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10 passos para criar conteúdos que todos queiram compartilhar

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O sonho de qualquer produtor de conteúdo é ver seus posts se espalhando pelas redes sociais, nadando de braçada nas “curtidas” e “compartilhamentos”.

Se você tem uma loja virtual, a ansiedade por resultados é ainda maior, já que esses “joínhas” podem se converter em vendas, certo?

Mas a verdade é que cada dia mais marcas disputam a atenção do leitor e conseguir o tão desejado engajamento fica mais difícil.

No Facebook, por exemplo, apenas uma pequena porcentagem dos seus seguidores (especialistas em mídias sociais estimam que ela não passa de 10%) enxergam seus posts de fato.

Em outras palavras, acertar no tom e no teor do conteúdo é uma questão de vida ou morte para a sua estratégia nas redes sociais.

Quer saber como tornar seu conteúdo irresistível? Vamos a algumas dicas práticas:

1) Só vê o resultado quem sabe o que busca

É a velha história: não adianta sair tentando de tudo se você não sabe qual é a sua meta. Sem objetivos claros, não dá para saber se você está acertando ou errando e as chances de fracassar ou desanimar no caminho são grandes. Então antes de tudo, saiba o que você deseja. 

Quer que as pessoas compartilhem mais os posts do seu blog? Quer que comentem? Quer que cadastrem-se para receber atualizações, quer apenas que falem de você (não importando muito a mensagem) ou quer que elas falem sobre algo em especial da sua loja? Você pode querer muitas coisas ao mesmo tempo, mas faça uma de cada vez.

2) Saiba com quem você fala

Procure conhecer seu público para evitar enganos como usar a linguagem errada, escolher temas que não são pertinentes, publicar nos momentos em que eu público não está online e assim por diante. 

3) Inclua botões de compartilhamento

Facilite a vida de quem quer compartilhar seu conteúdo. Tenha botões de compartilhamento bem visíveis e presentes em todas as páginas que o leitor possa querer compartilhar. 

4) Conheça os influenciadores da sua rede e os agrade

Toda rede, sobre qualquer assunto, possui pessoas-chave, aquelas que já gozam de credibilidade para influenciar muitas pessoas e que, por isso, são sempre ouvidas. Sua primeira meta, com todo tipo de conteúdo, deve ser de agradar essas pessoas.

5) Apresente soluções para problemas reais

Todos os dias as pessoas “despejam” nos buscadores suas dúvidas. “Como fazer tal prato”, “como usar tal tecnologia”, “como combinar tal roupa”. Use essas inquietações (se elas tiverem a ver com o seu negócio, claro) como base para produzir seu conteúdo e respondê-las de maneira satisfatória, assim você terá certeza de que seu conteúdo é realmente útil.  


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6) Estabeleça conexões com sentimentos

Por que fotos e vídeos de bebês e gatinhos fazem tanto sucesso nas redes sociais? A resposta é simples, porque eles fazem as pessoas sorrirem e se emocionarem. As pessoas experimentam esse sentimento e querem contagiar os outros com ele. O próximo passo é compartilhar.

Mas atenção: não estamos falando para você sair compartilhando coisas fofinhas sem nenhuma relação com o seu negócio no seu perfil. A proposta é trabalhar emoções que tenham a ver com os seus valores e com as experiências que seus produtos geram para os clientes.

7) Tenha bom-humor

Ninguém gosta de gente que só reclama, que está sempre de mal humor ou que fica atacando os outros na vida real, certo?! Pois esta postura faz o mesmo (in) sucesso nas redes sociais. Adote uma postura leve e bem humorada e você verá que mais pessoas desejarão compartilhar a timeline delas com sua marca.

8) Comunique com imagens

Fotos, vídeos, infográficos e animações são a linguagem de maior aceitação nas redes sociais, provando que, de fato, uma imagem pode valer mais que mil palavras. Seja criativo e encontre maneiras de passar suas mensagens de maneira visual.

9) Não fale apenas de si mesmo

Você não quer ser o cara egocêntrico da festa que só fala de si mesmo – ninguém suporta ele. Dê voz aos fãs da sua página, ouça o que eles têm a dizer e fale de assuntos que interessem a eles, em vez de ficar repetindo o quão incrível sua loja é.  

10) Seja autêntico

Não copie conteúdo dos outros, nem se o original estiver em outra língua, e não pague pouco demais a um contratado cuja responsabilidade é criar seu conteúdo – porque se fizer isso, corre o risco de ele estar copiando. Plágios podem lhe trazer três problemas: 1) jurídicos, caso o dono do texto original decida se proteger; 2) perda de relevância nos buscadores (sim, eles conseguem controlar isso); e 3) perda de credibilidade diante dos seus clientes.

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