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Cross marketing: como essa estratégia pode ajudá-lo a vender mais

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Provavelmente você já viu, ou até tem, um cartão de crédito que traz estampado, além da bandeira (Visa, Mastercard, etc.), o nome de uma loja, marca, ou até mesmo de uma instituição, como a Fundação Ayrton Senna.

Você também já deve ter visto, e até provado, algum sorvete no Mc Donald’s cujo o ingrediente principal é um produto conhecido como Ovolmatine, Suflair ou M&M’s.

Se você conhece algum dos exemplos citados, mesmo sem saber, você conhece esse “tal” de cross marketing. 

estratégia consiste em unir duas marcas para fortalecer a credibilidade de um produto.

Especialistas de marketing acreditam que a estratégia pode, inclusive, ser um recurso para amortecer gastos, uma vez que os custos de uma ação são divididos entre as empresas envolvidas.

No entanto, para garantir bons resultados, é importante ficar atento ao planejamento e envolver os parceiros corretos. 


Entenda melhor esse e outros pontos que devem ser levados em conta na hora de investir nessa estratégia:

Defina possíveis parceiros 

O primeiro passo é identificar quem são seus potenciais parceiros. A regra aqui é encontrar marcas que tenham sinergia com a sua. Vale lembrar que você não precisa (e nem deve) se limitar ao comércio eletrônico. Você pode encontrar marcas que atuem no varejo tradicional e que tenham clientes com interesses semelhantes aos dos seus.

Por exemplo, se sua loja virtual vende produtos naturais, você pode fazer uma parceria com uma academia. Oferecendo descontos exclusivos aos alunos, você pode atraí-los ao seu site. Em contrapartida, a academia pode oferecer planos mais atrativos para os clientes da sua base, fazendo deles potenciais sócios.

Trace objetivos

Qual é o objetivo final da ação pretendida? Vender mais? Tornar sua marca mais conhecida? Fidelizar clientes? Divulgar uma ação específica?

O planejamento é essencial. Segundo pesquisa da Econsultancy, para 37% de profissionais da área de marketing, o fator mais importante para o sucesso do cross marketing é uma estratégia bem definida.

Crie um novo produto

Um caminho interessante para marcar a parceria é criar um novo produto, algo que não exista ainda no portfólio de nenhuma das marcas e que imprima a personalidade das duas empresas.

Por exemplo, a Arcor e a 3 Corações se juntaram para fazer uma ação. A parceria resultou em um novo produto, a bala Butter Toffee de Capuccino, que leva estampada as duas marcas na embalagem.

Voltando ao exemplo da academia e da loja de produtos naturais, você pode criar um kit exclusivo para os alunos da rede.

 

E então, gostou da ideia? Que tal começar a investir em cross marketing? Procure os parceiros certos e proponha uma estratégia. Os dois só têm a ganhar!

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