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10 elementos que não podem faltar em uma boa landing page

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Uma landing page é a sala de estar da sua loja virtual. É a primeira coisa que a pessoa que você convidou para entrar no seu site via e-mail marketing ou link na internet vai ver. Não precisa dizer, então, que ela tem que ser muito boa, não é mesmo?

O objetivo de uma landing page é dizer “bem vindo à minha loja, agora compre alguma coisa”. Falando sério, uma boa landing page só pode receber esse adjetivo se for capaz de converter visitante em cliente.

E para chegar a esse resultado, existem alguns elementos que não podem faltar na sua página.

Vamos a eles:

Clareza e simplicidade

Uma boa landing page precisa ser simples e clara. O visitante precisa visualizar todas as informações com rapidez. E uma página com detalhes em excesso não atende a esse propósito. Aqui, menos é mais.

Ao procuramos por “perfumes”, encontramos um anúncio de liquidação na loja online d’O Boticário.  Veja como a landing page explica rapidamente do que se trata, inclusive o período da promoção. Isso de uma forma visualmente bonita e atraente. Repare,ainda, ao topo, o selo que ajuda a transmitir segurança ao cliente, item que iremos falar mais adiante.

Português correto

Isso vale para todas as suas páginas, mas principalmente para a landing page. O uso correto da Língua Portuguesa transmite ao usuário a confiança de que ele não está comprando em qualquer espelunca e dá credibilidade ao seu negócio.

Bom título

O título da sua landing page precisa ser claro e estar de acordo com o que foi anunciado no link que levou o usuário até ela. Precisa dizer a que veio a página e o que o cliente em potencial vai achar ali.

Ao procurarmos no Google por “liquidação de roupas inverno”, encontramos essa landing da loja virtual Dafiti. Diferente de muitas lojas que apenas direcionam para uma página com as ofertas da estação, a Dafiti inclui um título antes de apresentar as peças: “Liquidação de Roupas de Inverno”. Assim, fica claro e reforçado para o visitante o que ele irá encontrar a seguir.


Sua marca

A landing page faz parte da sua loja, portanto a sua marca precisa estar presente nela. Lembre-se sempre que a logomarca é um dos principais elementos de identificação de um negócio. Além disso, a presença de sua marca na página deixará claro para o visitante por onde ele está navegando.

Em uma busca por “iPhone 6 comprar”, o primeiro resultado é a loja virtual da própria Apple. Ao clicar no link, somos redirecionados à página de apresentação do produto. Observe que além de contar com o botão de “comprar”, a landing é toda construída com base na identidade visual da marca. Nome, fontes e logomarca aparecem na página.

Segurança

Uma boa landing page precisa dar ao visitante a sensação de que ele está navegando em um mar seguro. Por isso, é importante incluir nessa página coisas como depoimentos de clientes atestando a qualidade da sua loja. Logomarcas de prêmios que sua loja tenha ganho e de certificados de segurança também ajudam a mostrar a credibilidade do seu negócio.

Em um anúncio no UOL Cliques, a Loja Caban Sports apresenta produtos para camping. Ao clicar no link, somos levados para a página desses produtos. Repare que na lateral do site aparecem selos, que transmitem segurança ao visitante.

 Informações sobre o produto

Se você montou uma landing page para destacar uma determinada oferta, este é um item que definitivamente não pode faltar.  Descreva o produto que quer vender, seja detalhista nas informações para que o cliente em potencial tenha total segurança do que está sendo oferecido a ele.

Veja esse exemplo de landing page que oferece serviços de Hospedagem do UOL HOST.Nela, há todas as informações sobre o produto pesquisado, hospedagem, dispostas de maneira clara e de fácil visualização.

Imagens e vídeos

Ilustrar ao visitante o que você pretende com a sua landing page é essencial. A ideia é vender um determinado produto? Coloque uma foto ou, até melhor, um vídeo mostrando ele em ação. Quer anunciar desconto em uma sessão inteira da sua loja? Coloque uma foto de maneira que, só ao bater olho nela, o cliente já saiba de que seção se trata.

A landing page da Amazon poderia ser usada como exemplo em diversos itens aqui citados. Buscamos por Amazon Kindle e encontramos uma landing page completa. Com botões de Call to action, informações condensadas e um vídeo explicativo.

Call to Action

Em lugar de destaque na landing page você precisa ter uma chamada do visitante à ação. “Veja mais Ofertas”, “Conheça os produtos com desconto”, “Cadastre-se aqui”. Precisa ser um botão de destaque, que diga ao visitante qual o próximo passo. Ele já clicou em algum lugar para chegar àquela página, entrou na página. E agora? O que vem depois?

Em um banner no site do UOL, encontramos uma propaganda da NET oferecendo o seu Combo. Ao clicarmos, somos direcionados para a landing Page abaixo que traz duas chamas à ação: “ligue agora” e “assine agora”. Entrou, conheceu o combo e se interessou, o próximo passo é assinar. E isso está bem claro na landing page.

Botão “Comprar”

Afinal de contas, não é esse o objetivo da página? Transformar visitantes em clientes? Então, coloque o botão de compra nela. Não precisa ser necessariamente um “Comprar”, mas pode ser um “Adicionar ao Carrinho” ou alguma coisa do gênero.

Compactação

Como já dissemos, uma boa landing page precisa ser simples, clara e também compacta. Mantenha todas as informações em apenas uma tela. Evite páginas muito longas que obriguem o visitante a rolar a tela para baixo para saber o que você oferece.

Evite o excesso de informações na página e elimine a barra de rolagem da equação.

Preparado para montar uma landing page arrasadora? Mãos à obra e boas vendas!

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