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Inicie um blog de sucesso em 6 passos

Radix

Ganhe dinheiro no conforto de sua casa, ou em qualquer lugar do mundo

Os blogueiros surgiram como uma das carreiras mais lucrativas e gratificantes da última década. Se o advento do marketing digital consolidou os blogs como uma opção de emprego em período integral, a tendência atual do trabalho remoto reforçou ainda mais esse apelo.

Além do fato de permitir que você ganhe dinheiro no conforto de sua casa, ou em qualquer lugar do mundo, um blog é uma ótima maneira de seguir sua paixão, conectar-se com pessoas de todo o mundo e agregar valor às suas vidas (e à sua própria).

No entanto, com tantas pessoas agora criando blogs, a quantidade de informações e opções disponíveis no mercado pode ser intimidadora. Para facilitar as coisas para você, aqui está um guia curto e direto de 6 passos sobre como você pode iniciar e manter um blog de sucesso.

1. Encontre seu nicho

Escolher o tema certo para o seu blog pode parecer tarefa fácil, mas quanto mais você se aprofundar nele, mais perceberá quanta pesquisa e pensamento meticuloso são necessários. Sim, o tópico precisa ser algo que você é apaixonado ou especialista, mas isso é apenas o começo. Se você planeja estar ser um blogueiro no longo prazo, precisa se fazer as seguintes perguntas:

Você vê sua paixão por esse assunto se sustentar por um longo tempo?

Nós nos familiarizamos rapidamente com coisas que captam nossa atenção facilmente, mas não é para isso que seu blog deve servir. No momento em que você perder o interesse pelo tema, isso ficará refletido no conteúdo do seu blog e afastará seus usuários.

Quantas pessoas estão interessadas nesse tema?

Felizmente, existe uma audiência para quase todo tipo de nicho (tente pesquisar um assunto realmente aleatório e absurdo no Reddit e você entenderá o que estamos dizendo). Desde que seu conteúdo seja de alta qualidade e seus esforços de divulgação estejam sendo feitos de forma adequada, você encontrará seus seguidores.

Existem outros blogs sobre esse mesmo assunto?

A resposta para isso é quase sempre "sim". Não importa quão particular você pense que sua ideia é, você provavelmente não será o único a ter essa ideia. Não deixe que isso te desanime. Um blog de sucesso não é sobre uma ideia inovadora. Trata-se da singularidade de como você a apresenta, através de sua narrativa envolvente e descritiva, suas habilidades de design ou de edição de vídeo, seus hacks geniais, seu tom de voz empático, e muito mais.

2. Escolha o nome do seu blog e o nome do domínio

A qualidade do seu conteúdo pode ser a melhor para o seu nicho, mas sem o nome correto do blog, será difícil atrair um bom público. O nome do seu blog é a sua identidade. É a primeira coisa que as pessoas encontrarão na Internet quando estiverem buscando por tal assunto, e você quer algo que crie uma ótima primeira impressão e gere interesse nas pessoas.

Ao escolher um nome para o seu blog, preste atenção a estes aspectos:

  • O nome do seu blog deve estar relacionado ao tema do seu blog. Evite algo aleatório que deixe as pessoas tentando adivinhar o que é o seu blog.
  • O nome do seu blog deve ser significativo para o seu público, mas também para você. A última coisa que você quer fazer é ficar descontente com a sua escolha para o nome do seu blog.
  • O nome do seu blog deve ser criativo e descritivo, mas também oferecer oportunidade para diversificar seu conteúdo ao longo do caminho. Claro, você sempre pode alterar o nome do seu blog depois, mas isso não é algo que você gostaria de fazer pois perderia todo o investimento de marca que terá feito até então.
  • Seu blog deve ter um ótimo nome de domínio. O endereço de Internet (ou o domínio) é uma parte importante da marca do seu blog. Deve ser o mesmo ou o mais semelhante possível ao nome do seu blog. Ter um nome de domínio muito diferente do nome do seu blog pode confundir o seu público e torna mais difícil seus esforços de marketing.

    Procure correspondências exatas do nome do seu blog em novas extensões de domínio que também possam dar mais relevância ao seu nome de domínio. Por exemplo, você pode usar .tech se o seu blog estiver relacionado de alguma maneira a tecnologia ou a algum nicho, como o de equipamentos eletrônicos. Se você é um artista ou seu blog é sobre espaço externo, você pode usar .space para o seu blog, se você é um designer oferecendo serviços como profissional independente, você pode usar o .online ou .site, ou ainda .fun se o conteúdo humorístico ou entretenimento for o seu forte

3. Escolha seu provedor de hospedagem e software

O blog percorreu um longo caminho nas últimas décadas, passando de apenas um hobby para se tornar uma atividade profissional reconhecida como tal. Isso significa que não há mais espaço no mercado para blogs de qualidade amadora. Você precisa de uma plataforma adequada de hospedagem e de um software para a publicação do seu blog que ajude a configurá-lo para que fique com uma cara profissional e ofereça a liberdade criativa para personalizar sua aparência e recursos.

