Topo

5 negócios para quem é apaixonado por turismo

Veja como criar seu próprio negócio em um dois principais mercados do país

O turismo é um dos mercados mais importantes do país e costuma estar sempre em expansão. Em um momento de instabilidade econômica, os brasileiros podem buscar destinos mais acessíveis e economizar nos souvenirs, mas não deixam de viajar.

Prova disso é que, de acordo com o Ministério do Turismo, o setor mobiliza, anualmente, cerca de 60 milhões de viajantes nacionais e emprega 3,14% da população economicamente ativa do país.

Quem gosta de viajar e se interessa por turismo também pode encontrar nesta área uma ótima oportunidade para empreender. Se esse é o seu caso, confira, na sequência, cinco opções para você abrir o seu negócio nesta área! 

Locação de malas

Aproveitando que a maioria das pessoas só tem a oportunidade de viajar uma vez por ano, as malas são itens caros e que, muitas vezes, são avariadas durante o transporte, empresas já estão investindo em locação de malas para viagem.

Além do custo vantajoso, alugar uma mala também é mais prático, visto que o consumidor não precisa se preocupar em fazer a limpeza nem a manutenção da mala, e ainda pode escolher aquela que tenha o tamanho ideal para o período que vai passar fora de casa.

A Rent a Bag, uma das empresas deste segmento, alcançou tanto sucesso que começou sua expansão por franquias neste ano. Em entrevista para o UOL, o empreendedor Domingo Cóppio contou que o investimento inicial, em 2014, foi de cerca 20 mil reais, e hoje a empresa fecha entre 60 e 80 aluguéis por mês. “Na temporada de férias, o movimento cresce entre 20% e 30%”, revelou.

Agência de ecoturismo

Muito se engana quem pensa que viajar envolve apenas visitar museus, restaurantes de luxo e fazer tours pelas cidades mais conhecidas do mundo. Existe uma vertente de turismo que vem se destacando e que tem como proposta criar atividades relacionadas à natureza, trata-se do ecoturismo.

O conceito é levar o viajante a explorar regiões distantes das cidades, como cavernas, matas, montanhas e praias pouco visitadas. Dessa forma, essas empresas criam experiências únicas para o consumidor e ainda promovem o desenvolvimento de regiões que não são tão conhecidas pelos turistas.

Para os mais radicais, as agências de ecoturismo costumam oferecer, ainda, pacotes de atividades e esportes, como escalada, mergulho e rafting.

>> Já decidiu em que tipo de negócio apostar? O próximo passo é fazer um Plano de Negócios!

Passagens aéreas para classes C e D

De acordo com o Serasa Experian, a classe C representa cerca de 54% dos brasileiros e esse número deve subir para 58% até 2023.

Essa grande parcela da população também tem desejos, consome e quer viajar, e as empresas que focaram em atender os turistas com menor poder aquisitivo têm obtido resultados muito bons!

A Vai Voando, uma das pioneiras no mercado em oferecer preços e condições especiais de parcelamento de passagens para classes C e D, já atendeu mais de 420 mil clientes em seus 6 anos de vida e tem cerca de 500 pontos de vendas em todo o país!

>> Leia mais sobre Como vender para a classe C

Personal travel

O personal travel é o profissional que cria roteiros e cuida de cada detalhe para que seus clientes tenham uma experiência única, de acordo com seu perfil e preferências.

Ele planeja todos os passeios, sugere os melhores restaurantes e até as lojas onde o cliente encontrará tudo aquilo que mais gosta, sem ter de se preocupar em fazer pesquisas.

Normalmente, o trabalho começa com uma reunião entre o personal travel e o cliente, na qual o profissional vai entender o estilo de vida e os gostos do consumidor para montar um roteiro ideal.  

Personal Luggage

Este serviço também está relacionado ao planejamento de uma viagem, mas é focado apenas na mala do turista. O personal luggage é o responsável por cuidar das roupas, acessórios e outros elementos que o viajante deve levar na mala para aproveitar 100% suas férias.

Este profissional precisa estar ciente do clima, das atividades que seu cliente pretende realizar e do tipo de local ao qual ele quer ir, para criar combinações eficientes com as peças que o consumidor já tem.

Dessa forma, o cliente economiza tempo e conta com a ajuda de um profissional para poupar espaço e sugerir apenas o que for ideal para a viagem.

Gostou dessas ideias? No e-book 100 ideias de negócios inovadores para Ganhar Dinheiro em 2017 você encontra muito mais inspiração para empreender em diversos setores. Baixe o e-book gratuito e comece a se preparar para ser dono de um negócio de sucesso!