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8 dicas para criar botões de ações perfeitos para seu site

4 Mins read

Saiba como induzir o visitante a realizar algumas ações dentro do seu site

Em quantos botões você já foi levado a clicar por meio de chamadas e convites em páginas de um site? Provavelmente, muitos. Conhecidos como call to action (CTA), ou chamadas para ação, esses botões têm a função de instigar os visitantes a – como o nome sugere – realizar uma ação em seu site.

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Independentemente do seu ramo de atuação, os CTAs são ferramentas poderosas para converter visitantes em clientes. Assumindo as formas mais variadas, desde links de navegação até links para compras, passando por formulários de inscrição, eles merecem bastante atenção em sua estratégia de marketing.

Por isso, reunimos uma lista com dicas para orientar você a criar um CTA perfeito para o seu site. Confira abaixo:

Comece por seu objetivo

Saber exatamente o que você quer que seus visitantes façam enquanto navegam em seu site é o primeiro passo para criar um CTA de qualidade. Se esse objetivo não estiver claro em sua mente, também não estará para seus visitantes.

Portanto, antes de começar a trabalhar na criação do botão, tente entender o que você espera de seus visitantes. E lembre-se que a chamada pode envolver diversas ações dentro do site, como visitar uma página, assinar o envio de newsletter, entrar em contato com você, solicitar um orçamento, comprar um produto ou serviço, entre outras.

O seu propósito com o CTA vai impactar, também, na criação do conteúdo, na localização e no estilo da chamada.

Conheça seu público

Saber com quem você está falando também faz parte do processo de criação de um CTA claro e de qualidade. Para fisgar a atenção dos seus visitantes e fazer com que eles se sintam atraídos por aquela chamada, você precisa atiçar sua curiosidade, em geral, oferecendo algum tipo de benefício.

⇒ Leia também: 4 coisas que você pode dar em troca do e-mail do cliente

Então, procure deixar de lado as chamadas genéricas e alinhe sua estratégia aos interesses, gostos e valores do seu público-alvo.


Seja simples

O ideal é não ultrapassar o limite de cinco palavras em seu CTA, o que significa que você deve escolher as palavras com sabedoria. O texto do seu botão de chamada deve ser claro e direto, além de transmitir certa sensação de urgência sempre que possível. Ou seja: não tenha medo de ser direto. Se o que você tem a oferecer é importante para os seus visitantes, muito provavelmente eles farão o que o CTA orienta.

Tente ficar longe de trocadilhos e palavras que possam dar à chamada um sentido dúbio. Vale a pena, inclusive, complementar o CTA com textos e imagens que possibilitem ao usuário visualizar como ele se beneficiará fazendo que a chamada pede.

Se você quiser ser mais pessoal e tratar diretamente com o visitante, uma opção é utilizar chamadas na primeira pessoa, o que gera mais identificação em determinados casos.

Dê destaque ao CTA

Preocupe-se em escolher uma cor que destaque o CTA sem destoar da identidade do seu site e da sua marca. Leve em conta os possíveis contrastes que ele fará com as cores do seu site e considere, também, qual cor de texto pode facilitar a leitura e tornar o botão ainda mais atraente.

Atente-se à localização

Você deve posicionar o CTA estrategicamente em sua página. De modo geral, na parte superior de sua homepage, para que seus visitantes não passem batido por ele. Mas não tão acima que se sobreponha aos argumentos de venda.

Além disso, procure dar certo espaço para que o seu CTA não precise disputar a atenção do visitante com outras informações.

Trabalhe formatos e tamanhos

A esta altura, você já deve saber que a aparência conta muito. Então por que não acrescentar esse detalhe ao botão de chamada? Um botão pequeno demais pode passar despercebido aos usuários, ao passo que um muito grande pode causar impacto demais e acabar incomodando os visitantes.

Pense em formatos e tamanhos que realmente chamem a atenção sem incomodar os usuários. Eles precisam dialogar com o design do seu site. Uma boa alternativa pode ser um pop-up (janela).

Cheque o link

Não adianta nada seguir um passo a passo cheio de cuidados, criar o CTA perfeito e… enviar seu usuário para o endereço errado. Por isso, é essencial se certificar de que qualquer link usado na sua chamada para ação esteja correto e direcione seu visitante para onde você quer que ele vá.

Um botão de CTA que não leva a lugar nenhum ou, pior, para um link incorreto, é ainda pior que não ter nenhum call to action em seu site. Isso porque você vai acabar com sua credibilidade e fazer com que seus usuários acreditem que você e seu site não são nada profissionais.

Esteja preparado para o acesso mobile

Atualmente, são mais de 80 milhões de brasileiros que navegam pela internet via smartphones, o que significa que você deve estar preparado para aparecer de forma correta nas telas dos dispositivos móveis. Preocupe-se em manter sua chamada para ação em um layout responsivo para garantir que qualquer um possa respondê-la.

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