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Como fazer benchmarking e aprender com a concorrência?

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Você já procurou inspirações em outros modelos de negócios? Essa estratégia pode ser perfeita para o seu sucesso, por isso você precisa conhecer como fazer benchmarking!

Essa prática tão utilizada por diferentes profissionais, surge a partir de “benchmark” que em português significa “referência”. Com ela, será possível analisar etapas, processos, práticas, produtos e serviços de seus concorrentes para assim aplicar o melhor na sua empresa. 

Continue a leitura e conheça o melhor dessa estratégia para sua marca se destacar no mercado! 

Como fazer benchmarking?

O benchmarking é a estratégia perfeita para você, empreendedor, observar os erros dos concorrentes para transformá-los em acertos, e até mesmo acertos e melhorá-los na sua empresa. Vale destacar ainda que, ao acompanhar o movimento do mercado, será possível descobrir tendências e referências para impulsionar sua empresa.

O momento atual pede o distanciamento social e o isolamento, de modo que as páginas de buscas na internet podem ser perfeitas para você iniciar essa prática.

Além disso, você pode aproveitar, assim que possível, as feiras e eventos que apresentam lançamentos, novos projetos e negócios para se inspirar. 

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, a estratégia de benchmarking pode ser aliada no seu crescimento e expansão. Através dela, o primeiro passo é listar quais são as principais referências para o seu negócio e quem são seus concorrentes diretos. Observe:

  • Lojas que criam campanhas diferentes e atrativas
  • Negócios que possuem uma relação mais personalizada com os clientes
  • Empresas que oferecem qualidade nos produtos
  • As plataformas mais utilizadas para venda

Esse pode ser o primeiro passo para iniciar sua estratégia de benchmarking, por isso, vamos conhecer agora outros pontos importantes para analisar e transformar sua empresa!

O que deve ser analisado ao fazer benchmarking?

Se você está prestes a aplicar o benchmarking no seu negócio, é preciso estar atento ao comportamento das empresas na internet, sem deixar de lado o que seu negócio tem feito.

Com essa comparação, entre o que a concorrência e a sua empresa, será possível colher o melhor para investir na sua marca e assim oferecer o diferencial.

Portanto, é necessário avaliar:

  • Posicionamento de outros negócios
  • Suas identidades visuais (em publicações e na logomarca)
  • Qualidade dos produtos
  • Atendimento e comunicação
  • Estratégias de encantamento e fidelização

A partir desses pontos, será possível compreender como sua empresa tem se comportado no mercado, podendo assim seguir novos caminhos e surpreender seus consumidores. 

Tamanha estratégia oferece diversos benefícios para os empreendedores, veja alguns deles a seguir. 

Quais os benefícios do benchmarking para o seu negócio?

Ao utilizar a estratégia de benchmarking, você pode encontrar diferentes benefícios que vão fortalecer sua trajetória no mundo dos negócios.

Para isso, é necessário conhecer mais sobre essas vantagens que podem ser suas aliadas, veja quais são elas abaixo. 

Permite o autoconhecimento

É através da estratégia de benchmarking que você vai poder observar como seu negócio está em comparação a concorrência. Desse modo, será possível ainda analisar como está o comportamento do mercado a sua volta, para transformar seus pontos negativos em pontos positivos.

Assim, o autoconhecimento vai garantir que você consiga delimitar os caminhos a serem trilhados de modo mais assertivo da sua loja virtual

Otimização de técnicas e processos

Quando falamos sobre as etapas internas de uma empresa, é importante destacar que elas podem garantir a melhor gestão do seu negócio, permitindo que você entregue o melhor aos seus clientes.

Logo, é através desse mapeamento da concorrência que você vai poder conhecer como outros empreendedores estão organizando seus processos internos. Com isso, você vai poder tornar seu planejamento operacional mais funcional, ágil e seguro, facilitando sua jornada.

Possibilidade de aprender com grandes concorrentes

Grandes empreendedores possuem caminhos diversos no mundo dos negócios, e isso pode ser interessante para o seu crescimento.

