Empreendedor responde perguntas feitas em webinar ao vivo

Tema recorrente nas discussões dos empreendedores, promoções também foi o assunto que guiou o bate-papo com Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores, no mais recente webinar promovido pela Academia UOL HOST.

Com 15 anos de experiência no mercado eletrônico à frente de uma loja virtual que é referência no mundo digital, Clóvis deu dicas de planejamento, estratégia e execução de promoções.

“As promoções fidelizam os clientes que estão na sua base, ajudam a criar relacionamento com eles. Não visamos somente ao lucro nessas ações, mas sim à recompra desse cliente”, disse o empreendedor durante o webinar.

Entre as dicas apresentadas, Clóvis ressalta a importância de planejar-se com antecedência para as ações e apostar no calendário de eventos menos populares.

“Em outubro, por exemplo, investimos em várias datas pequenas. Juntas, elas trazem ao mês o faturamento equivalente ao de maio, quando temos o Dia das Mães”, revela Clóvis.

E-mail marketing, redes sociais, bom relacionamento com parceiros e envolvimento da equipe também foram assuntos comentados pelo lojista durante a apresentação. Se você perdeu o webinar, não se preocupe! Você pode vê-lo agora, no nosso canal do Youtube:

E, como prometido na apresentação, selecionamos algumas perguntas que não foram respondidas ao vivo para que Clóvis as respondesse aqui, na Academia, para vocês. Confiram:

Trabalho em uma empresa pioneira no mercado no Brasil, há oito anos com loja física e há um ano e meio com loja virtual. No entanto, a concorrência se mostra maior que nós no ambiente virtual! Qual o seu conselho para mudar essa realidade em nosso favor?

Ter uma estratégia bem organizada de marketing (fixação de marca). Caso não tenha uma equipe interna, é imprescindível buscar o auxílio de uma agência especializada.

Como escolher uma parceria ideal?

Caso sejam parceiros de produtos (fornecedores), eles precisam ter sinergia com o seu produto principal de venda. Se forem parceiros de negócios, tem de ser vantajosa para ambos os lados.

Pense no que você quer daquele parceiro (venda, fixação de marca etc.), se faz sentido para o seu negócio e em algo atrativo que possa oferecer como contrapartida.


Como funcionam as parcerias com empresas maiores? É vantajoso para ambas as partes?

Sim. No meu caso, além de vendas, ganho fixação de marca e os parceiros um maior mix de produtos para oferecer a seus clientes.

Nos dias atuais, como uma loja virtual recém-lançada pode se firmar no mercado e crescer?

Divulgando a marca. Quem não aparece não é lembrado! Não adianta achar que basta abrir um endereço online que “magicamente” vai vender mais.

Gostaria de saber se você usa algum programa de indicação (afiliação/indicação remunerada). Se sim, quanto tempo usa e como estão os resultados?

Já testei quase todas as ferramentas de afiliados e retargeting, e hoje continuo com as que dão mais resultado para mim. Meu conselho é: teste! Às vezes, uma ferramenta que não funcionou para um negócio pode servir muito bem para outro.

Digamos que você acabou de criar uma loja virtual com um produto promissor, de boa qualidade e alto giro, mas com muitos concorrentes. No entanto, seu recurso para divulgação é muito pequeno. O que faria?

Parcerias. Foi assim que comecei o meu marketing. Ofereça um benefício aos clientes de outras empresas em troca de divulgação.

O que é mais difícil, na sua opinião, quando a gente vende um serviço?

Eu não vendo serviços, mas acredito que o mais importante (e não o mais difícil) é ter um grande diferencial perante os concorrentes – e depois disso correr para superar a expectativa dos clientes.

Você pode comentar algumas das ferramentas que usa para acompanhar os resultados da Giuliana Flores?

Basicamente o Analytics do Google e o bom e velho Excel.

Sobre a parceria com empresas grandes: como dar o pontapé inicial? Como foi com a empresa Giuliana?

Seja ousado. O “não” você já tem, então corra atrás do “sim”. Foi dessa forma que iniciei o marketing da Giuliana Flores: vi um folheto na minha fatura do cartão de crédito ofertando descontos para o cliente do meu banco num produto “X”. Pensei: “Por que não descontos em flores”.

Pedi para minha secretária encontrar o contato da pessoa com quem eu deveria falar. Ligamos em vários números do banco até chegarmos ao responsável por essas ações. O resto é história.

Quer obter mais dicas para planejar uma promoção de sucesso? Então, fique ligado na Academia UOL HOST, pois em breve (já está no forno!) lançaremos o Superguia Como Planejar uma Promoção de Sucesso, com muitas dicas de especialistas, cases (inclusive da Giuliana) e materiais para download. Um material completo para você criar uma boa promoção em sua loja virtual. Aguardem!

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