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7 dicas para usar o Twitter para promover sua loja virtual

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Tudo começou com um tweet. A pequena loja de livros Broadway Books, na cidade Portland, Estados Unidos, estavas prestes a quebrar.

Fundada por Roberta Dyer, a livraria de bairro enfrentava dificuldades para se manter aberta em meio à recessão.

Foi então que seu filho Aaron resolveu recorrer ao Twitter. Ele fez um post contando a história e oferecendo um burrito grátis a qualquer um que gastasse US$ 50 no estabelecimento.

A campanha se espalhou rapidamente pela rede social e de 140 em 140 caracteres (tamanho máximo das mensagens no Twitter), a Broadway Books registrou recorde de vendas e conseguiu manter as portas abertas.

Histórias como esta mostram que a ferramenta, que foi criada em 2006 e conta com mais de 500 milhões usuários, não é só uma importante plataforma para discussões políticas e bate papos com celebridades. Ela também pode ser uma importante aliada do seu negócio. Veja como:

Entenda o propósito

O Twitter é uma ferramenta de comunicação de massa. É um jeito fácil, rápido e barato de divulgar a mensagem da sua empresa. Mas não adianta nada estar lá se os seus clientes não forem adeptos da tecnologia. Procure entender se o seu público alvo é ativo na rede antes de dedicar tempo e energia a ela.

Siga o mestre

Influência é a palavra de ordem no Twitter. Portanto, é fundamental descobrir quem são os “tuiteiros” populares do seu mercado, aqueles que acumulam o maior número de seguidores e fazem a cabeça dos demais usuários. Normalmente eles são blogueiros, professores ou consultores, dependendo da área do seu negócio.

A maneira mais descobrir isso é usando a ferramenta de buscas do próprio Twitter ou ainda o Klout, que mede o nível de influência das pessoas nas redes sociais. Siga os perfis dessas pessoas e procure interagir com eles, mas sem forçar demais a barra para não virar persona non grata.


Ouça o que os líderes dizem

Ao seguir os principais influenciadores da rede social, você também terá a oportunidade de se manter informado sobre o mercado. Isso ajuda a sua empresa a identificar os desejos, necessidades e interesses de seu público alvo.

Dialogue com a sua audiência

Quando você já estiver se sentindo ambientado na rede, é hora de começar a dialogar com a audiência.

Para se dirigir a outro usuário dentro da rede, basta mencionar a @ e o seu nome de usuário no post – por exemplo, @maria ou @jose. Outra ferramenta útil é a hashtag (ou “jogo da velha”, como costumamos chamar o símbolo # por aqui). Ela serve para destacar um assunto específico, como #diadospais ou #fretegratis.

Compartilhe conteúdos relevantes

Como nas demais redes sociais, a regra para conquistar seguidores fiéis é oferecer informações úteis e relevantes – e não só vender o seu peixe o tempo todo. Se a sua loja vende artigos esportivos, por exemplo, seus clientes provavelmente se interessam por notícias relacionadas ao mundo dos esportes. Compartilhe links interessantes e faça comentários sobre os eventos do momento – só tome cuidado para não tomar partido nem falar mal de nenhum time, senão o tiro pode sair pela culatra.

Mostre sua personalidade

As pessoas gostam de sentir que existe um ser humano por trás dos perfis das marcas na rede. É por isso que o Pinguim, da Rede Ponto Frio faz o maior sucesso. Com posts super informais e bem humorados, como “Twitteiros, hora do almoço, ebaaa! Salada com sardinhas *-* MUAAAAAAAAAK! =**”, ele acumula mais de 100 mil seguidores. E não perde a oportunidade de fazer uma oferta de vez em quando.

Responda seus clientes, sempre

Quando algum cliente usar o Twitter para fazer perguntas ou reclamações sobre sua empresa, não o deixe sem resposta. Se não quiser manter a discussão pública, use a “mensagem direta” para passar seus contatos e levar a conversa para um ambiente mais privado.

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