Se você está começando com seu negócio agora, entender quais foram as estratégias utilizadas por outras empresas no início de suas trajetórias, vai garantir a melhor tomada de decisão.

Além disso, os concorrentes maiores possuem orçamentos e planejamentos suscetíveis ao erro, o que pode ser perfeito para você observar e utilizar ao seu favor. 

Aumenta a visão de mercado

A partir do mapeamento e análise através do benchmarking, você vai conhecer mais a fundo o mercado que sua empresa está inserida.

Isso pode ser importante para que você desenvolva estratégias de encantamento muito mais certeiras aos consumidores, movimentando suas vendas e fidelizando clientes.

Além disso, é com essa prática que você vai aprender com as grandes empresas como se comportar com seu negócio na internet.

Agora, você precisa saber 5 dicas para aplicar o benchmarking da melhor maneira possível na sua empresa e assim conquistar o sucesso, aproveite cada uma delas. 

5 Dicas para fazer um bom benchmarking

Você está prestes a investir no benchmarking para a expansão do seu negócio, com isso é necessário entender quais pontos devem ser melhorados e aprofundados.

Para isso, ter planos de negócios pode facilitar e ajudar nessa etapa. Saiba mais sobre essas 5 dicas imperdíveis a seguir. 

  1. Defina os objetivos da análise

A primeira dica para aplicar o benchmarking é delimitar quais serão os objetivos que você irá analisar em seus concorrentes.

Eles podem ser diversos, como já comentado anteriormente, como:

  • Qualidade dos produtos
  • Canais de atendimento
  • Estratégias de marketing
  • Ou ainda processos internos.

Aproveite para fazer isso antes de ir para a pesquisa, já que será mais facilitado escolher as empresas e negócios que serão observadas. 

  1. Escolha seus principais concorrentes

Na sequência, faça uma lista com seus principais concorrentes, aqueles que apresentam ideias inovadoras e atraem os clientes com mais facilidade.

Vale lembrar que essas empresas precisam ser da mesma atuação e mesmo porte que a sua, para que as estratégias utilizadas dialoguem com seus objetivos e metas. Afinal, se você for analisar outros segmentos e portes, essas empresas não se encaixam como seus concorrentes diretos e possuem outros objetivos e métricas.

  1. Estabeleça indicadores

Após realizado o tópico anterior, faça uma planilha onde você possa colocar os indicadores da sua empresa e dos outros negócios que você irá analisar.

Por exemplo, se você está buscando entender as estratégias utilizadas por outras lojas de roupas nas redes sociais, nessa tabela você vai adicionar:

  • Número de seguidores
  • Quantidade de curtidas
  • Comentários
  • Tipo de conteúdo produzido

Isso vai garantir que você colha as melhores informações, para aplicar com maior assertividade em seu negócio, garantindo os resultados. 

  1. Levante dados

Feito isso, é chegado o momento de levantar os dados para tornar sua estratégia de benchmarking ainda mais potente.

Por exemplo, se o seu objetivo é encontrar o canal de vendas que mais se comunica com seu negócio, é na planilha que você vai destacar quais são os mais utilizados por seus concorrentes.

Lembre-se de destacar os dados sobre o seu negócio para que você possa fazer comparação e assim tomar atitudes para transformar sua empresa.

  1. Analise os resultados

Com os dados em mãos, é hora de analisar os resultados para assim tomar atitudes e transformar sua empresa em um sucesso no mercado.

Aproveite nessa etapa para comparar o que você tem feito e observar como essa mesma prática tem sido realizada por seus concorrentes, observando erros e acertos.

Utilizar, por exemplo, a Matriz SWOT nessa etapa pode intensificar seus resultados! 

Crie planos de ação

Feito tudo isso, é só criar planos de ação para realizar com facilidade, segurança e planejamento as estratégias de transformação da sua empresa.

Por isso, começar agora mesmo a aplicar benchmarking pode ser a chave de virada da sua empresa e perfeita para repensar os caminhos do seu negócio.
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