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Série Promoções: 6 tipos de promoção para aplicar em sua loja virtual

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A série Promoções vai ensiná-lo a fazer uma promoção de sucesso em sua loja virtual. Nos textos, você encontrará o passo a passo para planejar, executar e divulgar a ação. Esta é a terceira parte de um total de 5. Leia também os primeiros textos:

Série Promoções (Parte 1): Passo a passo para criar uma promoção de sucesso

Série Promoções (Parte 2): 6 passos para planejar uma promoção de sucesso

Você já encontrou no ônibus, durante o caminho para o trabalho ou na volta para casa, vendedores ambulantes oferecendo chocolates, balas e guloseimas no transporte público?

Repare que eles sempre têm uma “incrível” promoção: “Olha o chocolate! Uma barra por 1,50 e duas por 3 reais”.

Notou a “pegadinha”? Cadê a vantagem de levar dois, em vez de um chocolate, se o preço individual é o mesmo?

Quando feito corretamente, a segunda unidade do produto com desconto é uma oferta atraente. E uma promoção bem feita é capaz de aumentar as vendas em até 200%, segundo o Instituto especializado em marketing no varejo, Popai Brasil.

Veja alguns tipos de promoção que você pode fazer em sua loja virtual:

Leve 3 pague 2

Esse modelo é bem comum de se encontrar nas prateleiras dos supermercados. Você já deve ter cruzado com promoções assim em sabonetes, cremes dentais, pacotes de bolacha, bebidas e mais uma infinidade de produtos.

Pois saiba que é perfeitamente possível fazer isso também em sua loja. Essa é uma boa opção para quem tem um acervo muito grande de alguma mercadoria e quer eliminá-lo. Você incentiva o cliente que, possivelmente, iria comprar só um produto, a comprar mais um e, além de dobrar a venda, você consegue se livrar de uma terceira mercadoria e agradar o cliente com isso.

Desconto progressivo

Lojas de roupas usam bastante essa estratégia. Afinal, levar uma blusa que combina com a calça que acabou de comprar e, ainda, ganhar desconto nessa segunda peça, é bem tentador, não?

A mecânica é simples, o cliente começa a ganhar desconto a partir do segundo produto colocado no carrinho e você pode determinar até onde ele vai e qual será o valor aplicado em cada mercadoria.

Por exemplo, o cliente seleciona o primeiro produto pagando valor integral. O segundo que ele colocar no carrinho terá 5% de desconto, 10% sobre o terceiro, 15% sobre o quarto e por aí vai, sucessivamente.

Essa estratégia é boa para vender produtos relacionados, aumentado o tíquete médio. Como no exemplo já citado, o cliente que compra uma calça, fica tentado a levar uma blusa, um cinto e uma jaqueta para combinar, quando lhe é dado uma vantagem para isso.


Bônus para próxima visita

Esse modelo é indicado como um passo para a fidelização de clientes. Muitos restaurantes costumam, também, usá-lo. É fácil, você oferece ao seu cliente, após a compra, um cupom de desconto que poderá ser utilizado na próxima visita.

A porcentagem a ser concedida você deve definir de acordo com suas finanças e estratégia. Pode ser um valor fixo ou variar de acordo com o valor gasto na compra.

Frete Grátis

Claro que o queridinho dos internautas não podia ficar de fora dessa lista. Já falamos por aqui, em diversos textos, o quanto a gratuidade do frete atrai clientes. Se você quer aumentar o número de vendas e conquistar novos consumidores para a sua loja, essa pode ser uma boa aposta.

Faça os cálculos e veja se é possível disponibilizar essa facilidade sem prejudicar suas finanças. Às vezes, diminuir a margem de lucro, arcando com o frete, pode ser interessante se a sua intenção for mais conquistar novo clientes e aumentar sua presença no mercado, e menos aumentar o faturamento.

Se não for possível disponibilizar para todos os produtos e compras, estipule valores mínimos ou determinadas mercadorias para conceder o frete grátis.

Promoções exclusivas

Esse pode ser mais um passo para fidelização e também uma oportunidade para inserir novas linhas de produtos ou promover lançamentos na sua loja.

Ofereça descontos para uma fatia de clientes. Pode ser, por exemplo, àqueles que seguem sua loja nas redes sociais, aniversariantes do dia (para isso, envie um e-mail marketing avisando) ou os clientes mais assíduos e fiéis.

A loja online de móveis e decoração Oppa promoveu recentemente uma ação em parceria com a Rádio Rock 89 disponibilizando descontos exclusivos aos ouvintes. Esse tipo de parceira com outras empresas, também pode ser considerada em sua estratégia.

Liquidação e descontos

E há o jeito mais comum e fácil, que é aplicar uma porcentagem de desconto em determinados departamentos ou na loja toda.

Para quem quer liquidar e abrir espaço no estoque, aumentar o número de vendas e atrair novos compradores (mesmo que não sejam clientes recorrentes e fiéis), o desconto é um ótimo chamariz. O sinal “%” faz brilhar os olhos do consumidor.

Mas atenção, aqui é preciso muito planejamento e cuidado, pois o aumento de vendas pode significar tanto sucesso como fracasso. Se você vende tudo por um preço abaixo do ideal, pode acabar ficando sem capital de giro, ou pior, deixando as finanças no vermelho. Portanto, faça todos os cálculos para não se dar mal.

Decidido o modelo a seguir, é hora de divulgar a ação para atrair interessados. No próximo texto da série, você irá conhecer os melhores meios para fazer isso. Fique ligado nos próximos artigos:

Série Promoções (Parte 4): Conheça os melhores métodos para divulgar sua promoção

Série Promoções (Parte 5): O que fazer no dia seguinte ao término da ação

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