Topo

Ransomware: saiba como se proteger do vírus que sequestra as informações de sua empresa

Descubra tudo sobre a nova praga e como se defender dela

Infelizmente, os ransomwares, vírus que criptografam dados pessoais e bloqueiam o acesso a sistemas de computador, exigindo um pagamento, geralmente em bitcoins, para devolver as informações, têm se popularizado muito entre os hackers e dado dor de cabeça a usuários e empresas.  

O último dos grandes ataques desse tipo aconteceu recentemente e pode ter infectado mais de 45 mil computadores no mundo todo, em apenas um dia, segundo estimativa da Kaspersky Lab. Entenda como esse golpe funciona e proteja as informações de sua empresa:

WannaCry: como funciona

O ransomware WannaCry, vilão da vez, que geralmente age em dois momentos. Primeiro, infecta o computador, depois criptografa os dados para que o dono da máquina não tenha acesso a ele até que o resgate seja pago.

Os malfeitores ainda dão um tempo limitado de três dias para que a vítima faça o pagamento. Depois disso prometem dobrar o valor do resgate. Caso não pague em até sete dias, o usuário perderá os dados para sempre.

>> Leia também Qual é a forma mais segura e prática de vender pelo meu site

O mais preocupante é que o WannaCry pode infectar o seu computador ainda que você não faça nada errado. Diferentemente de outros vírus, que agem quando o usuário clica em um link que não deveria ou baixa e executa um arquivo de procedência duvidosa, o WannaCry não depende de um erro do usuário, mas sim de uma falha no Windows.

É essa vulnerabilidade no sistema operacional da Microsoft que permite que os hackers acessem remotamente os computadores e sequestrem as informações.

Além disso, depois de atacar uma máquina, o WannaCry não para. O ransomware também é capaz de vasculhar a rede local em busca de outros computadores que apresentem a mesma falha, e quando encontra os infecta também.

Como se proteger

Por ser uma forma bastante nova de ataque, ainda não há solução para quem já foi atacado. A melhor saída, ainda, é tentar se proteger e evitar que o WannaCry chegue até você.

>> Quer se manter seguro? Confira: Navegadores irão apontar site sem certificado SSL como inseguros

Se você usa Windows, mantenha o seu sistema sempre atualizado. A Microsoft liberou algumas atualizações que devem dificultar a chegada do ransomware aos computadores.

Uma boa ideia é fazer backups periódicos dos seus arquivos mais importantes ou mantê-los na nuvem. Se você tiver cópias atualizadas daquilo que está no seu computador, ainda que seja vítima de um ataque como esse, a perda não será tão grande.

Também é de extrema importância ter um antivírus que proteja e detecte esse e outros perigos e mantenha os seus dispositivos a salvo. O UOL Segurança Digital é um sistema de antivírus que protege até dez equipamentos, sejam eles computadores, tablets e smartphones.

Por uma pequena mensalidade, você garante que todos os computadores de sua empresa estarão seguros e ainda conta com assistência especializada, ajuda na recuperação de senhas, localização de dispositivos móveis, no caso de perda ou roubo, e até a indicação de quais são os sites seguros para navegar!