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Mude o visual e traga um novo fôlego à sua loja virtual

3 Mins read

Dê uma repaginada e aumente suas vendas.

Qual a cor do seu cabelo e olhos? Sua estatura, cor da pele e sexo? E no seu RG, qual o nome, filiação e nacionalidade que constam?

As respostas às perguntas acima formam um conjunto de elementos que fazem com que você seja único.

Assim como as pessoas, uma loja virtual também precisa ter características que a definam e a tornem exclusiva. E um dos elementos-chaves para essa construção é a identidade visual.

Elementos como as cores e a tipografia usadas no seu site representa a personalidade da sua marca e podem influenciar a opinião do público a respeito dela.

Mas, assim como você, de vez em quando, cansa da imagem refletida no espelho e decide dar uma mudada no visual, sua loja pode se beneficiar de um novo look.

Se essa mudança for bem pensada, planejada e executada, o resultado pode agradar ao público

Veja como fazer essa transição da maneira certa, sem “assustar” a clientela:

Avalie os motivos reais

A mudança de identidade visual tem que ser um marco de algo novo na empresa. Um novo posicionamento no mercado, mudanças de gestão ou foco em um novo público, por exemplo, são momentos que pedem uma nova “cara” ao negócio. 

A inovação pode significar também modernização e evolução. Mas, para que ela faça sentido, e o conceito seja realmente entendido e bem aceito pelos clientes, é preciso que haja, de fato, um avanço na marca. 

Junto com a aparência renovada, promova revoluções internas. Adicionar novos produtos ao seu portfólio pode ser uma maneira de justificar a transformação.

Estude muito antes de mudar

Recentemente, a Netshoes, loja de calçados online, trocou todo o visual de sua loja. Mas a mudança não foi do dia para noite. O novo conceito é resultado de um ano de estudos de marca, realizado em parceria com a consultoria Interbrand.

Antes de fazer seu extreme makeover, faça a lição de casa. Pesquise referências, converse com seus clientes e faça testes com o novo layout antes de virar a chave. 

Mude sem perder o rumo

O que leva muitas empresas a falharem nessa missão é a mudança radical. O conceito principal deve ser mantido, e não se deve mexer no elemento que mais gera identificação da marca com o público.

Veja a Pepsi, por exemplo. A marca de refrigerantes já redesenhou seu logo e tipografia diversas vezes. Mas as cores azul e vermelho nunca foram substituídas, pois são marca registrada da bebida.

Tanto que, em 2013, ao lançar uma edição especial de latas para a Copa das Confederações, a Coca-Cola acabou sendo alvo de críticas na internet.

Em uma dessas latas estilizadas, as cores usadas eram as clássicas da concorrente. E, dependendo do ângulo pela qual a embalagem era vista, era possível enxergar até mesmo o logo da Pepsi.

Mas nem sempre são as cores os elementos mais marcantes. Um exemplo clássico disso é a Apple. A maçã mordida é rapidamente associada à marca, independente da sua coloração.

Quer exemplo de outro aspecto marcante? A tipografia da Disney. A palavra pode ser escrita em qualquer fundo, mas desde que esteja com a tradicional fonte, ela será rapidamente entendida pelo público.

Não deixe seus clientes “boiando”

Tem empresas que adotam como estratégia mudar de surpresa o visual. Já outras gostam de comunicar o público que estão trabalhando em novidades com antecedência.

Mesmo que você opte pela mudança sem aviso prévio, é preciso explicá-la quando acontecer. O cliente não pode simplesmente abrir o site, dar de cara com uma identidade visual diferente, e não encontrar nenhuma informação a respeito do assunto.

Faça um comunicado explicando os motivos pelos quais a empresa decidiu adotar essa nova imagem. E aproveite o texto para pedir a opinião do público. Deixe que eles se sintam à vontade para dizer se gostaram ou não, e se o visual está de acordo com a mensagem que a loja quer passar.

Divulgue esse texto no seu próprio site, nas redes sociais, e até vale o envio de um e-mail marketing falando sobre o assunto. O importante é dividir a novidade, os motivos e os objetivos da mudança, com o seu cliente. Ele ficará feliz em compartilhar desse momento.

Você já promoveu mudanças no visual de sua loja? Como foi esse processo? Conte para a gente os resultados dessa ação.


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