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Especial de Natal: Abasteça seu estoque

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O jogo mais esperado dos últimos tempos, enfim, foi lançado, e o Natal é uma bela oportunidade para você dá-lo de presente ao seu filho, sobrinho ou namorado. Você faz uma pré-reserva em uma loja virtual e aguarda confiante a entrega, que será feita justamente na véspera dessa data tão especial. Mas eis que, na última hora, você recebe um e-mail dizendo que não será possível atender todos os pedidos nem garantir a venda para os que estavam na fila de espera. Se você vai improvisar com uma lembrancinha ou correr de loja em loja desesperado atrás do produto, tanto faz.

Uma coisa é certa: a frustração tomará conta de você. Fazer o exercício acima, colocando-se no lugar do cliente da sua loja, é fundamental na hora de preparar seu estoque para o fim de ano. Afinal, bancar o vilão da história em uma época tão sensível pode custar caro à sua reputação. Saiba como evitar que isso aconteça:

Mapeie o seu estoque

O primeiro passo é fazer uma análise detalhada do seu inventário, levantando quais são os produtos mais vendidos, os que mais têm a ver com o Natal e a quantidade disponível de cada item. Nesta etapa, o histórico de vendas e o controle de entrada e saída de produtos vão ajudá-lo bastante, além, é claro, do conhecimento sobre seu cliente. Faça uma projeção da quantidade necessária de cada mercadoria que você precisa ter nas prateleiras para atender a demanda que vem por aí.

Converse com os fornecedores

Seus fornecedores já falharam com você mais de uma vez? Se a resposta é sim, talvez seja o caso de rever as parcerias. Se você está satisfeito com o trabalho deles, então sente e converse sobre os prazos e a capacidade máxima de demanda que pode ser atendida no período. Faça isso com o máximo de antecedência possível, pois seus concorrentes também aumentarão o volume de pedidos. Se for você quem fabrica seus produtos, o ideal é reforçar a linha de produção com, pelo menos, três meses de antecedência.

Cuidado com os exageros

Sim, faltar produtos não é legal, mas ficar com estoque encalhado também não é bom. Com medo de não conseguir atender os clientes, algumas lojas podem exagerar na quantidade de peças estocadas e depois ficar com uma sobra grande, ao passar o período das festas. Para se livrar delas, a melhor solução é apelar para queimas de estoque e megaliquidações, que podem desequilibrar o seu orçamento, caso não tenham sido planejadas com antecedência.

Faça um controle rígido

É de extrema importância controlar a entrada e a saída de cada mercadoria e acompanhar a logística, evitando, assim, prejuízos com entregas erradas ou duplicadas. Na época do Natal, além da quantidade de entregas aumentar, o que já exige um cuidado redobrado, há também uma demanda grande por trocas. E se você não mantiver um controle rígido de seu estoque, vai acabar fazendo troca errada e comendo muita bola nas entregas. Existem alguns programas que ajudam a organizar esse fluxo, mas uma planilha de controle já é um começo. Automatizar esse processo o ajudará bastante.

Integre os sistemas

Esta dica é valiosa para quem atua nos planos físico e virtual paralelamente, mas não deve ser descartada pelas lojas que são somente virtuais. Todos os setores da empresa precisam “conversar”. O estoque precisa estar conectado às vendas, para que quando um produto for comprado, a baixa no estoque aconteça imediatamente. As lojas que também atendem fisicamente precisam integrar os dois estoques para que não haja confusão. Fazer essas “pontes” manualmente é tarefa complicada, o mais aconselhável é contar com um sistema de ERP.

Organize-se

Deixar os produtos engatilhados para a entrega e separados de acordo com alguns critérios pode facilitar bastante o seu trabalho. Divida os produtos por categoria e adiante o que é possível adiantar. Por exemplo: por que não deixar os produtos mais populares devidamente embalados desde já?

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