DicasPresença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para seu SiteTudo para sua Loja Virtual

Quer conhecer melhor seu cliente? Então faça perguntas!

2 Mins read

Entenda quem é seu cliente e saia na frente da concorrência.

Agradar a um cliente não é das tarefas mais fáceis, especialmente nos dias de hoje, em que eles estão cada vez mais seletivos e amparados pelas leis. As exigências são grandes e, se você não cumpri-las, pode estar certo de que ele vai correr para a concorrente que melhor atenda aos seus desejos.

O primeiro passo para satisfazer o cliente é conhecê-lo melhor. Saber exatamente o que ele deseja encontrar na loja e o que espera do seu atendimento. Pode parecer simples e objetivo encontrar estas duas respostas. Mas não é bem assim. As respostas são mais subjetivas e serão encontradas no cruzamento de várias questões que ajudarão você a traçar o perfil do seu cliente e entender seus anseios e necessidades.

Que questões são essas? Listamos algumas abaixo para você:

Dados demográficos

A idade, o sexo, a renda, a profissão, a faixa etária e a região em que seu cliente mora são dados importantes para definir suas ofertas e estratégia de preços . 

Dados sobre a visita

Se o cliente visitou sua loja, foi por alguma razão, certo? Descubra qual foi ela. Pergunte como ele chegou até sua loja, quais produtos/segmentos mais lhe agradam e, por fim, se ele encontrou na loja o que procurava.


Dados específicos do setor

Você pode fazer perguntas mais focadas no seu segmento. Por exemplo, se sua loja vende produtos para pet, levante algumas questões, como: Qual é a raça do seu animal? Com que frequência você compra ração e onde? Você costuma comprar roupas e brinquedos para o seu animalzinho? Essas respostas o ajudarão a traçar o perfil do consumidor de seus produtos e focar nas reais necessidades dele.

Análise da concorrência

O que tem na sua loja que mais chama a atenção do cliente? Variedade, preço, prazo de entrega, valor do frete? Quais lojas concorrentes o seu cliente conhece e em quais já comprou? Qual o ponto negativo da sua marca? Questões desse tipo ajudarão você a descobrir seu valor intangível.

Pesquisa de satisfação

Para os clientes que concluíram as compras, há algumas perguntas importantes a ser feitas posteriormente, como: Por que escolheu comprar na sua loja virtual? Qual o fator mais importante na decisão da compra: preço, qualidade, marca, recomendação de outros clientes? O cliente ficou satisfeito com a entrega e os prazos de pagamento? E o atendimento prestado pelos funcionários da empresa, como foi? Voltaria a comprar na sua loja? Esse feedback é importantíssimo para que você descubra o que funciona bem em sua estratégia e quais os pontos que ainda precisam ser mais bem trabalhados.

Pronto para sair perguntando? Então mãos à obra! De enquetes nas redes sociais a ligações telefônicas, encontre a maneira que funciona melhor para você e conheça o seu cliente

Related posts
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…
Soluções

Como se preparar para o Dia das Mães

4 Mins read
Preparar-se para celebrar o Dia das Mães não é apenas uma questão de datas no calendário, mas sim de reconhecer e homenagear…