DicasPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para seu Site

Conheça 4 opções de menu para o seu site

3 Mins read

Saiba que os formatos influenciam na navegação de sua página

Como diz aquele velho e sábio ditado: a primeira impressão é a que fica. Partindo deste pressuposto, a estrutura de um site empresarial diz muito sobre determinada companhia.

Ao visitar um site totalmente bagunçado, o usuário pode ficar com uma pulga atrás da orelha em relação à qualidade dos serviços e produtos daquela empresa. Por outro lado, quando acessa uma página bem organizada e de fácil navegação, o interesse em conhecer o trabalho da empresa pode aumentar.

E toda essa organização – ou bagunça – começa com o menu principal de navegação, uma vez que ele orienta e direciona os visitantes para as páginas de interesse deles. Afinal de contas, quando você está meio “perdido” em um site, a primeira coisa que procura é o menu para se localizar, não é verdade?

Sabendo disso, na hora de criar um site para a sua empresa, dedique um bom tempo para selecionar o tipo de menu mais compatível com o seu negócio e, claro, o que terá nele. Caso seu site tenha muitas páginas, aposte em submenus que se desdobrem.

Há diversas opções de menu para o seu site que vão muito além do tradicional e que atendem a diferentes necessidades.Conheça algumas abaixo:

⇒ O UOL Site Pronto oferece uma gama de formatos, que se adequam a cada necessidade. Crie já o seu!


Menu Horizontal

Mais frequente nos sites, o menu horizontal é a escolha certa para quem não quer arriscar muito. Como são os mais tradicionais, os usuários já estão acostumados a procurar pelas páginas de sites e blogs no topo da tela.

Abaixo do título principal, o usuário consegue visualizar todas as páginas do site logo no começo da tela.

Menu Vertical

Para quem quer mais espaço no meio da página, a recomendação é um menu vertical. Nesse caso, ele precisa estar posicionado ao lado esquerdo da tela, respeitando o sentido de leitura ocidental, ou seja, da esquerda para a direita.

No exemplo abaixo, o menu indica as páginas que existem no site, bem como o que o usuário vai encontrar em cada uma delas. Basta clicar em “Quadros”, por exemplo, para conhecer um pouco mais das obras do artista. Note que, aqui, é preciso utilizar termos curtos no menu para que eles não “invadam” o centro das páginas.

Menu Fixo

Esse formato funciona assim: por mais que os usuários rolem a página, o menu fixo sempre fica visível. Esse tipo de menu é indicado para quem possui páginas extensas com muitos textos e imagens. Assim, o visitante nunca vai ficar perdido no site.

No exemplo abaixo, temos um menu horizontal, mas, diferentemente do primeiro exemplo, esse acompanha o scroll de navegação.

Menu Âncora Flutuante

Quer algo bem diferente e ousado? Então aposte no menu âncora flutuante. Ele possibilita ao usuário pular para diferentes seções com um simples clique. A ideia é similar à do menu fixo, sempre visível para os visitantes. Só que, nesse caso, as páginas ficam em sequência. Esse tipo de menu funciona muito bem com sites de rolagem longos e mobile.

É importante reforçar que o menu principal de navegação deve se repetir em todas as páginas do site – não apenas na home page. Isso porque muitos usuários podem, por exemplo, chegar a um site após uma pesquisa em algum mecanismo de busca, entrando em uma página específica de conteúdo. Para que ele continue navegando, é preciso que o menu esteja destacado também nessa página.

Deu para entender que o menu é componente fundamental para a usabilidade do seu site. Por isso, você não deve tratá-lo como um simples detalhe técnico. Explore as ferramentas do Criador de sites e monte a página de acordo com suas necessidades.

Related posts
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…
Soluções

Como se preparar para o Dia das Mães

4 Mins read
Preparar-se para celebrar o Dia das Mães não é apenas uma questão de datas no calendário, mas sim de reconhecer e homenagear…
Soluções

Como oferecer frete grátis no seu e-commerce?

4 Mins read
Oferecer frete grátis é uma estratégia poderosa para qualquer e-commerce que busca atrair e fidelizar clientes. Hoje em dia, a conveniência e…