Uma homenagem ao Dia Nacional do Livro

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro. E ter um bom livro na cabeceira faz bem a qualquer um. Mas quem quer empreender precisa cultivar ainda mais esse hábito.

Acha que isso é só para quem está começando? Nada disso. Mark Zuckerberg – ele mesmo, o fundador do Facebook – assumiu um desafio público em 2015: ler pelo menos um livro a cada duas semanas.

Se você quer acompanhar quais são os títulos que ele está “devorando”, confira aqui na comunidade do projeto.

E que tal aproveitar a inspiração para começar sua própria maratona de leitura e adquirir muito conhecimento?

Para dar uma forcinha, perguntamos a profissionais bem-sucedidos do e-commerce quais são seus títulos preferidos. Confira:

1. Graciela Tanaka, COO (Chief Operation Officer) do Grupo Netshoes

Livro: Trilogia Provocações Filosóficas, composta dos títulos Não se Desespere!, Não Espere pelo Epitáfio! e Não Nascemos Prontos!, de Mario Sergio Cortella

Sinopse: Vida, morte, paixão, família, ética, fé, política, educação, carreira, amor, trabalho. Em torno desses e de muitos outros substantivos vitais gira cada uma das reflexões provocativas desta trilogia.

Os livros procuram instigar o intelecto sem subestimar a inteligência do leitor. Ressaltam a necessidade de se afastar dos riscos da banalidade e do automatismo que podem dominar o dia a dia das pessoas. É por isso que o título de cada um dos três livros (antes publicados separadamente e agora reunidos em um único volume) se inicia com um “não”. Ele não é a recusa melindrosa e, menos ainda, a proibição autoritária, mas sim um alerta para favorecer o pensamento livre.

“A trilogia discorre sobre aspectos da vida cotidiana, como pressa e automatismo, debatidos pela Ciência e Filosofia. Essa é uma realidade constante em nossa vida profissional e até mesmo pessoal. Os livros provocam diversas reflexões na direção de uma mudança de hábitos para alcançar um equilíbrio entre as obrigações do dia a dia e outras atividades”, diz Graciela.

2. Malte Huffmann, um dos fundadores da Dafiti

Livro: From Good to Great, de Jim Collins

Sinopse: O livro sugere que o leitor descubra o que é necessário para transformar o bom em ótimo e fala de como transformar uma boa organização em uma organização que gera excelentes resultados sustentáveis. Trata, essencialmente, dos princípios atemporais do processo de transição de boa empresa para grande empresa.

A obra, baseada em uma pesquisa de cinco anos envolvendo as empresas norte-americanas da Fortune 500, procura mostrar quais são os fatores que criam as grandes organizações duradouras de qualquer tipo. O autor aborda a relação entre os valores corporativos e as grandes empresas duradouras.

“O livro traz muitos assuntos importantes sobre como montar uma empresa realmente bem-sucedida. Ele é inspiração em várias decisões estratégicas, mas também do dia a dia”, diz Huffmann.

3. Alex Tabor, cofundador e CEO do Peixe Urbano

Livro: From Good to Great, de Jim Collins

Sinopse: Confira acima.

“Este é um livro antigo, de 2001, mas, em minha opinião, as principais mensagens continuam totalmente atuais e relevantes. O autor se baseia em uma série de pesquisas para tentar descobrir o que fazem as empresas ‘boas’ se tornarem ‘excepcionais’. E entre esses fatores estão a composição e a dinâmica da equipe e o foco nos principais objetivos da empresa. Esses dois ingredientes são muito mais importantes que a capacidade de ter ideias brilhantes, mas posteriormente mal executadas”, diz Tabor.

4. João Ricardo Mendes, cofundador do Hotel Urbano

Livro: Lincoln Esse Desconhecido, de Dale Carnegie

Sinopse: A biografia de Abraham Lincoln (1809-1865) mostra a história de liderança e sucesso do décimo sexto presidente dos Estados Unidos, entrando em temas como política americana e mundial e pontos da advocacia, sendo uma referência de liderança para os chefes de grandes e pequenas empresas.

