Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read

O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há apenas alguns anos. E a inovação da tecnologia vai continuar acontecendo.

Certos processos e ferramentas já tiveram um impacto enorme na forma que os negócios são gerenciados, como o uso do celular, das redes sociais e a análise de dados. Aliás, esses são recursos que devem se manter firmes e fortes no futuro.

Você já ouviu falar em termos como blockchain, cloud computing, assistentes virtuais, streaming e realidade aumentada?

Para saber como sua empresa pode se beneficiar com elas, separamos algumas dicas que envolvem o uso dessas cinco tecnologias inovadoras.

Leia e coloque em prática hoje mesmo!

Confira as inovações da tecnologia:

As novas tecnologias oferecem facilidades e são ótimas alternativas de interação. Imagine, por exemplo, assinar um contrato de forma totalmente remota? Além disso, é possível realizar atendimentos que dispensam uma equipe de funcionários.

O uso das tecnologias também permite armazenar e processar dados e programas na nuvem, e interagir à distância por meio da realidade aumentada. Ou seja, a economia de tempo e esforço é incalculável!

A tecnologia blockchain, mais famosa pelas moedas digitais e pelos tokens, também preserva informações através de uma tecnologia antifraude com muitas aplicações. Alexa, Siri e Cortana são as mais famosas dentre as assistentes virtuais. 

Falando nisso, sabia que você pode pedir usá-la para acessar um software que esteja no computador da sua empresa? E o melhor, enquanto você está em casa! Isso só é possível por conta da tecnologia cloud computing.

Gostou de saber disso? Então agora vamos conhecer em detalhes cada uma dessas novas tecnologias. Confira!

Blockchain

A blockchain vem sendo utilizada nos negócios principalmente na área de contratos e logística. Porém, sua tecnologia é tida como potencialmente revolucionária para diversos fluxos de valor. Suas aplicações mais famosas hoje são as moedas digitais – como a Bitcoin e a Ethereum – e os tokens – também conhecidos como NFT. 

Através da blockchain, esses bens digitais recebem um certificado que confere sua originalidade e exclusividade. Em ação, ela funciona como uma cadeia de blocos sequenciada, imutável e criptografada. Por isso é rastreável e imune a fraudes. 

Porém, a blockchain não se resume apenas a bitcoins e criptomoedas. Você sabia que essa tecnologia também pode ser usada para o rastreamento de remessas? Para isso, o produto pode receber uma identificação dentro do blockchain. Depois, o consumidor pode escanear um QR Code na embalagem e ver todo o percurso do produto – da criação até a prateleira!  

Assistente virtual

De forma resumida, um assistente virtual é uma ferramenta que ajuda as pessoas a realizarem tarefas. A forma mais presente de sua aplicação nos negócios hoje é através dos chatbots: o usuário precisa de uma informação ou quer resolver uma situação e recorre ao chat do site da empresa ou a algum serviço de mensagem. 

Através de um diálogo pré-estabelecido pelo sistema, o assistente virtual recorre a um banco de dados ou à web para oferecer as informações que podem resolver a situação do cliente. Tecnologia em plena evolução, ela já é capaz de se conectar e fazer funcionar outros objetos – é o que já fazem a Cortana (da Microsoft), a Siri (da Apple) e a Alexa (da Amazon).

No campo dos negócios e finanças, existe uma infinidade de recursos que podem ajudar o seu negócio. Esses assistentes podem gerenciar seu calendário, definir lembretes, monitorar sua lista de tarefas, e encontrar informações de maneira mais rápida e precisa – como os mais recentes dados de vendas ou os níveis de estoque no depósito!

Streaming

A partir de 2005, com a evolução da internet para um tráfego mais robusto de dados, os vídeos começaram a ganhar espaço. Assim, hoje usamos streaming, palavra inglesa que significa transmissão. Ou seja, são os serviços de assinatura mensal que oferecem vídeos dos mais variados tipos. 

A tecnologia de streaming chegou com o YouTube, foi seguido pela Netflix, hoje a maior do mercado, mas ganhou mesmo o mercado quando a Amazon Prime entrou no páreo, seguida pela Disney+.

Hoje uma das melhores alternativas de conteúdo online para a sua casa e a sua empresa é o UOL Play. São mais de 5.000 horas entre séries, documentários, desenhos, shows e filmes que acabaram de sair do cinema. E mais, você e seu negócio ainda contam com dezenas de canais ao vivo!

