Topo

Por que criar um site se minha empresa já está nas redes sociais?

Criar um site ajuda sua empresa a ganhar visibilidade, mostrar credibilidade, aumentar as vendas, investir em marketing digital e monitorar dados

O que é melhor para divulgar sua empresa na internet: criar um site ou ter páginas nas redes sociais? Quando o assunto é presença digital, as duas opções são importantes; e uma não elimina a outra. Tanto sites quanto perfis nas mídias sociais são canais de interação com clientes em potencial do seu negócio, mas cada uma dessas ferramentas tem características e propósitos específicos.

Se a sua empresa está nas redes sociais, você já deve ter identificado algumas vantagens interessantes desse tipo de mídia, como a possibilidade de interagir com o público, divulgar produtos e realizar vendas online. Só que, por mais valiosos que sejam esses recursos, eles são bastante limitados quando comparados às ferramentas que um site oferece.

Ao criar um site para a sua empresa, você melhora não só a comunicação com os consumidores como aprimora a gestão do negócio. Na prática, seus resultados tendem a crescer significativamente, pois haverá maior controle sobre informações estratégicas, aumento da credibilidade da sua marca e crescimento nas vendas. É sobre essas e outras vantagens que vamos falar neste post. Confira!

Por que criar um site para a minha empresa?

Mesmo que você já esteja alcançando um bom volume de vendas pelas redes sociais e ainda que seu negócio seja pequeno e local, você não deve abrir mão de ter um site próprio. Por quê? Porque um site pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento. Para entender melhor como funciona essa relação, é preciso analisar todos os benefícios que uma página na internet pode oferecer. Em resumo, criar um site ajudará sua empresa a:

  • ganhar visibilidade;
  • transmitir credibilidade;
  • aumentar as vendas;
  • investir em marketing digital;
  • monitorar dados estratégicos.

Todos esses pontos, somados, resultam em uma gestão mais eficaz do seu negócio, permitindo que você consiga oferecer produtos e serviços de forma prática e segura. Vamos detalhar exatamente como esses ganhos se materializam, na prática. Continue a leitura!

Ganhar visibilidade

Pense nas principais empresas do seu mercado de atuação. Agora, pesquise apenas o nome delas no Google. Seus sites aparecem nos primeiros resultados de busca, certo? E não é à toa que negócios bem-sucedidos, geralmente, têm sites próprios. E uma das principais razões para fazer essa escolha é a visibilidade que ele promove.

Essa exposição acontece de diferentes maneiras. A mais óbvia delas é quando um internauta digita o nome exato da empresa na página de buscas. Mas você pode estar se perguntando: "se o meu negócio não é tão conhecido assim, como fazer para que meu site apareça no Google?". Uma das maneiras é por meio da associação entre o ramo do empreendimento e a localização. Isso ocorre, por exemplo, quando pesquisamos por psicólogo em São Paulo. Na página de busca, serão priorizados os empreendimentos que tenham site já indexado pelo buscador.

Além disso, um site pode obter maior visibilidade se estiver inserido dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso é, se ele produzir informação relevante para o público, em geral, por meio de um blog. Nesse caso, se uma pessoa pesquisar, por exemplo, "quando devo procurar um psicólogo para o meu filho", terá como resultado de buscas uma série de artigos que tratam do assunto e que estão associados a clínicas e profissionais da área.

Transmitir credibilidade

Quando você cria um site para a sua empresa, não está apenas gerando uma página na internet. Na verdade, o site representa, também, um recurso voltado à construção e ao fortalecimento da sua marca. Isso faz toda a diferença em mercados cada vez mais competitivos.

Até porque os consumidores pesquisam de tudo na internet. De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 47% dos consumidores só compram em lojas físicas depois de fazerem pesquisas na internet.

Para conquistar esse público, um site bem elaborado deve ser capaz de transmitir credibilidade para o público, apresentando as informações principais sobre a empresa, incluindo aspectos visuais, como logotipo, até os detalhamentos sobre produtos e serviços oferecidos.

Aumentar as vendas

Visibilidade e credibilidade transmitem confiança ao público. É por isso que criar um site também auxilia sua empresa a aumentar as vendas, mesmo que elas não sejam realizadas online. No site, é possível divulgar todo o portfólio de produtos e serviços, de forma catalogada, o que torna mais fácil, para o público, entender o seu negócio e encontrar o que procura.

Outras informações relevantes também podem criar o sentimento de identificação do público com a sua empresa. Usar o site para contar a história da marca, apresentar seus diferenciais e gerar conteúdo de qualidade é uma excelente estratégia para atrair clientes em potencial.

Investir em marketing digital

O marketing digital é o conjunto de ações desenvolvidas para divulgar marcas no ambiente online. É, também, a forma mais eficiente de marketing, pois gera melhores resultados por menor custo. Mas, para colocá-lo em prática, você precisa ter um site.

Uma estratégia completa de marketing digital deve estar baseada em cinco pontos principais:

  • criação de conteúdo relevante;
  • geração de leads (clientes em potencial);
  • aumento da autoridade da empresa;
  • desenvolvimento de ações personalizadas de marketing;
  • gestão da jornada do consumidor.

Todas essas iniciativas têm o site como peça central. É para ele que você vai direcionar usuários interessados em saber mais sobre sua empresa, produtos e serviços. Além disso, o blog em que os conteúdos elaborados serão postados deve estar vinculado ao seu site, para que o lead associe as informações à sua marca.

Monitorar dados estratégicos

O site é, ainda, um instrumento eficaz para mensuração de resultados e monitoramento de dados estratégicos. Por meio de ferramentas de análise, é possível obter todas as informações de acesso dos usuários, bem como acompanhar ranqueamento e preferências do seu público. Dessa forma, você consegue melhorar a tomada de decisões sobre o seu negócio.

É recomendado que, ao criar um site, você defina métricas para apurar os resultados obtidos com ações de divulgação da sua empresa, como o custo de aquisição do cliente (CAC) ou o retorno sobre investimentos (ROI).

Por todas essas vantagens, criar um site é um meio para aumentar a competitividade da sua empresa e prepará-la para expandir as operações.

Pronto para começar? Então, acesse nosso e-book e saiba como criar um site para sua empresa.