higiene e perfumaria do mundo, você sabia? E não é só isso: de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), este setor tem crescido, em média, 10% ao ano. 

Quer aproveitar esta onda e abrir sua loja online de beleza? Aqui vão algumas dicas fundamentais:

Personalidade

Não dá para agradar a todo mundo o tempo todo, portanto, nem perca tempo (e dinheiro) tentando fazer isso. Escolha uma personalidade para sua loja, um nicho para trabalhar, e invista nele. 

Por exemplo, você pode vender apenas produtos naturais (sem compostos químicos) ou apenas produtos com certificado de ética (não testados em animais) ou maquiagem mineral e assim por diante. Una o que você gosta com o que o mercado procura e crie uma loja que seja facilmente identificada e que as pessoas possam recomendar por uma razão bem específica.

Documentação

Há regras para se vender todo tipo de produto, e com os de beleza não é diferente. Verifique os detalhes de tudo o que você pretende vender (estoque, circulação, armazenamento durante a entrega etc.) e também se os produtos escolhidos são de circulação controlada, pois muitos produtos cosméticos e de higiene são fiscalizados por órgãos de saúde.

Estoque adequado

Boa parte dos produtos de higiene e cosméticos não pode ser exposta ao sol, calor e umidade, então o ideal é que, antes de começar a montar seu inventário, você tenha um espaço adequado e limpo para guardá-lo. 

Quando seu produto chega à casa do cliente, ele deve ser reconhecido pela embalagem – que deve ser sua, mesmo que as peças dentro dela sejam de diversas marcas. Então, pensar um design bacana, com seu nome e um bom logotipo é importante. Aproveite este momento de planejamento para pensar em tamanhos adequados para os diversos tipos de compra que podem ser feitos e em que tipo de material você poderá expedir sem que ele se quebre ou amasse dentro do pacote. Fazer testes com produtos reais (enviando via correio ou por empresas de entrega expressa para você mesmo) o ajudará a evitar futuros clientes decepcionados.


Conteúdo

Vídeo, blog, newsletter. Tudo isso agrega na hora de construir relacionamento, não apenas para ser lembrado pelo cliente, mas também para que ele confie mais em você do que no concorrente na hora de comprar (mesmo se o seu preço não for o melhor). Conteúdos que fazem sucesso em newsletters são promoções e lançamentos; já para os blogs, você deve apostar em review de produtos (que tal convidar blogueiras para experimentar os produtos e escrever no seu site?). 

Nos vídeos, o que faz mesmo sucesso são os tutoriais, com um maquiador ensinando looks diferentes ou tratamentos interessantes. Além de falar dos produtos, temas como moda, alimentação saudável e atividades físicas podem compor a pauta.

Redes sociais

Use e abuse de Facebook e Pinterest para concursos, dicas, banco de dicas (com muitas fotos) etc. O segredo é ir além do “bom dia e boa noite” para criar nessas redes uma comunicação mais verdadeira. Se você se esforçar mesmo nisso, saberá o que suas clientes querem antes dos seus concorrentes.

Fotos inspiradoras

Além da foto dos produtos, na medida do possível, disponibilize fotos do produto usado (se você fizer vídeos de tutorial, pode fotografar o final). Elas vão seduzir suas compradoras!

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Mais vendidos

Produto de beleza geralmente se compra por necessidade, mas depois de colocar a necessidade no carrinho, o consumidor dá uma passeada pelo site para ver “se precisa de mais alguma coisa”. Nesse momento, se você apresentar ao cliente uma página com os itens mais vendidos, com ofertas ou as novidades da semana ou do mês, com certeza tem mais chance de fazer mais uma venda.

Seleções

Monte combos especiais juntando vários produtos que combinem, como o “kit maquiagem do dia a dia” ou “kit antirrugas”. Assim suas clientes não terão de ficar procurando produtos pela loja toda e podem comprar mais rápido e em maior quantidade.

Assinaturas

Quando conseguir traçar o ticket médio dos seus compradores, verifique (aplique pesquisas com as clientes) se o formato de assinaturas não é interessante para o seu negócio. Quem não gostaria de não ter mais de se preocupar com o hidratante que está acabando porque sabe que a loja enviará um novo antes que termine o que está em uso?

Tem uma loja virtual de cosméticos que faz o maior sucesso? Conte aqui sua experiência.

⇒ Leia também: Como escolher a melhor plataforma para sua loja virtual

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