A escolha da tecnologia é essencial para o sucesso da loja
Se a sua loja virtual fosse o corpo humano, os produtos comercializados seriam o esqueleto, o estoque e a logística seriam o equivalente aos músculos, e os funcionários, o coração. Mas o cérebro é que orquestra o funcionamento de todas as atividades e, no e-commerce, ele é representado pela plataforma de loja virtual.
Estamos falando do sistema que vai permitir a inclusão e organização dos produtos, que vai permitir que o cliente cadastre seus dados e que você receba e processe os pedidos e pagamentos.
Ou seja, é a base da sua estratégia de comércio eletrônico, por isso, requer toda a atenção.
Mas como escolher a ferramenta certa para o seu negócio? Bem, aqui vão algumas perguntas que você não pode deixar de se fazer antes de tomar uma decisão.
⇒ Leia também: 4 recursos que sua loja virtual precisa ter para conquistar mais clientes
1. Qual é a possibilidade de personalização?
Avalie se a plataforma a ser contratada dá liberdade para adaptar a loja aos seus padrões de cores e oferece opções de personalização do layout. Afinal, você vai querer se diferenciar dos concorrentes e criar sua própria identidade.
2. Há margem para escalar?
Considere que sua loja pode crescer (e tomara que isso aconteça rápido!). Antes de contratar uma plataforma, certifique-se que sabe quantos acessos simultâneos podem ser feitos e quantos produtos novos podem ser cadastrados, por exemplo.
3.Quais os recursos oferecidos?
Há diversas plataformas no mercado, das mais básicas e limitadas às mais sofisticadas e complexas. Antes de assinar qualquer contrato, avalie quais trazem a melhor experiência para seu usuário e quais são os recursos inclusos em cada pacote. Entre os itens a serem observados estão: integração a meios de pagamento, sistema para a realização de promoção, cálculo automático de frete e assim por diante.
4. Como é o suporte?
Vale a pena observar qual o tipo de suporte que você terá à disposição. Sua loja vai funcionar nos sete dias da semana, durante 24 horas por dia. A plataforma oferece recursos técnicos qualificados para atendê-lo a qualquer momento?
5.Qual o modelo de cobrança?
Antes de assinar um contrato, lembre-se de checar a frequência do pagamento e o que ele inclui, como atualizações de versão, por exemplo.
6. É fácil de usar?
É fácil incluir produtos e criar novas categorias? É simples encontrar e gerenciar as informações de clientes? Esse item deve pesar muito na sua decisão, pois uma escolha equivocada pode significar muito tempo perdido com a gestão da ferramenta.
7.O sistema de buscas funciona?
Confira se é possível encontrar produtos com poucos cliques. Uma boa busca é essencial para ajudar seus clientes a achar o que realmente querem.
8.A plataforma tem credibilidade?
Finalmente, antes de fechar qualquer contrato, observe se a plataforma que você está considerando é bem avaliada no mercado e ouça o que outros clientes que a contrataram têm a dizer.
Ainda está na dúvida? A Loja VirtUOL oferece todos os recursos de que você precisa para criar um e-commerce de sucesso. Conheça nossos planos.