DivulgaçãoGoogle e Facebook AdsMarketing DigitalRedes Sociais

LinkedIn: como usar a rede social favorita dos pequenos

2 Mins read

Embora o Facebook seja a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários, ela não é necessariamente a que mais traz resultados para os negócios, na opinião dos empreendedores.

Artigos relacionados

Segundo pesquisa do jornal americano The Wall Street Journal e da consultoria Vistage International, mais de 40% dos donos de pequenos negócios dizem que o LinkedIn é a rede mais efetiva para eles.

Fundado há 10 anos, o LinkedIn abriu seu capital em 2011 e hoje está avaliado em US$ 19 bilhões.  A rede social conecta profissionais e empresas, facilitando processos de recrutamento, parcerias e networking entre seus membros.

Grandes companhias, como a HP, já descobriram o potencial da ferramenta. Em 2010, a empresa de tecnologia fez uma campanha na rede para aumentar o engajamento dos usuários com seus produtos. Em apenas duas semanas, mais de 2 mil profissionais qualificados tinham recomendado seus produtos à sua rede de contatos.

É claro que esta campanha envolveu pesados investimentos em anúncios. Mas há uma série de medidas simples e gratuitas que você pode tomar para usar o LinkedIn a favor do seu negócio. Confira algumas:

Crie um perfil completo

Ter uma página completa e bem cuidada sobre sua empresa no LinkedIn traz credibilidade para o seu negócio. Se um parceiro de negócios ou candidato a funcionário – ou quem sabe até um potencial cliente – chegar até ela, é importante que ele encontre todas as informações necessárias para entender melhor quem é você e o que você faz.   

Recomende a seus funcionários que criem seus perfis

Além de criar o perfil da empresa, você deve criar seu perfil pessoal e vincula-lo à pagina da companhia. O mesmo vale para sua equipe. Assim, quem pesquisa e lê sobre sua companhia poderá descobrir quão qualificado é o time que está à frente dela.

Responda às perguntas de seus contatos

No LinkedIn, as pessoas podem fazer perguntas às empresas. Dê atenção a esse tipo de contato. Responda com cuidado e certifique-se de que a dúvida foi esclarecida. Uma postura transparente e prestativa sempre faz bem à reputação da sua companhia nas redes.


Anuncie vagas

Como o LinkedIn é uma rede social corporativa, muita gente está lá em busca de oportunidades. Divulgue suas vagas e use a rede para conhecer melhor o perfil dos candidatos. Além de aumentar o número de seguidores, você mostra ao mercado que seu negócio está crescendo.

Faça atualizações frequentes

Envie a seus seguidores links para conteúdos relevantes e notícias interessantes sobre sua área de atuação sempre que possível. Já tem redes demais para administrar ao mesmo tempo? Não tem problema.

Existem recursos que permitem que você integre seu Twitter, Facebook ou blog ao LinkedIn, para que seus updates nas demais redes apareçam automaticamente lá. Além de poupar trabalho, fica para os seguidores a impressão de que sua empresa é muito ativa nas redes sociais.

Consulte a reputação de fornecedores

O LinkedIn é uma via de mão dupla. Além de permitir que seus parceiros e clientes conheçam melhor sua empresa, ele permite também que você consulte a reputação de fornecedores e prestadores de serviços. Dê uma olhada na página da empresa e no perfil de seus funcionários para entender melhor com quem está lidando.

Já tem um perfil corporativo no LinkedIn? Então conte para nós qual é o seu segredo para atrair mais seguidores e tirar melhor proveito da rede.

Related posts
Redes Sociais

5 tendências de redes sociais para 2024

3 Mins read
As redes sociais continuam a moldar e refletir nossas dinâmicas sociais, e 2024 já promete ser um ano de evolução notável nesse…
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Redes Sociais

Threads: o que é e como usar para divulgar sua marca

4 Mins read
As redes sociais se desenvolvem constantemente. As plataformas que já existem, passam por atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. De…