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Blog ou site? O que é melhor para um fotógrafo?

Entenda qual faz mais sentido para seu estilo e personalidade dentro da fotografia

Estabelecer sua presença na internet como fotógrafo é fundamental, já que hoje a maioria das pessoas faz uma busca na internet antes de fechar qualquer negócio, inclusive serviços fotográficos. No entanto, muitos fotógrafos deparam com um dilema: fazer um blog ou um site.

Essa é uma decisão bastante importante, já que as duas plataformas operam de forma bem diferente e exigem estratégias distintas. Por isso, antes de escolher que caminho seguir, é interessante avaliar os prós e contras de cada uma e conhecê-las melhor. E é isso o que vamos fazer na sequência!

>> Aproveite para ler, também, 6 dicas para criar um site de fotografia

Blog: prós e contras

O blog é um espaço destinado à publicação de conteúdo. Por muito tempo, os blogs eram tidos como espaços de entretenimento, mas hoje vários profissionais e empresas mantêm blogs corporativos para publicar seus conteúdos.

Normalmente esses materiais são informativos sobre o setor de atuação ou sobre a própria empresa e têm como objetivo captar, educar, informar e converter novos clientes. Ainda não acredita que o conteúdo tenha tanto poder assim?

Bem, para ilustrar, vamos imaginar o seguinte: quando você quer trocar de câmera, qual é a primeira atitude que toma? Provavelmente, é pesquisar quais os modelos com o melhor custo-benefício, certo? E essa pesquisa é feita na internet, não é mesmo?

Nesse momento de pesquisa você ainda não sabe bem qual equipamento comprar nem em que loja vai realizar o pedido, então precisa de apenas uma coisa: conteúdo. Você, provavelmente, vai encontrar posts em blogs comparando câmeras e detalhando suas principais características. E é exatamente esse tipo de conteúdo informativo e atraente que vai ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

>> O conteúdo é só uma estratégia que pode ser usada para impulsionar seu negócio. Confira outras no nosso mini-guia Marketing Digital para Fotógrafos!

O blog que conseguir atraí-lo e orientá-lo, com certeza, já ganhou alguns pontos com você pela ajuda, não é mesmo? E se esse blog pertencer a uma loja de equipamentos fotográficos e junto com as informações você já puder conferir os preços e fazer o pedido, não estaria muito mais inclinado a comprar nessa loja? Afinal, foi ela que te deu informações preciosas e, com certeza, sabe muito sobre o produto e o mercado.

Da mesma forma que esse tipo de conteúdo, muito provavelmente, conseguiria atraí-lo e torná-lo um cliente, a produção de posts no seu blog pode fazer o mesmo. Isso, claro, desde que você produza posts de forma estratégica.

Se você tiver posts sobre como escolher o fotógrafo ideal, por exemplo, pode atrair pessoas que estejam justamente na fase de contratar um fotógrafo. Tendo conteúdo sobre os bastidores do seu trabalho, pode fazer com que aquelas pessoas que já te acompanham, mas ainda não fecharam negócio, sintam-se mais seguras. E criando posts com as imagens mais icônicas que você já fez em eventos, por exemplo, ajuda os seus atuais clientes a escolher as fotos que gostariam de ter em seu álbum!

>> Leia, também, as nossas dicas para ter um negócio de foto de sucesso!

Aliada ao conteúdo está a questão do SEO, um conjunto de técnicas que ajuda o seu site a se posicionar melhor no Google.

Os conteúdos mais informativos e relevantes têm prioridade na exibição do Google e outros buscadores, o que significa que seus posts podem atrair mais visitantes e aumentar o tráfego em seu blog.

E com mais pessoas visitando e conhecendo sua marca, o seu site ganha ainda mais notoriedade, sua marca se torna mais conhecida e você passa a fechar mais negócios. Ou seja, estar no topo do Google é um ótimo negócio!

É claro que como se trata de um ambiente bastante competitivo, pode levar um tempo para que você alcance uma posição bacana. Mas ter conteúdos realmente interessantes para o público é um ótimo primeiro passo para ganhar destaque.

