Topo

Profissão fotógrafo: tudo o que você precisa saber para ser fotógrafo profissional

Se você pensa em se profissionalizar dentro do segmento de fotografia este post é para você!

Seguir a profissão fotógrafo é o desejo de muitos apaixonados pela fotografia. E a boa notícia é que o mercado está em expansão e existem muitas oportunidades de crescimento na área. Bem, isso se você estiver disposto a se especializar e se dedicar bastante! 

Esse é o seu caso? Então prepare-se, porque vamos te contar tudo o que você precisa saber para seguir a profissão fotógrafo e obter sucesso!

Como ser fotógrafo profissional 

O primeiro passo para ingressar em qualquer área é adquirir conhecimento, e isso não é diferente na profissão fotógrafo. 

Quem deseja seguir esse caminho deve investir em bons cursos (sejam eles superiores, técnicos ou livres). Além de aprender as técnicas e começar a desenvolver seu próprio estilo de fotografia, estudar vai te aproximar de boas referências e ajudar a encontrar profissionais que podem se tornar bons parceiros no futuro. 

Além disso, se você quer trabalhar com fotografia é fundamental apostar em bons equipamentos. Usar boas câmeras, lentes, ferramentas de iluminação e softwares de edição será fundamental para deixar suas fotos ainda mais bonitas e impressionar os seus clientes. 

>> Confira, aqui, mais detalhes sobre a profissão de fotógrafo!

Áreas da fotografia: como escolher a ideal

Uma boa forma de começar a trabalhar com fotos profissionalmente é escolher qual das áreas da fotografia mais te agrada. 

Neste setor existem diversos nichos que podem ser explorados e, para escolher o ideal, você deve levar em consideração alguns fatores. Os principais são: identificação com a área, oferta de trabalho e situação do mercado. 

Atualmente, as principais áreas da fotografia são:  

Fotografia de produto: também conhecida como fotografia still, é uma área da fotografia em que o profissional tira fotos de produtos. Está bastante ligada ao mercado de publicidade e propaganda. 

Fotografia de moda: neste setor o fotógrafo precisa ter um bom senso estético para fazer fotos de modelos, vestuário e cobertura de eventos. 

Fotografia social: é a área da fotografia que atende os eventos sociais, como casamentos, festas de aniversário e eventos corporativos, por exemplo.

Fotografia gastronômica: bastante em alta no mercado, a fotografia gastronômica retrata alimentos. Os profissionais podem ser contratados por revistas, editoras, sites e outros veículos do segmento.

Fotojornalismo: é a área da fotografia responsável por registrar acontecimentos jornalísticos. Bastante empregado em jornais, revistas e portais de notícias.

>> Conheça mais sobre as áreas da fotografia e descubra com qual delas você mais se identifica!

Escolhendo nomes para empresa de fotografia
Se você tiver o interesse de seguir pelo caminho do empreendedorismo e abrir o seu próprio negócio de foto, essa é a hora perfeita para pensar em nomes para empresa de fotografia.

Aqui, você pode ir por dois caminhos distintos: usar o seu próprio nome ou pensar em uma palavra específica que reflita o seu negócio. Cada uma tem prós e contras nos quesitos credibilidade e reconhecimento, então é importante dedicar um bom tempo para essa escolha.

Se optar a primeira opção, o nome da sua empresa de fotografia já estará decidido. Mas se preferir a segunda será necessário fazer uma pesquisa. Nela, você pode reunir as palavras que mais têm a ver com o seu negócio, pensar nos jargões de fotografia e escolher os termos que o representam, como fotógrafo. 

As palavras que você levantar podem ser usadas sozinhas ou em conjunto e precisam criar um nome diferente, expressivo e que represente bem o conceito do seu negócio. 

>> Veja mais dicas para escolher nome para empresa de fotografia

Como ser MEI e formalizar sua empresa

Com o nome escolhido, você pode formalizar a sua empresa. Uma das melhores opções para o fotógrafo é se tornar MEI. O MEI fotógrafo é, reconhecidamente, um microempreendedor que tem CNPJ, pode emitir nota fiscal e tem uma série de vantagens fiscais e bancárias. Mas, então, como ser MEI? 

