Topo

10 negócios inusitados (e com muito futuro!) para quem gosta de moda e beleza

Ideias inovadoras e altamente lucrativas em um dos mercados que mais fatura no Brasil

Atualmente, os segmentos de moda e beleza são alguns dos que mais crescem no Brasil. O faturamento do setor de moda quadruplicou nos últimos dez anos, e o país já é o oitavo maior mercado do mundo, de acordo com a consultoria Euromonitor. Na internet não é diferente, a E-bit apurou que a categoria Moda e Acessórios é uma das líderes em vendas desde 2013.

Quando o assunto é beleza, fica atrás apenas dos Estados Unidos e da China, configurando-se como o 3º maior mercado global, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

No entanto, apesar das possibilidades de empreender e ter sucesso nesses setores serem grandes, já existem muitas empresas com produtos e conceitos bem parecidos no mercado, então surge a pergunta: como inovar?

Para ajudá-lo com essa questão, elegemos algumas ideias de negócio inovadoras relacionadas à moda e beleza para te inspirar a empreender nesta área (ainda em 2017!) Veja quais são elas:

Loja de sapatos para pés pequenos

Qualquer característica que saia fora do padrão pode ser explorada como uma possibilidade de negócio. Normalmente, quem tem pés pequenos (ou grandes) encontra certa dificuldade para encontrar sapatos.

Algumas empresas já enxergaram esse problema como um mercado inexplorado e estão produzindo calçados para quem tem pés pequenos. Se você tem interesse e conhecimento na área, é um ótimo mercado para investir.

Aluguel de bolsas e acessórios de grife

A moda está, cada vez mais, adotando o conceito de ter acesso, ao invés de ter posse. E este modelo de negócio está diretamente ligado a essa ideia.

O formato é simples, criar uma plataforma de aluguel de bolsas e acessórios de marcas renomadas e cobrar um aluguel para quem deseja usar as peças. Assim, as consumidoras podem utilizar os acessórios em ocasiões especiais sem ter de comprá-los!

>> Leia também Loja virtual de roupas: o segredo está nos detalhes

Salão de beleza de luxo delivery

Com a vida agitada, pode ser difícil para muitas pessoas encontrar tempo para ir até um salão de beleza. Para resolver este problema, foram criados os salões de beleza delivery. A ideia consiste em o profissional atender o consumidor em sua casa ou trabalho, prestando serviços rápidos, mas de qualidade.

Loja de bolsas customizadas

Encontrar bolsas exatamente do jeito que desejamos é uma tarefa complicada. Cores, tamanhos, materiais, texturas, número de bolsos, comprimento da alça, enfeites, ferragens...

São tanto elementos e combinações possíveis que algumas marcas estão inovando e oferecendo às suas clientes a possibilidade de criar suas próprias bolsas! Normalmente, são plataformas online em que cada parte da bolsa é escolhida pela consumidora e a marca cuida da confecção e entrega.

Sapatos para quem tem joanete

A joanete, deformidade que geralmente aparece próxima dos dedões dos pés, é bastante comum e acomete milhares de brasileiros. Apesar disso, ainda é raro encontrar marcas especializadas em calçados para quem tem joanete.

Se você tem vontade de empreender especificamente na área de sapatos e quer entrar em um mercado com pouca competitividade, este pode ser o negócio ideal para você!

Aluguel de vending machines de maquiagem e cosméticos

Muitas mulheres já se viram na seguinte situação: a caminho de um compromisso percebem que se esqueceram de algum item de beleza, como um batom ou protetor solar. Normalmente, esses produtos só são encontrados em farmácias ou lojas especializadas, que nem sempre estão no trajeto planejado.

Uma solução encontrada para esses momentos são as vending machines que comercializam, especificamente, itens de maquiagem e cosméticos em locais de grande movimentação, como estações de metrô e rodoviárias.

Criar ou alugar uma dessas máquinas com conceito inovador pode ser uma excelente ideia de negócio!

>> Não deixe de ler também Tudo o que um site de beleza deve ter

Loja de roupas para quem tem necessidades especiais

Segundo o IBGE, existem hoje cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de necessidade especial. Destes, mais de 403 mil trabalham formalmente e têm uma renda estável. E todas essas pessoas também precisam de elementos básicos, como roupas e sapatos, mas que estejam adequados às suas necessidades.

Mas, apesar de ser um público grande e com bom potencial de compra, o mercado de roupas adaptadas a deficiências ainda é bastante inexplorado no Brasil. Se você quer empreender com moda, pode ter a oportunidade de entrar em um mercado com pouca competitividade e grande público consumidor.

Delivery de roupas, sapatos e lingerie

Mais um modelo de negócio baseado na comodidade e personalização dos serviços, o delivery de roupas, sapatos e lingeries é uma loja móvel que se desloca até seus consumidores.

Algumas empresas desta área fazem uma consultoria especializada para levar peças que combinem com as preferências e o estilo de vida dos clientes. É interessante que empreendedores deste setor tenham veículo próprio ou outro meio de locomoção, assim como interesse e conhecimento em moda.

>>  Que tal investir no mercado masculino? Leia também Beleza Masculina: um nicho de oportunidades para o e-commerce brasileiro

Loja de camisetas feitas com garrafa PET

Baseada na sustentabilidade, esta ideia de negócio tem como matéria-prima um dos materiais mais utilizados no mundo moderno, o PET. Para a produção de camisetas, o plástico é filetado e submetido a uma série de processos até se tornar maleável o suficiente para a confecção de tecidos.

É necessário investir em maquinário e ter conhecimento sobre a produção dos fios, mas, como um negócio inovador e com pouca concorrência, pode ser uma ideia interessante para quem deseja casar moda com sustentabilidade.

Serviço de cosmaker

Gosta de costura, mas quer sair da rotina de produzir peças tradicionais? Então talvez o serviço de cosmaker seja para você! A tarefa do cosmaker é recriar roupas de personagens de filmes, quadrinhos e filmes para os cosplayers (pessoas que se vestem como seus personagens preferidos para participar de eventos ou apenas por diversão).

Alguns cosmakers oferecem, além das roupas, a produção de acessórios como armaduras, espadas, capacetes, perucas e tudo o mais que for necessário para deixar a fantasia mais completa.

Confira estas e outras ideias de negócios no e-book 100 Ideias de Negócios Inovadores para Ganhar Dinheiro em 2017