10 cursos gratuitos para quem quer começar um negócio (e não sabe por onde)

10 cursos gratuitos para quem quer começar um negócio (e não sabe por onde)

Conhecimento ao seu alcance

Se você acha que assuntos como gestão e planejamento são um bicho de sete cabeças, é hora de rever seus conceitos. Começar um novo negócio requer, sim, muito desses ingredientes. Mas a orientação pode chegar à sua casa – e de graça!

Várias instituições disponibilizam cursos gratuitos para quem tem interesse em empreender, mas precisa de uma ajuda para começar a tirar a ideia do papel.

“Os cursos contribuirão para que o empreendedor não tenha surpresas no que se refere ao comportamento e às tendências de mercado, correndo,assim, menos riscos financeiros”, explica Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP.

Por isso é importante não pular essa etapa. Antes de dar o pontapé inicial, é preciso dedicar algum tempo para a parte teórica.

“Assim, o empreendedor terá mais domínio do seu negócio e conseguirá metas sustentáveis para crescimento da sua empresa”, conclui o especialista.

A internet traz uma ampla gama de opções, mas é preciso analisar alguns pontos na hora de se cadastrar, como: que instituição está oferecendo; metodologia e dinâmica; tipo de avaliação; materiais complementares e conteúdo atualizado.

Para facilitar o seu trabalho, nós garimpamos 10 cursos online bacanas, gratuitos e todos em português. E, no fim dessa lista, você ainda vai encontrar uma surpresa! Abaixo, você encontra o resumo dos cursos e, em seguida, confere os detalhes de cada um:

1. Aprender a Empreender (Sebrae)

Este curso está disponível na plataforma de ensino a distância do Sebrae e tem um conteúdo bastante abrangente, que permite ao aluno obter informações fundamentais para começar um negócio.

Alguns dos tópicos abordados são, por exemplo: definição de mercado, marketing, projeção de vendas, noções de finanças e plano de negócios.

Dividido em três módulos, o curso conta com certificação digital de participação. Além disso, a plataforma promove interação com outros alunos e disponibiliza um tutor para orientar e tirar eventuais dúvidas.

2. Do Bar ao Mercado (Descola)

O conteúdo do curso busca auxiliar o aluno a tirar uma ideia dos planos e transformá-la em negócio. O diferencial fica por conta dos exemplos reais de empreendedores de sucesso.

“A proposta é mesclar teorias, ferramentas, histórias de vida e deixar tudo isso em uma linguagem próxima das pessoas. Queremos inspirar e mostrar novos caminhos”, conta André Tanesi, cofundador da Descola.

O curso é dividido em 13 capítulos e conta com vídeo-aulas, um e-book complementar disponível para download, espaço para comentários e discussão entre os alunos, além de certificado digital de participação.

3. The Founder Stories (FazINOVA)

Este curso da FazINOVA também é uma boa alternativa para quem busca inspiração na história de quem já abriu seu próprio negócio.

O The Founder Stories reúne três lições em vídeo que narram a história de empreendedores que levantaram capital, conheceram sócios e colocaram a empresa para funcionar.

Além das vídeo-aulas, a plataforma disponibiliza exercícios que incentivam a reflexão.

4. Iniciando um Pequeno Negócio (Sebrae)

Se o seu objetivo é começar um empreendimento de pequeno porte, este curso pode ajudar a esclarecer várias dúvidas. São dez módulos que abordam empreendedorismo, mercado, finanças, plano de negócios e avaliação de resultados.

Além disso, o conteúdo oferece ferramentas que auxiliam a identificar oportunidades, analisar e pesquisar o mercado para que seu negócio possa ser mais bem definido.

Disponível na plataforma EAD do Sebrae, o curso conta com tutor e certificado digital.

5. Como Iniciar Seu Próprio Negócio (iPED)

A versão gratuita deste curso do iPED é dividida em três capítulos, com carga horária total de 20 horas e certificado de participação digital.

O objetivo do curso é ensinar sobre os nichos de mercado e as oportunidades de negócio. Além disso, são abordadas as causas de insucesso nos negócios, aspectos sobre a gestão de pessoas, fluxo de caixa e o relacionamento com clientes.

“O novo empreendedor que participa deste curso acaba se qualificando mais perante o concorrente, pois abordamos desde o primeiro passo até gestão financeira, gestão de marketing, por exemplo”, conta Fabio Neves, CEO do iPED.

6. Montando seu próprio negócio (Unieducar)

A versão gratuita deste curso oferece carga horária de duas horas, vídeo-aulas e material em PDF. Além disso, é possível fazer uma avaliação e obter o certificado eletrônico.

O conteúdo abrange tanto pontos básicos e fundamentais, como o planejamento financeiro, a fidelização de clientes e a formalização do negócio, quanto questões mais práticas, como o uso do e-mail e de blogs em termos profissionais.

7. Planejamento Estratégico (Endeavor)

Planejar-se é o melhor caminho para colocar qualquer ideia em prática. Neste curso da Endeavor, elaborado em parceria com a Finep, você tem a chance de entender os principais elementos de um bom planejamento estratégico: desde a definição de missão e visão do negócio até a análise de mercado.

O conteúdo do curso é dividido em 13 aulas em vídeo, compreende dois cases, oferece material complementar para download e disponibiliza um quiz. O certificado é emitido após a conclusão e a avaliação final.

8. Plano de Negócio (iPED)

Em três capítulos que somam 44 aulas, este curso do iPED detalha um plano de negócios e esclarece ao aluno como fazer o seu, ponto a ponto. Com as aulas, é possível se preparar para apresentar o seu negócio de forma bastante completa.

Entre os conteúdos abordados estão: análise de oportunidades, planejamento financeiro, necessidades do cliente, estrutura do plano de negócios, marketing e vendas, recursos humanos e estratégia competitiva.

9. Fundamentos da Administração 

A FGV oferece, um curso que aborda uma série de conceitos da administração. Com tópicos como organização, planejamento, direção e controle de uma empresa, as aulas oferecem uma formação que pode preparar para o caminho do novo negócio.

10. Introdução à Administração Estratégica (FGV)

Dividido em sete unidades, este curso da Fundação Getulio Vargas passa por assuntos como planejamento, comunicação mercadológica, visão estratégica, conhecimento de mercado e cenário cultural.

A plataforma é bastante organizada e oferece conteúdo textual e audiovisual, com links que permitem o aprofundamento nos conceitos utilizados. Ao fim do curso, o aluno pode realizar um teste que dará acesso ao certificado de conclusão.