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Seu e-commerce não está crescendo? Aplique os 4 Ps e descubra por quê

Esta estratégia de marketing precisa ser utilizada por você!

Você está na luta, com sua loja funcionando, vendendo, entregando, tudo bonitinho. Mas parece que não há mais aquela emoção de ver as vendas subindo e subindo. Na verdade, seu negócio parou de crescer. Você sabe por quê?

Não há uma resposta única para esta pergunta e, claro, é você - com o conhecimento que tem do seu próprio negócio - que poderá analisar todos os fatores e descobrir onde está o gap. 

Mas que tal encarar a questão com base em um dos conceitos mais clássicos de marketing e vendas: os 4 "Ps" (produto, preço, processo e promoção)? Analisando seu negócio e considerando estes fatores, você poderá encontrar pontos que podem ser melhorados e criar uma estratégia para voltar a crescer. Vamos ver como funciona:

Produtos: você oferece o mix certo?

Observe em seus gráficos de vendas - se não os possui, providencie-os agora! - que produtos têm maior ou menor saída e, principalmente, quais dão mais lucro (lembre-se que a margem de lucro é obtida quando se subtrai do preço o custo de produção e venda). 

Esta análise deve apontar em quais produtos vale a pena você investir e quais são os que precisa deixar de vender. Além de contas e projeções, você terá de usar um pouco de intuição e muita pesquisa para encontrar as respostas. Conhecer bem seu cliente ajuda muito .  

Preço: eles são competitivos?

Compare seus preços com os da concorrência e avalie, também, suas políticas de descontos e formas de pagamento. Tenha certeza de que suas propostas são competitivas e de que seus concorrentes não estão oferecendo preços, descontos e financiamentos muito mais interessantes que os seus.

Processo: como seus produtos estão chegando ao cliente?

O "p" de "praça" da fórmula original pode ser adaptado para "processo" no e-commerce. Isso inclui racionalizar os estoques, verificar se há uma forma de entrega mais rápida e barata, se a embalagem pode ser melhorada para evitar que os produtos cheguem amassados ou quebrados, e assim por diante.

Promoção: suas ações são eficazes?

Cuidar da sua "promoção" quer dizer que você deve investir (tempo e dinheiro) para aparecer em buscas, em banners, em sites estratégicos e que deve ser criativo para elaborar promoções que gerem buzz nas redes sociais, além de caprichar em newsletters e e-mails promocionais.

Por fim, invista também em uma boa comunicação com seus fornecedores e parceiros - que são as empresas e pessoas de quem você compra produtos, mas também as que abrem canais para que novos compradores cheguem até seu negócio.

Aplique já os 4 "Ps" e veja seu e-commerce voltar a crescer!