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O que é um dark post no Facebook e como criar um

Saiba tudo sobre esse tipo de anúncio

O Facebook é uma das melhores ferramentas para quem quer estabelecer uma proximidade com o público-alvo e promover sua marca na internet. Com mais de 1,6 bilhão de contas cadastradas, a rede social mais popular do mundo tem uma longa lista de recursos e uma plataforma administrativa completa para que as empresas consigam criar ações e medir seus resultados.

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Dentre essas ferramentas disponíveis, está o dark post. Apesar de ter esse nome meio sombrio, a ferramenta nada mais é do que uma publicação patrocinada segmentada para um grupo específico de pessoas e que não aparece na timeline da sua página.

Em outras palavras, é um post que fica oculto para o público em geral que segue e acessa sua fan page e aparece apenas no feed de notícias de algumas pessoas que têm o perfil que você escolheu para visualizá-lo.

Por que fazer um dark post

Em alguns casos, é melhor restringir o alcance do seu público e focar apenas em pessoas que têm, realmente, o potencial para interagir com aquela publicação e se tornar suas clientes.

Por exemplo, vamos imaginar que você quer fazer uma publicação sobre o Dia do Sexo divulgando produtos para casais. O problema é que você sabe que existe uma boa parte do seu público que é composta de menores de idade, e um post público pode não pegar muito bem. Uma saída, aqui, é fazer um dark post que possa ser visualizado apenas pelos seguidores que tiverem idade acima de 18 anos.

A vantagem em fazer um dark post é justamente poder escolher quem você quer que veja uma publicação sem ter de se comprometer em deixar isso visível para todas as pessoas.

Outro ponto positivo é que você pode fazer diversos posts em um mesmo período de tempo sem que isso encha rapidamente sua página de conteúdo ou incomode o mesmo público.

Como fazer

Para criar um dark post é necessário que você seja administrador, editor ou redator de uma fan page no Facebook e tenha uma conta de anúncios ativa.

O primeiro passo é acessar o seu Gerenciador de Anúncios. Você pode fazer isso clicando no botão + Criar Anúncio, na coluna da direita, no seu feed de notícias do Facebook, ou acessando o endereço https://www.facebook.com/ads/create/.

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Lá, você vai escolher qual é o objetivo da sua publicação. No caso dos dark posts, você deve escolher a opção Impulsionar suas Publicações. Em seguida, dê um nome para sua campanha e clique em Continuar.

O próximo passo é determinar para qual público o post será exibido. O Facebook permite que você escolha sexo, idade, localização, interesses e qual o relacionamento que elas devem ter com a sua fan page. Você pode, inclusive, salvar essas configurações de público para usá-las sempre que precisar.

Depois, você poderá escolher qual será o orçamento pago para que o Facebook escolha e exiba a postagem apenas para o público determinado. Repare que o orçamento solicitado normalmente é diário, o que significa que, além do valor, você deve determinar por quantos dias o post será exibido. Se escolher um orçamento diário de R$ 10 por 10 dias, seu investimento será de 100 reais, por exemplo.

Na próxima tela você vai escolher se quer que o Facebook impulsione uma publicação que você já postou ou se quer criar uma nova. Escolhendo Criar um novo anúncio em vez de Usar publicação existente, você fará um post novo que será exibido apenas para o público selecionado e não aparecerá na sua timeline, ou seja, um dark post.

Para que sua publicação seja bem-sucedida, lembre-se que é essencial caprichar nos três pontos principais de um bom anúncio. Primeiro, criar um bom direcionamento, fazendo uma boa apuração de público-alvo e transmitindo essas informações para o Facebook no momento de selecionar o público.

Segundo, usando um texto persuasivo que vai convencer os usuários a realizar a ação que você quer, seja curtir seu post, ler um texto do seu blog ou comprar um produto na sua loja. E, por último, utilizar boas imagens, que sejam bonitas, atrativas e tenham ótima qualidade.

Tomando esses cuidados, seu dark post tem tudo para trazer resultados muito positivos!