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Série Promoções: 6 passos para planejar uma promoção de sucesso

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A série Promoções vai ensiná-lo a fazer uma promoção de sucesso em sua loja virtual. Nos textos, você encontrará o passo a passo para planejar, executar e divulgar a ação. Esta é a segunda parte de um total de 5. Leia também o primeiro texto:

Série Promoções (Parte 1): Passo a passo para criar uma promoção de sucesso

Começou um novo semestre, o tempo esfriou, a Copa do Mundo ficou para trás e os shoppings da cidade entraram em liquidação.

Com um índice de vendas semestral mais fraco dos últimos dez anos, segundo o IBGE, o comércio tradicional cresceu apenas  3% durante os primeiros seis meses de 2014. 

Para reaquecer as vendas, a solução encontrada por grande parte dos lojistas foi a velha e boa estratégia infalível: liquidação. Anúncios se espalham por sites e jornais e, talvez, você até tenha aproveitado para fazer umas comprinhas. Afinal, é difícil resistir a essa tentação, não é mesmo?

Embora os números do e-commerce sejam mais animadores que os do varejo offline, não custa nada dar um empurrãozinho nas vendas do segundo semestre com uma promoção.

Como tudo nessa vida, antes de agir é preciso planejar. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos os passos necessários para você arquitetar uma promoção de sucesso. Anote aí:

Defina objetivos

Nós começamos usando o exemplo da “queima de estoque”, ou seja, fazer uma promoção com o objetivo de desencalhar produtos, abrindo espaço para novas mercadorias.

Embora esse seja o motivo mais comum, há também outras razões pelas quais a ação pode acontecer. Como, por exemplo, aumentar a clientela, chamar atenção para uma nova linha de produtos ou aumentar o tíquete médio de compras.

O primeiro passo é definir esse objetivo – ele vai influenciar o tipo de desconto oferecido e o retorno esperado.

Escolha em quem mirar

Com a definição do objetivo, vem, consequentemente, a definição de público-alvo. Por exemplo, se a intenção é aumentar a carteira de clientes, o público são aqueles que ainda não compraram. Se for aumentar o tíquete médio, o foco devem ser clientes, pois esses já conhecem a loja e confiam em gastar mais nela.

Se for o lançamento de novos produtos, você deverá atrair um novo tipo de público, talvez, dependendo do grau de diversificação, esse novo público ainda nem conheça sua loja. Já quando o assunto é liquidar para desovar, aí o objetivo é  volume.

Analise de acordo com o que você pretende, quem seriam potenciais clientes que você pretende atingir.


Escolha um tipo de promoção

Em seguida, você precisa decidir que tipo de promoção que irá fazer. Sim, existem diversas ações diferentes (o próximo texto dessa série é reservado somente a esse assunto). Nele, você irá descobrir diversos formatos de promoção como desconto progressivo, pague 2 leve 3, bônus para próxima compra, entre outros.

Determine início e fim

Com essas definições, estipule prazo para começar e encerrar. É importante prestar atenção ao calendário, nesse momento.  Você pode aproveitar ganchos de datas comemorativas para engatar uma promoção. Por exemplo, se está planejando uma ação para setembro, por que não atrelá-la à chegada da primavera?

Trace metas

Quanto você pretende vender? Estabeleça metas em números de peças, em valores brutos ou líquidos ou, até mesmo, pela quantidade de novos clientes adquiridos. As métricas podem ser as mais variadas, mais uma vez, isso vai de acordo com seu objetivo. Mas elas precisam existir para que você avalie, ao término da promoção, os resultados da ação.

Estabeleça planos de ações

De nada adianta uma promoção, se ninguém souber que ela existe, não é mesmo? Portanto, nessa etapa, você precisa planejar ações de divulgação. Em um próximo texto da série, iremos explanar as diferentes opções disponíveis como e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados e comparadores de preço.

Você precisa eleger quais são os canais mais adequados para a ação, e também para o seu bolso, e fazer planos individuais para cada um. Isso porque, de acordo com a escolha, muda público, verba, tempo para ação e também o conteúdo (fotos, textos, landing pages, etc) que será divulgado.

Mas não se preocupe, iremos detalhar melhor essas alternativas no texto dedicado a esse tema. Portanto, continue de olho na série:

Série Promoções (Parte 3): 6 tipos de promoção para aplicar em sua loja virtual 

Série Promoções (Parte 4): Conheça os melhores métodos para divulgar sua promoção

Série Promoções (Parte 5): O que fazer no dia seguinte ao término da ação

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