UOL Meu Negócio

10 cursos gratuitos para quem quer começar um negócio (e não sabe por onde)

Conhecimento ao seu alcance

Se você acha que assuntos como gestão e planejamento são um bicho de sete cabeças, é hora de rever seus conceitos. Começar um novo negócio requer, sim, muito desses ingredientes. Mas a orientação pode chegar à sua casa – e de graça!

Várias instituições disponibilizam cursos gratuitos para quem tem interesse em empreender, mas precisa de uma ajuda para começar a tirar a ideia do papel.

“Os cursos contribuirão para que o empreendedor não tenha surpresas no que se refere ao comportamento e às tendências de mercado, correndo,assim, menos riscos financeiros”, explica Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP.

Por isso é importante não pular essa etapa. Antes de dar o pontapé inicial, é preciso dedicar algum tempo para a parte teórica.

“Assim, o empreendedor terá mais domínio do seu negócio e conseguirá metas sustentáveis para crescimento da sua empresa”, conclui o especialista.

A internet traz uma ampla gama de opções, mas é preciso analisar alguns pontos na hora de se cadastrar, como: que instituição está oferecendo; metodologia e dinâmica; tipo de avaliação; materiais complementares e conteúdo atualizado.

Para facilitar o seu trabalho, nós garimpamos 10 cursos online bacanas, gratuitos e todos em português. E, no fim dessa lista, você ainda vai encontrar uma surpresa! Abaixo, você encontra o resumo dos cursos e, em seguida, confere os detalhes de cada um:

1. Aprender a Empreender (Sebrae)

Este curso está disponível na plataforma de ensino a distância do Sebrae e tem um conteúdo bastante abrangente, que permite ao aluno obter informações fundamentais para começar um negócio.

Alguns dos tópicos abordados são, por exemplo: definição de mercado, marketing, projeção de vendas, noções de finanças e plano de negócios.

Dividido em três módulos, o curso conta com certificação digital de participação. Além disso, a plataforma promove interação com outros alunos e disponibiliza um tutor para orientar e tirar eventuais dúvidas.

2. Do Bar ao Mercado (Descola)

O conteúdo do curso busca auxiliar o aluno a tirar uma ideia dos planos e transformá-la em negócio. O diferencial fica por conta dos exemplos reais de empreendedores de sucesso.

“A proposta é mesclar teorias, ferramentas, histórias de vida e deixar tudo isso em uma linguagem próxima das pessoas. Queremos inspirar e mostrar novos caminhos”, conta André Tanesi, cofundador da Descola.

O curso é dividido em 13 capítulos e conta com vídeo-aulas, um e-book complementar disponível para download, espaço para comentários e discussão entre os alunos, além de certificado digital de participação.

3. The Founder Stories (FazINOVA)

Este curso da FazINOVA também é uma boa alternativa para quem busca inspiração na história de quem já abriu seu próprio negócio.

O The Founder Stories reúne três lições em vídeo que narram a história de empreendedores que levantaram capital, conheceram sócios e colocaram a empresa para funcionar.

Além das vídeo-aulas, a plataforma disponibiliza exercícios que incentivam a reflexão.

4. Iniciando um Pequeno Negócio (Sebrae)

Se o seu objetivo é começar um empreendimento de pequeno porte, este curso pode ajudar a esclarecer várias dúvidas. São dez módulos que abordam empreendedorismo, mercado, finanças, plano de negócios e avaliação de resultados.

Além disso, o conteúdo oferece ferramentas que auxiliam a identificar oportunidades, analisar e pesquisar o mercado para que seu negócio possa ser mais bem definido.

Disponível na plataforma EAD do Sebrae, o curso conta com tutor e certificado digital.

5. Como Iniciar Seu Próprio Negócio (iPED)

A versão gratuita deste curso do iPED é dividida em três capítulos, com carga horária total de 20 horas e certificado de participação digital.

O objetivo do curso é ensinar sobre os nichos de mercado e as oportunidades de negócio. Além disso, são abordadas as causas de insucesso nos negócios, aspectos sobre a gestão de pessoas, fluxo de caixa e o relacionamento com clientes.

“O novo empreendedor que participa deste curso acaba se qualificando mais perante o concorrente, pois abordamos desde o primeiro passo até gestão financeira, gestão de marketing, por exemplo”, conta Fabio Neves, CEO do iPED.

6. Montando seu próprio negócio (Unieducar)

A versão gratuita deste curso oferece carga horária de duas horas, vídeo-aulas e material em PDF. Além disso, é possível fazer uma avaliação e obter o certificado eletrônico.

O conteúdo abrange tanto pontos básicos e fundamentais, como o planejamento financeiro, a fidelização de clientes e a formalização do negócio, quanto questões mais práticas, como o uso do e-mail e de blogs em termos profissionais.

7. Planejamento Estratégico (Endeavor)

Planejar-se é o melhor caminho para colocar qualquer ideia em prática. Neste curso da Endeavor, elaborado em parceria com a Finep, você tem a chance de entender os principais elementos de um bom planejamento estratégico: desde a definição de missão e visão do negócio até a análise de mercado.

O conteúdo do curso é dividido em 13 aulas em vídeo, compreende dois cases, oferece material complementar para download e disponibiliza um quiz. O certificado é emitido após a conclusão e a avaliação final.

8. Plano de Negócio (iPED)

Em três capítulos que somam 44 aulas, este curso do iPED detalha um plano de negócios e esclarece ao aluno como fazer o seu, ponto a ponto. Com as aulas, é possível se preparar para apresentar o seu negócio de forma bastante completa.

Entre os conteúdos abordados estão: análise de oportunidades, planejamento financeiro, necessidades do cliente, estrutura do plano de negócios, marketing e vendas, recursos humanos e estratégia competitiva.

9. Fundamentos da Administração 

A FGV oferece, um curso que aborda uma série de conceitos da administração. Com tópicos como organização, planejamento, direção e controle de uma empresa, as aulas oferecem uma formação que pode preparar para o caminho do novo negócio.

10. Introdução à Administração Estratégica (FGV)

Dividido em sete unidades, este curso da Fundação Getulio Vargas passa por assuntos como planejamento, comunicação mercadológica, visão estratégica, conhecimento de mercado e cenário cultural.

A plataforma é bastante organizada e oferece conteúdo textual e audiovisual, com links que permitem o aprofundamento nos conceitos utilizados. Ao fim do curso, o aluno pode realizar um teste que dará acesso ao certificado de conclusão.