“O livro mostra como um fazendeiro se tornou o presidente dos Estados Unidos. Com isso, traz diversas situações em que é preciso definir um foco, uma prioridade, para atingir um objetivo maior. Isso acontece muito na vida de um empreendedor. Diariamente, precisamos definir uma ordem de importância para nossas tarefas, para não priorizar aquilo que é secundário. Essa é uma das características do Lincoln que eu mais admiro. Ele tinha uma capacidade fora do normal de distinguir o essencial do secundário, e assim orientar o foco do seu trabalho e da sua equipe. Tudo isso sendo um líder totalmente humano. Assim como nós, que acertamos, erramos e sempre temos dúvidas”, diz Mendes.

5. Fábio Katayama, fundador e coCEO da Natue

Livro: The Founder’s Dilemmas, de Noam Wasserman

Sinopse: A decisão de começar um novo empreendimento é uma das mais importantes que os empresários terão de enfrentar. Eles devem começar do zero ou trazer cofundadores, contratações e investidores para ajudar a construir o negócio?

Mais do que as recompensas financeiras que estão em jogo, é preciso avaliar, também, amizades e relacionamentos que podem sofrer com essa etapa. Estes são temas do livro The Founder’s Dilemmas, que examina as primeiras decisões dos empresários que podem fazer quebrar ou alavancar uma equipe.

“Este livro é uma grande referência para aqueles que querem empreender. Aborda questões cruciais pelas quais todo empreendedor passa no início do negócio e que muitas vezes são ignoradas em discussões sobre empreendedorismo. Por exemplo: ter ou não um sócio; envolver familiares e amigos na startup; e se vale a pena trazer investidores externos. Além disso, gosto muito do livro porque estimula uma reflexão pessoal dos reais motivos de se empreender, em um processo de autoconhecimento fundamental para qualquer fundador”, diz Katayama.

6. Marcos Leal, cofundador da Evino

Livro: The Hard Thing about Hard Things, de Ben Horowitz

Sinopse: No livro, o autor Ben Horowitz analisa os problemas que os líderes enfrentam a cada dia, compartilhando ideias que ele obteve em desenvolvimento, gestão, venda, compra, investimento e supervisão com seu amplo conhecimento em empresas de tecnologia. Por isso, o livro The Hard Thing about Hard Things tem valor inestimado para empresários veteranos, bem como para aqueles que aspiram a ter seus próprios negócios, sendo desenhado com base em experiências pessoais e, muitas vezes, humilhantes de Horowitz.

“Gosto desse livro porque Ben Horowitz fala de forma bastante pragmática sobre os problemas enfrentados pelos gestores de startups de crescimento rápido. Mais do que isso, a história de como ele enfrentou as crises internas e externas das empresas pelas quais passou torna-se especialmente relevante no nosso cenário econômico atual. Recomendo bastante”, diz Leal.

7. Carlos Curioni, CEO do Elo7

Livro: The Hard Thing about Hard Things, de Ben Horowitz

Sinopse: Confira acima.

“O livro conta a história de empreendedorismo do autor, com passagens extremamente detalhadas de seus desafios. Diferente de cases de ‘sucesso’, ele foca em momentos extremamente difíceis do processo de empreender e mostra como o autor reverteu situações que fariam muitos simplesmente desistir. A coisa mais interessante da obra é mostrar a parte difícil do processo. É muito diferente de outros livros que contam cases de sucesso mas não mostram que o caminho é completamente tortuoso para chegar lá. Em minha opinião, saber que outra pessoa já passou e superou desafios que vivemos diariamente é muito confortante e inspirador. Ilustra com extremo detalhe que as dificuldades que vivemos no dia a dia de construir uma empresa não são exclusividades nossas. Além disso, também ajuda a sempre pensar no longo prazo para ter resiliência nos tempos ruins e conter a euforia nos tempos bons”, diz Curioni.

