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10 maneiras de usar cupons de desconto no seu e-commerce

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Conheça ações promocionais para alavancar suas vendas!

Uma pergunta que todo empreendedor se faz, o tempo todo, é: como atrair mais clientes para a minha loja? Com tanta gente para competir, os e-commerces precisam colocar a criatividade em campo para gerar e fidelizar novos clientes.

Promoções, cupons, descontos e combos são armas importantes de qualquer negócio online. Mas é bom prestar atenção e tomar cuidado. Se, por um lado, essas táticas são fáceis de implementar e dão retorno muito rápido, por outro elas podem ser um verdadeiro tiro no pé a longo prazo.

→Leia também: Superguia Academia UOL Meu Negócio ensina como planejar uma promoção de sucesso em sua loja virtual

Ficar atento às margens de lucro é a primeira coisa que devemos fazer. Chega um momento em que se dá tanto desconto que o prejuízo é iminente. E tem mais: nessa brincadeira, o lojista pode acabar viciando o cliente a comprar na loja somente nos períodos de promoções.

Essa deve ser uma medida estratégica eventual, não corriqueira. Abaixo, destacamos dez maneiras de oferecer cupons de desconto aos seus clientes, em momentos especiais, evitando, assim, o “vício” na estratégia:

1. Cupons de descontos por e-mail

Quer movimentar sua base de e-mails? Dar uma aquecida nas vendas, manter relacionamento ou reativar um cliente que não compra há algum tempo? Envie um código promocional por e-mail.

Você pode, ainda, criar banners específicos para o seu site com o código da promoção e divulgar na homepage da sua loja virtual. Esta é uma técnica interessante para impactar aqueles que não receberam o e-mail, mas acessaram o website.

2. Cupons por categoria

Muitos lojistas têm o costume de disponibilizar uma única opção de desconto que vale para todo o website. A melhor estratégia é ter um cupom para cada categoria do site. Com esse plano estratégico, você não compromete a rentabilidade da venda.

Por exemplo, produtos que têm uma saída grande e vendem por si sós, provavelmente, não precisarão de cupons. Estimule seu público a comprar as mercadorias que não possuem uma saída muito grande.

Outra estratégia é criar um cupom generalista (válido em todas as categorias da loja), mas com descontos menores, enquanto os cupons por categoria oferecem descontos melhores.

3. Parceria com pessoas influentes e blogueiros

Faça parceria com blogs, sites de cupom, usuários de grandes contas no Facebook, Twitter, YouTube, divulgue o link do seu e-commerce e direcione o tráfego dessas páginas para sua loja.

Aplique um desconto exclusivo para os clientes que chegarem ao seu site por meio dessas parcerias. A principal vantagem dessa estratégia é a facilidade de atingir nichos específicos do mercado.

4. Promoções em dias específicos

Os cupons também podem ser válidos somente para alguns dias da semana e até mesmo em determinados horários. Quem faz a regra é você, mas atenção: é preciso deixá-la clara para não gerar confusão.

Por exemplo, a Johnnie Walker, em parceria com o aplicativo 99Taxis, dá desconto em corridas de táxi em algumas capitais do país. Mas a campanha #HojeNãoDirijo só é válida nas noites de sextas e sábados, das 21 às 4 horas da manhã.

Veja como a marca de bebidas criou uma estratégia visando ao final de semana, quando o consumo de álcool aumenta, para promover a si mesma.

Além disso, com a promoção, houve consequentemente um aumento no número de cadastros no site para participar do benefício. Assim, a empresa, além de expandir a atuação da sua marca, aumentou sua base de contatos.

5. Desconto durante os feriados e datas comemorativas

Dar desconto em datas festivas, como Natal e Ano Novo, não é novidade para nenhum e-commerce. Mas faça isso e muito mais, invista em datas menores e menos populares.

Promoções em férias escolares e no fim de cada estação também são interessantes, assim como em dias específicos que tenham a ver com seu negócio, como o Dia do Amigo, por exemplo.


6. Cupons comemorativos

Muitas empresas aproveitam o mês de aniversário para lançar ofertas especiais. Essa estratégia é muito comum entre as lojas virtuais de todo o Brasil e extremamente eficaz. Nada melhor que comemorar o aniversário do seu e-commerce presenteando o seu cliente!

Outros eventos importantes também podem servir de ganchos para os descontos. Por exemplo, uma quantidade significativa de fãs nas redes sociais.

7. E-mail de abandono de carrinho

Abandonar o carrinho de produtos no meio do processo de compra na internet acontece muito. Conforme levantamento do Ibope E-Commerce, a taxa de abandono de carrinho no comércio eletrônico brasileiro chega a 83%.

O lojista pode – e deve – enviar um e-mail ao cliente para lembrá-lo que ele não concluiu a compra. Ofereça um desconto para a aquisição, estipulando um prazo determinado para o retorno à loja.

8. Descontos para assinantes

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de divulgação de produtos. Para aproveitar esse recurso, o primeiro passo é criar uma extensa lista de contatos que faça sentido para a sua loja.

Contudo, muita gente não gosta de perder tempo cadastrando o e-mail. Oferecer descontos na próxima compra para quem se tornar assinante é um bom caminho para aumentar a base de contatos.

9. A primeira visita merece descontos

Quando alguém acessar o seu site pela primeira vez, abra uma janela oferecendo algum tipo de desconto. Você estimula o novo visitante a conhecer os produtos da sua loja e, quem sabe, até comprar alguns itens.

10. Cupons nas redes sociais

Utilizar as redes sociais como aliadas para fazer promoções é uma estratégia bastante eficiente para o e-commerce.

Crie códigos exclusivos para os seguidores, assim, mais do que gerar vendas, você consegue gerar “buzz” nas suas redes, aumentar o engajamento e ainda incentiva o cliente a ficar ligado nas suas atualizações.

Agora é só escolher uma das situações e começar a sua campanha!

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