Você possui um negócio físico? Já pensou no conforto que você pode oferecer ao seu cliente com a assinatura de serviços como o UOL Play? Enquanto o cliente espera pelo seu atendimento, pode assistir a uma grande seleção de conteúdos!

Além de colaborar para um ambiente mais aconchegante, um serviço de streaming pode colaborar para que o consumidor permaneça por mais tempo no seu comércio.

Cloud Computing

Se antes um empresário precisava ter um software instalado em máquina para poder fazer a gestão da equipe, hoje ele pode simplesmente acessar esse programa via internet do lugar onde estiver – graças à tecnologia Cloud Computing. A computação em nuvem revolucionou a forma de utilizar aplicativos e de gerenciar negócios.

O mesmo vale para recursos de hardware, como armazenamento e processamento de dados. Os grandes data centers, que necessitam de infraestrutura grande e custosa e eram acessíveis apenas para grandes empresas, hoje podem ser facilmente substituídos por planos de serviço em nuvem, como o Cloud Computing do UOL Meu Negócio!

Com esse recurso, pequenas empresas passam a ter acesso às mesmas tecnologias que as grandes. Isso dá muito mais flexibilidade para ampliar seu negócio, já que só é necessário pagar pelos serviços que forem utilizados – e ainda pode-se aumentar ou diminuir o volume de recursos contratados, conforme sua necessidade.

A mesma lógica de escalabilidade e economia vale para softwares. Aplicativos podem ser contratados no modelo de assinatura e pagos pelo número de usuários ativos, horas utilizadas ou qualquer outra unidade de medida. Além de pagar apenas pelo uso, a empresa não precisa se preocupar com instalações e atualizações. É só abrir o navegador e acessar o aplicativo de qualquer dispositivo ou lugar.

Realidade Aumentada

O recurso da realidade aumentada integra elementos do mundo concreto (aquele que vemos a olho nu) à projeção de objetos, informações e outros conteúdos. Através de algum aparelho como o celular, um projetor, um óculos ou outros tipos de displays, o usuário inclui todo o ambiente na sua experiência de interação.

Vale destacar aqui a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual. A primeira necessita do mundo real como apoio para projetar determinadas informações, o que pode ser feito com um celular – como acontece no jogo Pokémon GO! Já a realidade virtual demanda total imersão do usuário em um novo ambiente virtual, apresentado a ele através de algum óculos, por exemplo. 

Inicialmente muito utilizada pela indústria dos games, hoje a realidade aumentada tem aplicações nas mais diversas áreas, que vão desde treinamentos aéreos, passando por cirurgias e testes de tatuagens. O uso da realidade aumentada privilegia a experiência do cliente ao colocá-lo imerso em um contexto privilegiado com o produto. 

Tendências que vêm mudando o mercado!

A nova realidade aponta para uma integração da tecnologia com os objetos que já fazem parte do cotidiano. Esse é o mundo da Internet das Coisas (IoT), quando aparelhos inteligentes detectam dados da realidade palpável para atender a determinadas demandas – como temperatura, quantidade de objetos, movimentos, etc.

Diante dessa nova realidade, o UOL Meu Negócio atualiza você de todas as tendências de mercado que impactam diretamente na sua vida. De cafeteiras inteligentes ao robô aspirador, das lâmpadas que atendem a comandos de voz aos sensores de portas controlados à distância. O futuro parece ter chegado! 

O denominador comum entre esses aparelhos e o que vem sendo utilizado nas empresas é o quanto essas ferramentas são capazes de identificar inconstâncias (ambientais ou de sistemas) e assim transmitir informações que ajudam no controle operacional – seja de uma casa ou de um negócio. 

Muitas empresas vêm fazendo cada vez mais uso desses objetos smart – e a tecnologia não vai parar por aí. O momento atual é da implementação da inteligência artificial, ou seja, quando as máquinas passam a aprender, analisar e decidir de maneira lógica, a partir de dados, o que é melhor para um determinado cenário.

Agora que você está mais preparado para acompanhar as inovações tecnológicas, dê ao seu negócio a qualidade UOL de Cloud Computing.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
HospedagemPresença digitalTecnologia

O que é uma Hospedagem Java?

4 Mins read
Assim como a abertura de uma loja física exige a pesquisa de um bom imóvel, com localização privilegiada e infraestrutura de qualidade,…