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Google Analytics: desvendando a ferramenta

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Fique por dentro das métricas mais importantes do seu site

Quem visita seu site? Qual a média diária? De onde essas pessoas vêm? De onde elas são? Quais as páginas mais visitadas? Essas e mais um monte de questões podem ser respondidas com a ajuda do Google Analytics.

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para acompanhar métricas e observar o desempenho do seu site. Com relatórios detalhados e uma interface simples de utilizar, o Analytics ainda tem o bônus de ser gratuito.

Para fazer o cadastro no Analytics basta ter uma conta no Google. Depois, é preciso configurar o seu site para que a ferramenta possa receber os dados de acesso. Para isso, você digita o endereço do site no painel e insere o código de acompanhamento gerado no código do seu site.

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Na página principal de relatórios, o Analytics mostra o número de visitas ao seu site. Os gráficos apresentam esses números por dia e por porcentagem de visitantes novos ou que já tinham entrado no site outras vezes. Vale lembrar que a contagem só começa a partir do momento em que o código de acompanhamento é aplicado, dados antigos não são recuperados.

Além do número de visitas, o Analytics oferece uma série de métricas que proporcionam um entendimento mais amplo de que público está sendo atingido pelo site. Confira algumas:

• Informações demográficas: quem são os visitantes?

No painel, é possível conferir o número de visitantes por idade, sexo, idioma e localização. Com essas informações, você pode delinear o perfil do público e, cada vez mais, trabalhar o conteúdo para ele. Se o público atingido não é quem gostaria de atingir, também é uma oportunidade para repensar as estratégias.

• Comportamento: como os visitantes usam o site?

Nesse aspecto, a ferramenta dispõe de métricas que representam o tempo médio gasto no site, o navegador, o sistema operacional e a resolução de tela utilizada para o acesso (em desktop e mobile). Esses valores são boas pistas para avaliar o desempenho e apostar em melhorias no design e na usabilidade da página.

• Desempenho: como o conteúdo está sendo visto?

Para esta análise, você encontra o número de visualizações por página, quais são as páginas de destino e de saída mais comuns, o tempo dedicado a cada uma. Essas métricas podem ajudar na otimização de conteúdo, uma vez que você entende quais são os assuntos que mais despertam o interesse do público e atraem mais visitas.

• Aquisição: de onde os visitantes vêm?

Neste item, as métricas mostram como os visitantes chegaram ao seu site, se diretamente ou se redirecionados por outros links. É possível ver de quais sites as visitas vieram, além de ter uma integração com o Google Ads, o que permite a consulta de hora dos cliques, palavras-chave e desempenho de campanhas no geral.

⇒ Veja também: Infográfico – 5 motivos para você começar a anunciar no Google Ads

Esses valores ajudam a compreender se as técnicas de SEO estão sendo bem-sucedidas, como andam as campanhas de links patrocinados e que outros sites têm falado de você, apontando, inclusive, possíveis parcerias.

• Conversões: as metas estão sendo atingidas?

O Analytics permite que você cadastre metas para o site e depois disponibilize métricas de avaliação dessas metas. Por exemplo, você pode cadastrar como meta o registro de pessoas no site ou o compartilhamento do conteúdo em redes sociais. A partir das metas cadastradas, a ferramenta exibe a sua taxa de conversão para cada meta – inclusive com ganhos monetários, caso você opte por alinhar a meta a um valor em dinheiro.

Conheça outros indicadores de métricas e desempenho para suas campanhas digitais, no capítulo 8 do Superguia Academia UOL Meu Negócio Tudo sobre Marketing Digital para micro e pequenas empresas.

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