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As métricas de mídias sociais que você não pode perder de vista

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Quantos novos fãs você conquistou no Facebook hoje? E sua última postagem, quantos “likes” recebeu? Se você não está dando atenção a esses números, pode estar gastando energia – e dinheiro – à toa.

Muitas empresas já têm consciência da importância de estarem presentes nas redes sociais, mas nem todas têm estratégias claras e definidas ou sabem medir o impacto das suas ações nesses canais.

Ficar atento às métricas é fundamental para poder entender o que funciona e direcionar melhor suas ações nessas plataformas – e até avaliar se vale mesmo a pena investir nelas.

Mas quais são os dados que você deve observar? Vamos a eles:

1 – Alcance

Acompanhe quantos fãs, seguidores, clientes ou visitantes a sua loja possui e a que taxa esses números crescem. Repare quais posts são mais comentados, em quais páginas sua marca está sendo discutida e quantas menções a ela são feitas nos diferentes canais. Cada rede tem suas ferramentas − próprias ou de terceiros − que permitem monitorar tudo isso.

2 – Catalisador

Se identificar algum pico de acessos na sua loja, investigue se ele corresponde a ações específicas na rede social, como uma promoção ou evento. Calcule qual o crescimento no tráfego ou nas vendas provocado pela ação.

3 – Potencial Viral

Fique de olho em tudo o que pode ter efeito viral para sua marca ou produto. O que faz com que seu conteúdo se espalhe mais rapidamente? Fique atento a esse indicador para usar o poder do boca a boca em favor do seu negócio.

4 – Engajamento

Não adianta ter fãs, é preciso ter bons índices de engajamento para levá-los a comprar. Tente entender o que motiva os fãs a curtir, comentar e compartilhar o conteúdo da sua página. Rastreie suas menções, mesmo que sejam só links ou simples retweets no Twitter.

5 – Comprometimento

A partir do momento em que há interação, é preciso identificar os usuários que postam coisas positivas e negativas sobre a sua empresa. Estimule o comportamento dos que têm um comprometimento efetivo, predisposição para recomendar e até advogar em favor da marca.


6 – Influência

Principalmente se sua empresa é nova ou seus produtos e serviços ainda são relativamente desconhecidos para seu público-alvo, é importante conhecer de perto quem são seus maiores influenciadores e formadores de opinião. Dê uma atenção especial a essas pessoas.

7 – Sentimento

Tente responder a esta pergunta: qual sentimento seus produtos ou serviços despertam nas pessoas? Se sua estratégia for usar as mídias sociais como um meio de informar suas prioridades de desenvolvimento de produtos, o sentimento pode ser uma métrica importante.

8 – Tráfego

Se sua marca é mencionada em diferentes sites, é interessante conhecer as fontes que deram origem a cada clique. Seus esforços devem focar os canais que geram mais tráfego e altas taxas de conversão para o negócio.

9 – Rejeição

Descubra se os visitantes que chegam à sua loja virtual por meio das redes sociais costumam ir embora rápido ou navegam por mais páginas. Quando há uma alta taxa rejeição (bounce rate), provavelmente quer dizer que os consumidores não estão encontrando facilmente aquilo que procuram no seu site.

10 – Retorno de investimento (ROI)

Crie indicadores de desempenho que atestem a efetividade do investimento em mídias sociais. A taxa de conversão (quantas pessoas navegando no site realmente fazem alguma ação) e incremento em vendas são medidas importantes.

 

Quer medir os resultados do seu negócio com mais eficiência? Então saiba mais sobre os KPIs e como eles podem ajudá-lo a administrar melhor sua loja.

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