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Como vencer os vilões que derrubam sua taxa de conversão

Não deixe isso acontecer com a sua loja.

Pode confessar: quando seu negócio era só um sonho, você imaginava - ou, pelo menos, esperava - que cada pessoa que entrasse em sua loja se apaixonaria por uma peça e se tornaria cliente, não é?

Se você respondeu "sim", não há motivo para se envergonhar. Isso acontece aos melhores empreendedores. Afinal, todo bom vendedor acredita no seu produto. Mas a realidade é que, no e-commerce, a taxa de conversão - parcela dos clientes que entram na sua loja e que, efetivamente, fecham a compra - normalmente é baixa.

Isso acontece principalmente porque, como diz a canção, "sonhar não custa nada". Muita gente vai entrar no site para dar aquela espiadinha, uma namorada nos produtos ou até mesmo comparar preços, e sair de mãos abanando.

Mas pode ser também que sua loja esteja marcando bobeira e perdendo clientes em razão de falhas de comunicação ou tecnologia.

Saiba quais são alguns dos vilões que podem estar puxando sua taxa de conversão para baixo e aprenda a derrotá-los de uma vez por todas:

1 - Usar meias palavras para atrair o cliente

Ao anunciar seus produtos por meio de links patrocinados, alguns lojistas acham que usar palavras genéricas nas descrições traz mais clientes e, portanto, aumenta a taxa de conversão. Isto é uma ilusão.

Vamos supor que você venda bolsas femininas de couro. Se você anunciar bolsas, pode acabar atingindo gente que está procurando por bolsas de estudos ou informações sobre a bolsa de valores. Ou, ainda, alguém que queira comprar bolsas esportivas masculinas.

Por mais que tenha atraído essa pessoa para o seu site, você não poderá oferecer o que ela quer. Além de jogar sua verba de publicidade no lixo, derrubará sua taxa de conversão.

A solução é investir em palavras-chaves específicas, como "bolsas femininas de couro", e ter boas landing pages para que, ao clicar no seu anúncio, o consumidor encontre exatamente o que procura.

2 - Não mostrar ao cliente que sua loja tem credibilidade

Muito bem, você fez um anúncio eficaz e atraiu o cliente até sua loja. Acontece que ele nunca ouviu falar na sua marca e não conhece ninguém que tenha comprado de você. Desconfiado, ele vira as costas e vai embora.

Credibilidade é tudo no e-commerce. Exiba (e explique o que significam) todos os certificados de segurança do seu site para mostrar que sua loja é confiável. Reviews de produtos e depoimentos de clientes ajudam a reforçar a mensagem.

Além disso, nunca deixe uma dúvida ou reclamação sem resposta: assuma uma rotina (pode ser semanal ou diária) de checagem de sites de reclamações e redes sociais para zelar por sua reputação.

3 - Falhar na comunicação

Muita gente desiste de comprar numa loja simplesmente por não encontrar sequer um e-mail de contato. Não necessariamente o comprador tem uma dúvida, mas ele se sentirá mais seguro sabendo que há como falar com o vendedor caso haja algum problema.

Além de tudo, isso está nas novas regras do e-commerce. Portanto, você deve levar a recomendação a sério.

4 - Dificultar a vida do comprador

Para chegar até o fim da compra, o cliente precisa encontrar informações claras sobre os produtos da sua loja. O processo de compra deve ser prático e eficiente. Deixe claro quanto custa o produto, quais são as formas de pagamento, qual o prazo de entrega e o valor do frete. Fotos e vídeos ajudam no processo, assim como um bom FAQ para tirar todas as dúvidas.

E o mais importante de tudo: tenha um check out eficiente. Na hora de pagar a compra, o cliente não quer preencher formulários intermináveis, muito menos experimentar dificuldades técnicas para finalizar o processo. Tudo tem de estar funcionando perfeitamente para que a conversão aconteça.

Pronto para vencer a batalha e aumentar sua taxa de conversão? Então não perca tempo. Coloque a casa em ordem e boas vendas!