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Profissionais do e-commerce contam como ter uma logística infalível

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Aprenda como acertar em suas entregas

Um aspecto que ainda faz com que muitos consumidores prefiram as lojas físicas às virtuais é a possibilidade de sair da loja com o produto na sacola, debaixo do braço. E a preocupação não é totalmente infundada, afinal, problemas com entregas são a causa número 1 de reclamações contra o e-commerce.

Para evitar entrar para a lista negra das lojas que deixam o cliente na mão, é preciso se organizar. Como esse processo não depende cem por cento da loja virtual, mas também das transportadoras e parceiros, o cuidado e o planejamento precisam ser redobrados.

Para ajudá-lo nessa missão, profissionais do e-commerce contam seus segredos para terem uma logística infalível:

Estoque abastecido

Para Vanessa Wander, CEO da New People, e-commerce de moda B2B, o importante é manter o controle do estoque para que o produto possa ser entregue rapidamente. “É necessário ter um estoque abastecido para que os produtos estejam disponíveis para pronta entrega. Esse é o segredo”, revela Vanessa.

Entrega antes do prazo

Surpreender o cliente entregando o produto rapidamente, antes mesmo do prazo, é o objetivo que a Webfones, loja virtual de celular e acessórios, tenta cumprir em cada venda. “Tentamos sempre otimizar o tempo da equipe de logística para que o cliente receba seu pedido antes do prazo estipulado”, conta Guilherme Ribeiro, fundador da empresa.

Cliente informado

Deixe o cliente a par de todo o processo de entrega. Avise-o por e-mail desde o momento que o produto saiu do estoque até quando ele chegar ao seu destino. “Sempre pode haver um problema, seja com sistemas, transportadoras, endereços errados etc. A todo momento, precisamos estar em comunicação com o cliente, informando o status da compra”, conta Alykhan Karim, fundador do e-commerce de vinhos Sonoma.

Personalização

Além de entregar no prazo, o markteplace de moda Vitrina acredita que um mimo na entrega faz parte de um bom processo de logística. “Fazemos entregas com bilhetes pessoais e estamos desenvolvendo um adesivo exclusivo da marca para dar como brinde”, conta Saulo Marti, fundador da companhia.

Bons parceiros

Para Jan Riehle, CEO da Itaro, loja virtual de pneus, não dá para contar com a sorte. Quando seu bom desempenho depende também de outras empresas, é preciso ficar atento e escolher minuciosamente seus fornecedores. “Ter bons parceiros é fundamental. A Itaro tem parceiros em todos os estados, além de um ‘plano B’ bem estruturado em caso de problemas”, revela o CEO.

Variedade de fornecedores

Não se limite somente a um fornecedor para entregas. Por exemplo, deixe que o cliente escolha se quer receber pelo Correio via Sedex 10 ou Encomenda PAC. E deixe claro o custo de cada opção. “É importante oferecer mais de uma opção de entrega ao cliente. No nosso caso, oferecemos quatro formas de envio, sempre com mais de uma empresa de logística envolvida, pois, em caso de greves ou indisponibilidade de uma delas, o cliente não deixará de receber seu produto”, conta Rodrigo Stocco, CEO da MyGloss, loja de acessórios femininos.

Como andam suas entregas? Que tal dar uma reforçada na logística para ter clientes mais felizes (e gastando mais na sua loja)?


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