Bem, para se enquadrar nesta formatação de empresa, você deve estar dentro do limite de faturamento da categoria (que muda periodicamente), ter no máximo um funcionário e se registrar no site do MEI. 

>> Quer saber mais sobre o MEI? Conheça o modelo de empresa e veja o passo a passo para se tornar um fotógrafo MEI

Como ganhar dinheiro com fotografia
Todo mundo que ingressa em uma carreira quer faturar com ela, então, é natural que você queira saber como ganhar dinheiro com fotografia. 

A verdade é que existem vários caminhos para isso, e alguns deles são: editar e tratar imagens, dar aulas, ser fotógrafo assistente e vender fotos em bancos de imagens. Se você quer ganhar dinheiro com fotos, ainda pode comercializar produtos como camisetas, capas para celular e canecas com fotos.

>> Aqui tem mais ideias para você ganhar dinheiro com fotografia e impulsionar sua carreira!

Fotógrafo freelancer: vale a pena seguir esse caminho?

Outro caminho para quem está buscando como ganhar dinheiro com fotos é investir na carreira de fotógrafo freelancer. Trata-se de um profissional que presta serviços para diferentes empresas e pessoas e, como qualquer outra forma de atuação, existem pontos positivos e negativos em ser um fotógrafo freelancer.

Os prós estão relacionados à flexibilidade, liberdade, possibilidade de fazer mais contatos e ainda gerenciar seus próprios ganhos. Já os contras são a falta de estabilidade financeira e a necessidade de organização extrema. 

>> Detalhamos tudo o que você precisa saber para se tornar um fotógrafo freelancer neste artigo

Quanto ganha um fotógrafo
Independentemente de escolher ser um fotógrafo freelancer, um empreendedor ou trabalhar sob o regime CLT, você certamente está interessado em saber quanto ganha um fotógrafo. 

Infelizmente, não há uma resposta definitiva para isso. Mas existem algumas médias de mercado e alguns pontos que impactam no recebimento de um fotógrafo. O salário depende de vários fatores, como o número de horas trabalhadas, tipo de público que atende e área de atuação, por exemplo. E, além disso, para determinar quanto ganha um fotógrafo é importante saber como ele cobra por seus serviços. Se está em dúvida sobre como fazer isso, você deve: 

>>   Considerar os seus custos: sabendo que o preço cobrado deve cobrir suas despesas e render lucro. 
>>   Buscar os preços do mercado: avaliando quanto cobram outros fotógrafos que atuam no mesmo mercado, você terá uma boa média para se basear.  
>>   Entender quanto você precisa receber dentro de um período: além de pagar as despesas relacionadas à profissão, você também deve ter contas pessoais e ainda precisa separar um valor para investir no seu negócio de foto. O ideal é que o valor cobrado contemple todos esses pontos. 

>>   Entenda melhor os fatores que impactam no salário de um fotógrafo

Tabela de preços: fotografia precificada 
Para quem ainda está engatinhando com a precificação dos seus serviços, uma boa ideia é montar uma tabela de preços. Fotografia é uma arte, mas isso não significa que seus profissionais não possam cobrar por ela, ainda que estejam no início de sua carreira. 

Montando uma tabela de preços você terá mais facilidade para criar um bom orçamento de fotografia quando for solicitado por seus clientes. 

>> Precisa de mais detalhes? Veja o passo a passo para montar uma tabela de preços de fotografia profissional e baixe o nosso Modelo de Tabela de Orçamento de fotografia pronto para usar

Por que você precisa de um site? Fotografia tem que ser divulgada!

Você já está pronto para executar seus primeiros trabalhos, tem bons equipamentos, está se aperfeiçoando e tem preços competitivos. Mas isso de nada adianta se ninguém conhecer o seu negócio! 

E para ser mais facilmente encontrado por futuros clientes, nada melhor que um site. Fotografia é igual a qualquer outro serviço, quando se trata de processo de compra, e hoje esse processo envolve, cada vez mais, uma pesquisa na internet. Se você não está por lá, já está perdendo para a concorrência. 

Além de ser mais facilmente encontrado, um site de fotografia ainda lhe dará muito mais credibilidade e profissionalismo!

