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Como criar uma relação de confiança com o seu consumidor

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Sabe aquele amigo com quem você pode contar para todas as horas? Aquele que nunca te deixa na mão, que sempre está presente nos momentos mais importantes da sua vida e de quem você nunca se esquece, apesar do tempo e da distância?

Sentiu um “quentinho” no coração ao pensar nessa pessoa? E se o seu cliente experimentasse a mesma sensação ao pensar na sua loja virtual? Seria bem bacana, né?

Pois é, mas esse tipo de relação de cumplicidade e confiança não se estabelece de uma hora para a outra. É preciso investir tempo, energia e dedicação para chegar lá. Mas o resultado vale muito a pena.

Confira aqui algumas dicas que vão colocar sua marca na rota para conquistar a confiança dos seus clientes:

1. Cumpra suas promessas

Três dias úteis não são cinco, nem dez. Falhas em entregas geram frustração e dão margem para o cliente suspeitar que sua empresa não é de confiança. E o pior: cada dia de atraso pode significar um post falando mal da sua empresa nas redes sociais ou até uma reclamação formal pela internet. Por isso, seja criterioso e exigente ao escolher o serviço de entrega e prometa apenas o que puder cumprir.

2. Esteja disponível

Esteja à disposição para tirar todas as dúvidas e sempre responda com rapidez; se possível instantaneamente. Deixar o cliente sem qualquer retorno ou demorar muito na resposta, na visão dele, pode significar que você não se importa, não sabe como resolver o problema ou, pior, que sua loja sequer existe. 

3. Antecipe problemas

Se você percebeu que algo dará errado (seja uma entrega que vai atrasar ou um produto que pode dar problema), ligue ou envie um e-mail imediatamente para o cliente. Além de demonstrar que a empresa tem controle sobre a sua operação, este gesto indica respeito e cuidado com ele.

4. Seja honesto

Vá sempre direto ao ponto e não tente esconder nada. Se algo fugiu do seu controle, é melhor falar a verdade e contar com o bom-senso do cliente, do que tentar varrer o problema para debaixo do tapete.

5. Não ofereça falsas promoções

Nunca caia na tentação de fazer ajustes de preços para forjar um desconto – coisa que tem acontecido muito por aqui em datas como o Black Friday, por exemplo. Pode ser até que você consiga uma boa venda na primeira vez, mas em pouco tempo sua empresa começará a ficar conhecida como “aquela que sempre tenta enganar o cliente”.


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