8. Romeu Zema Neto, diretor-geral do Grupo Zema

Livro: Dobre seus Lucros, de Bob Fifer

Sinopse: Você acredita que sua empresa já gera todo o lucro de que é capaz? Acha que reduzir demais os custos e maximizar os lucros significa sacrificar os funcionários e o valor da sua empresa? Este livro mostra que você pode dobrar seus lucros e, ao mesmo tempo, potencializar o ânimo, o dinamismo e o valor da sua empresa.

Com base no conhecimento obtido ao analisar mais de 100 das 500 maiores companhias norte-americanas selecionadas pela revista Fortune, Bob Fifer mostra como reduzir os desperdícios, lidar com os fornecedores, motivar seus vendedores, aumentar a produtividade e o preço dos produtos sem perder o cliente nem deixá-lo insatisfeito.

“O livro é pequeno, muito objetivo e com recomendações excelentes. Muito importante para empresas com margens apertadas, como é o nosso caso”, diz Zema.

9. João Pedro Serra, vice-presidente comercial do Groupon Brasil

Livro: Vencedoras por Opção – Incerteza, Caos e Acaso – Por Que Algumas Empresas Prosperam Apesar de Tudo, de Jim Collins

Sinopse: Outra obra de Jim Collins, neste livro o autor questiona por que algumas empresas prosperam na incerteza, até mesmo no caos, e outras não. Com base em nove anos de pesquisas, Collins e seu colega Morten Hansen enumeram os princípios necessários para construir uma empresa de sucesso em tempos imprevisíveis, focando não apenas no desempenho, mas também nos cenários instáveis que os líderes de hoje enfrentam.

“O livro me acompanha há quatro anos e trouxe excelentes insights sobre métodos de gestão que foram importantes para todos os setores pelos quais passei ? inclusive para o mundo do e-commerce, onde, para além da tecnologia, é preciso ter bem claro os conceitos de negócio para embarcar na onda certa. Jim Collins aponta neste livro as razões do sucesso e insucesso de empresas e empresários de diversos portes, localidades e segmentos, além de indicar os fatores comuns que os levaram ao sucesso: a disciplina fanática, a criatividade empírica e a paranoia produtiva. Definitivamente, este é um dos meus livros preferidos; está sempre à mão para refrescar minha memória e iluminar minha trilha rumo ao êxito”, diz Serra.

10. Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário

Livro: A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Sinopse: Neste livro, os autores apresentam os conceitos básicos, os princípios e a implementação da estratégia do oceano azul, que afirma que, diferentemente do que se pensa, a melhor forma de afastar a concorrência não é competir diretamente com ela, mas parar de competir. A obra defende que para tentar superar a concorrência a fim de obter uma parte de um mercado já existente (oceano vermelho) é melhor buscar o oceano azul, ou seja, um mercado virgem (não atingido por ninguém) com potencial de crescimento.

“Este livro apresenta uma maneira inovadora de pensar a estratégia nos negócios e sugere a criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Mostra que explicações tradicionais não esclarecem o motivo das estratégias vencedoras. Os autores defendem que as empresas que criam novos nichos, sem focar na concorrência, encontram outro caminho para o crescimento”, diz Grynbaum.

⇒ Leia também: 8 livros que todo empreendedor deve ler no momento de lazer

Gostou da seleção? Que tal dar um pulo, agora mesmo, na sua livraria favorita para começar a próxima leitura?  


Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Planejamento

RD Summit 2023: A importância do ROI e como UOL Cloud pode ajudar o seu negócio

3 Mins read
Durante o RD Summit 2023, realizado em São Paulo, ocorreu uma conversa incrível: “ROI: como saber se seu investimento está dando resultado”….