Como fazer um plano de negócios para sua loja virtual

O que você quer vender? Que metas quer atingir? Que público quer alcançar? Como você irá conquistá-lo?



Essas e outras perguntas, com suas devidas respostas, devem estar presentes em um documento que serve de norte para quem está começando uma empresa: o “plano de negócios”.

Peça fundamental para que sua empresa sobreviva e cresça estruturada, o plano de negócios nada mais é que um planejamento e organização de ideias. É como aquele roteiro de férias em que você coloca todos os lugares que pretende visitar, os horários que deve chegar a cada local e como realizará cada percurso. Só que, neste caso, o alvo deste planejamento é sua empresa.

Já deu para ter uma boa ideia do que é o plano de negócios, certo? Então, agora vamos ver como fazê-lo:

Apresentação

Inicie o documento como se estive se apresentando, ou apresentando seu projeto, a alguém. Conte quem é você, a história da empresa, sua experiência profissional, quais são os seus produtos e serviços e os seus diferenciais. Descreva também quem é o seu público-alvo, onde encontrá-lo e quais as melhores estratégias para atingi-lo.

Capital da empresa



Tenha claro e definido qual será o seu capital inicial, como ele será aplicado e como você pretende manter financeiramente a empresa nos anos seguintes (capital de giro, patrocinadores, investidores, sócios). Caso já haja sócios ou investidores, eles devem constar também nesse plano com suas respectivas colaborações financeiras e funções. Também é importante definir a participação de cada um nos lucros da empresa.

Os seus (futuros) clientes

Defina seu público-alvo e estude (muito) sobre eles. Essa é a etapa mais importante de todo o processo. Afinal, sem clientes, seu negócio não vai vingar. É importante levantar dados como faixa etária, sexto, região, poder aquisitivo, escolaridade, frequência com a qual compram pela internet e quanto costumam gastar.

Para além da demografia, é fundamental entender como eles pensam , do que gostam e o que querem de você. A maneira mais eficaz de descobrir isso é perguntando  – nunca tentando adivinhar.

Converse com seus futuros clientes, seja através de grupos na internet ou presencialmente. Quantos mais dados tiver, maiores as chances de você atender seus desejos e menores as chances de seu negócio fracassar.

O mercado

Estude o seu nicho de interesse e procure identificar o que está faltando (é essa lacuna que você deve preencher). Analisar a concorrência é um exercício importantíssimo, tanto para ver o que está dando certo e fazer igual ou parecido, como para identificar oportunidades de melhoria.

Quando for falar sobre os erros dos concorrentes, apresente também soluções e disserte sobre como faria diferente. Alguns pontos que você deve analisar, ao olhar para os seus rivais: preço, atendimento, prazos de entrega, condições de pagamento, área de alcance de entregas, qualidade dos produtos e garantias oferecidas. Você acha que tem espaço no mercado para você? Como você vai conquistar sua fatia? Explique tudo isso nessa seção.

Fornecedores e parceiros

Seus produtos são fabricação própria? Se sim, analise quem irá fornecer a matéria-prima. Se não, quem serão os fornecedores? Outros parceiros, como transportadoras e provedores de soluções de tecnologia, também devem ser mapeados.

Marketing



Aqui você deve descreve sua estratégia de venda e tudo que envolve a promoção dos seus produtos. Desde a criação de logo e identidade visual até rótulos e embalagens (se for o caso), passando por canais e táticas de divulgação. Essa é uma seção muito importante. Lembre-se: seus produtos não vão se vender sozinhos.

Levante possibilidades futuras de ações promocionais e como elas deverão ser feitas: parcerias, e-mail marketing, frete grátis, cupons de descontos, panfletos, links patrocinados, etc. É importante estimar qual porcentagem do seu orçamento será destinada a essas ações de marketing.

Estratégias de precificação

Descreva como irá definir o preço de cada produto e qual cálculo deverás ser feito para encontrar esses valores. Defina a sua margem de lucro máxima e mínima desejada.

Logística e organização

É hora de colocar no papel o fluxo das vendas. Se desenhar um fluxograma fica ainda mais fácil. Determine também se terá só espaço virtual, ou físico também, como irá controlar seu estoque e entrega. Descreva como irá funcionar o atendimento, a embalagem e o cadastro de produtos. Atribua as funções principais de cada profissional e cada área.

Estrutura

Computadores, locação de espaço, um galpão para estoque, telefones, suprimentos de escritório. Enfim, há vários itens necessários para o pontapé inicial, e aqui você deve enumerar todos, além de apontar qual será o gasto com cada um.

Objetivos



Até onde você quer chegar e quando? Quanto pretende faturar e em quanto tempo? Esse calculo é essencial para que você tenha capital de giro suficiente e não “feche as portas”. Agora é hora de fazer cálculos e traçar metas.

Construção de cenários

Após a finalização do seu plano de negócios, simule valores e situações diversas para a empresa. Prepare cenários onde o negócio obtenha resultados pessimistas ou otimistas. A partir daí, pense em ações para evitar e prevenir-se. E trace um Plano B.

Depois de pronto, esse plano não pode ficar esquecido em uma gaveta. Ele deve ser consultado e atualizado frequentemente e deverá nortear suas ações e ajudar na tomada de decisões, minimizando a probabilidade de erros.

Parece muita coisa? Fique tranquilo. Com organização e um pouco de dedicação, você conseguirá fazer um bom plano e comandar seu negócio com muito mais segurança. Boa sorte!

Cliente UOL sempre tem mais vantagens

Siga nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de dicas para ter um negócio de sucesso, acompanhar eventos e muito mais.