>> Ainda não está convencido? Entenda melhor por que você precisa de um site para impulsionar seu negócio de foto e veja por que o UOL Meu Negócio é a melhor plataforma para criar o seu!

Como criar um portfólio: fotografia para conquistar e vender
Dentro do seu site você poderá utilizar um recurso bastante importante, o portfólio. Fotografia é uma arte visual, o que significa que você precisa mostrá-la para o público, se quiser conquistá-los de verdade. 

Um portfólio de fotografia cumpre esse papel, porque é um compilado das suas melhores imagens e serve para apresentar o seu trabalho para futuros clientes. 

Quem deseja seguir na carreira de fotógrafo precisa de um portfólio de fotos organizado e atualizado. Assim, ele será um recurso precioso para conquistar novos consumidores e impulsionar o seu negócio de foto. 

>> Descubra o passo a passo para montar seu portfólio de fotografia on-line e off-line. 

Como conquistar o sucesso com seu negócio de foto
Além de ter um site profissional, um portfólio fotográfico organizado e precificar bem seus serviços, existem outros pontos decisivos para ter um negócio de foto de sucesso.

Alguns deles são: 
>>   Fazer um bom planejamento: além do amor pela arte, é preciso lembrar que você precisa focar no seu negócio para crescer. Para isso, faça um bom planejamento para te ajudar a organizar as ideias, criar estratégias e metas para que seu negócio de foto cresça.     

>>Faça boas parcerias: ter bons parceiros é algo excelente para quem quer trabalhar com fotos. Buscando outros profissionais e empresas que atuam na mesma área que a sua, você poderá conhecer novos clientes e ganhar ainda mais experiência. 

>> Veja aqui como encontrar bons parceiros e fazer parcerias de sucesso!


>>    Aprenda a lidar com a concorrência: quem tem um negócio de foto precisa aprender a encarar a concorrência. O primeiro passo para isso é estudar muito bem as empresas que vendem para o mesmo público que você. Depois, identifique seus pontos fracos e fortes e aprenda quando vale a pena bater de frente com elas. 

>>   Confira nossas dicas para lidar com a concorrência do jeito certo! 

>>  Busque estratégias para fidelizar o cliente: não basta apenas conquistar um novo consumidor, o ideal é fidelizá-lo! Oferecer um serviço excelente, ter um atendimento cordial e estar sempre próximo do cliente são ótimas formas de fazer com que ele volte a fechar negócio com você.  

>> Te contamos 10 dicas para atrair e fidelizar o seu cliente aqui! 

>>  Seja profissional desde o início: não espere alcançar o sucesso para se profissionalizar. Busque formalizar sua empresa, esteja em dia com as obrigações fiscais, faça contratos e tenha uma postura profissional desde o primeiro dia de atuação. 

>> Aqui tem 20 dicas para o seu negócio de foto vingar! Confira! 

Propaganda de fotografia: dicas de marketing para fotógrafos 
Como dissemos, não basta só tirar boas fotos, se você quer trabalhar com fotografia, é necessário divulgar o seu negócio. E para te ajudar com isso, separamos algumas dicas de marketing para fotógrafos. O marketing é fundamental para fazer com que seu trabalho chegue até pessoas que possam ter interesse em contratá-lo e, com isso, aumentar suas vendas. 

As boas estratégias de marketing para fotógrafos são baseadas em: 
Planejamento: o planejamento de marketing envolve pensar nos objetivos que você deseja alcançar, traçar um perfil de público para atingir e escolher as ferramentas ideais. 

Execução: esse é o momento de colocar as estratégias em prática. Ative suas campanhas de marketing e fique de olho nos resultados. 

Otimização: por fim, avalie os resultados e veja quais são os pontos do seu marketing que precisam ser otimizados. Refaça suas campanhas sempre visando melhorar os resultados. 

>> Aproveite para ler mais segredos do marketing para fotógrafos e baixe grátis o mini guia Marketing Digital para Fotógrafos com dicas para o seu negócio!

Agora você já sabe tudo o que precisa para investir na profissão fotógrafo e alcançar o sucesso! Só falta pôr em prática! Faça um bom planejamento, invista em conhecimento e equipamentos, capriche na divulgação e prepare-se para se tornar um fotógrafo profissional!