>> Confira, aqui, outras formas de lidar e sair na frente da concorrência!

Apesar desses benefícios, o blog também apresenta algumas limitações. As principais estão relacionadas ao layout e com o próprio funcionamento da ferramenta.

Como no blog a prioridade é a exibição dos textos, muitos não oferecem a possibilidade de criar páginas institucionais, nas quais você possa incluir informações sobre você, seu portfólio e serviços. E quando você tem a chance de criar essas páginas, os recursos são bastante limitados.

Além disso, o layout dos blogs geralmente é bem simples, o que pode desagradar aos fotógrafos que estejam com um design bem único e personalizável em mente.

Site: prós e contras

Os sites sempre foram tidos como ferramentas mais profissionais e que transmitem credibilidade, e isso realmente é verdade. Além de causar uma boa primeira impressão, um site institucional é bem mais completo e possui diversos recursos que um blog não tem.

>> Leia, também, Fotógrafo: por que é importante ter um site

Nele, você pode personalizar totalmente o layout e incluir elementos como mapas, formulários, menus, banners e mais uma série de elementos para deixar o seu site mais completo. Você também poderá criar diversas páginas para explicar mais sobre o seu trabalho, os serviços que presta, organizar seu portfólio e muito mais.

>> Ainda não tem um portfólio? Entenda o que é e por que você precisa de um já!

Ter essas informações organizadas no seu site é extremamente importante para suas estratégias de marketing e divulgação. Para fazer campanhas que envolvam anúncios, links patrocinados e landing pages, por exemplo, é fundamental que você tenha um site para direcionar os visitantes.

Outro ponto bastante interessante é que as informações que você incluir no seu site podem ser perenes. Diferentemente do blog, em que os posts mais antigos perdem espaço para os novos, no site os conteúdos que estiverem nas páginas estarão sempre acessíveis e fáceis de ser encontrados.

Apesar disso, os sites podem ser um pouco mais complexos para administrar, principalmente se você nunca tiver criado um site antes.

Com exceção do seu portfólio, que deve ser atualizado de tempos em tempos, a tendência é que as outras páginas do site sejam estáticas. Isso quer dizer que, depois de criadas, elas permanecerão as mesmas até que você decida repaginar todo o site.

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Blog x site: conclusão

Agora você conhece melhor os prós e os contras de ter um blog corporativo ou um site institucional, mas talvez ainda esteja em dúvida sobre qual escolher. Bem, a verdade é que os fotógrafos deveriam ter os dois!

Como atendem a propósitos e necessidades diferentes, tanto o blog quanto o site são indicados para fotógrafos, e é melhor, ainda, que eles sejam usados juntos. Sim, há a possibilidade de você criar seu site institucional e incluir uma aba de blog.

Dessa forma, você terá todos os benefícios de ter atualizações constantes, usar o conteúdo em favor do seu marketing e ainda contará com páginas institucionais para descrever o seu negócio.

Mas independentemente de optar por um dos instrumentos ou utilizar os dois em conjunto, é fundamental lembrar de alguns pontos.

O primeiro deles é que a sua presença na internet deve ser sempre estratégica e todas as ações, inclusive a criação do site ou blog, precisam ser pensadas para o seu público.

>> Conheça as principais áreas da fotografia e saiba quem é o público de cada uma delas

Lembre-se que uma página com aparência amadora, que não é visualmente atrativa e não tem um bom conteúdo não gera resultados, independentemente se é um blog ou um site. Por isso, é importante escolher um design moderno e bonito, incluir conteúdo interessante, atualizado e bem organizado.

Outra questão importantíssima é a ferramenta que você vai usar para construir o seu site. Na hora de contratar o seu domínio e escolher uma hospedagem ou uma ferramenta de criação de sites e blog é indispensável prestar atenção em alguns aspectos.

>> Conheça mais sobre o domínio .fot, ideal para fotógrafos!

A melhor opção é buscar sempre por plataformas que tenham credibilidade no mercado, atendimento disponível para tirar suas dúvidas, ótimos recursos de segurança digital e preços acessíveis. Sabe quem tem tudo isso? O UOL Meu Negócio!

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