Com tantas opções disponíveis na Internet que se adequam a vários tipos de orçamentos e níveis de conhecimento, não há desculpa para não usar uma das ferramentas disponíveis no mercado. O custo da hospedagem varia de acordo com o provedor mas você pode encontrar preços a partir de R$30,00 por mês aqui no UOL Meu Negócio. Além disso, uma ferramenta de blog como o WordPress (de longe o mais popular) oferece muitos recursos gratuitos.

4. Defina sua abordagem com sabedoria

Um ótimo blog não se resume apenas a um ótimo conteúdo. Deve atrair seu público de forma sutil, intrigar e cativar sua mente, mostrando a ele que está no lugar certo. Para isso, você precisa encontrar uma abordagem que não apenas seja visualmente agradável, mas que também esteja alinhada com o assunto do seu blog.

Uma abordagem equivocada afastará os visitantes do seu blog, mesmo que seu conteúdo seja o melhor do setor. Pode parecer estranho, confundir as pessoas e até fazê-las duvidar do que está contando. Por exemplo, se o seu blog tem uma abordagem sobre bem-estar mental, convém evitar elementos de design exagerados e cores fortes, e optar por tons pastéis suaves no design.

Além do cuidado na definição da abordagem do seu blog, ele também deve ter ressonância com a sua personalidade. As pessoas tentarão imaginar quem você é, de acordo com a aparência e com o conteúdo do seu blog, então tente transmitir seu posicionamento da forma mais clara possível.

Felizmente, a maioria das plataformas de blogs oferece uma ampla variedade de temas gratuitos que oferecem amplo espaço para personalização. Também há temas premium para os quais você pode mudar quando tiver condições de alocar um orçamento maior e quiser dar um upgrade no seu blog. No entanto, evite alterar o tema com frequência para não causar ruídos junto ao seu público.

5. Publique conteúdo regularmente

Para ser bem-sucedido, um blog precisa publicar conteúdo com frequencia. Se você deseja que os usuários voltem sempre, você precisa atraí-los com conteúdo de qualidade, mas também com consistência. Antes de iniciar seu blog, verifique se você tem conteúdo suficiente para alimentá-lo no próximo mês.

Estabeleça dias fixos em que você publicará conteúdo, como todas quartas e sábados, para criar uma expectativa junto ao seu público, e avise para que eles visitem seu blog nesses dias para ganhar o máximo de engajamento. Além de usar as mídias sociais para publicar suas postagens, você também pode colocar postagens que antecedem a publicação principal, como um teaser, avisando os usuários sobre algo que publicará logo mais.

Por exemplo, se você tem um blog de resenhas de filmes e planeja publicar uma resenha de um filme novo no fim do dia, é possível criar uma postagem de mídia social sobre ele para que as pessoas saibam que podem esperar um resumo e crítica do filme apenas algumas horas após o lançamento.

6. Instale plugins

Agora que seu blog está no ar e você tem algumas partes de conteúdo publicadas, é hora de acompanhar seu progresso e planejar o que você fará nos próximos meses. Existem vários plugins externos que você pode instalar no seu blog, o que o ajudará a otimizar seu site e medir o tráfego. No entanto, evite instalar muitos plugins, pois isso diminuirá a velocidade do seu site. Dois que os blogueiros mais experientes recomendam são o Yoast SEO e o Google Analytics by MonsterInsights.

Yoast SEO: este plug-in está entre os melhores para otimizar seu blog para os mecanismos de pesquisa em termos de palavras-chave, verificar a relevância e a atualização do seu conteúdo, visualizar páginas, sugestões de links externos e outras informações.

Google Analytics by MonsterInsights: este plug-in fornece uma grande variedade de dados analíticos úteis para o seu blog, incluindo tráfego geral, tráfego de fontes específicas, visualizações gerais e específicas de categoria, entre outros.

Conclusão

Iniciar um blog de sucesso que permita que você desfrute de sua paixão, aprenda mais sobre o mundo e sobre si mesmo, permita um horário de trabalho flexível e também se torne uma fonte de renda pode ser uma experiência gratificante. Comece com as dicas mencionadas acima, tenha paciência e, o mais importante, acredite em si mesmo.