GestãoMateriaisTemplates

As 10 melhores planilhas grátis para a gestão do seu negócio

5 Mins read

Dentre tantas informações na internet sobre empreendedorismo e como cuidar melhor do seu negócio, por vezes é preciso procurar em muitos sites para obter a resposta que procuramos.

Quando se fala em fazer uma boa gestão dos produtos, de colocar os preços corretos e organizar a parte financeira do seu negócio, a pessoa empreendedora pode encontrar dificuldades em achar materiais gratuitos nesse sentido.

Pensando nisso, disponibilizamos em um único artigo as 10 melhores planilhas grátis que vão ajudar na gestão do seu negócio

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Como aproveitar melhor as planilhas grátis disponibilizadas
  • Lista das 10 planilhas para você baixar gratuitamente 

Como aproveitar melhor as planilhas grátis disponibilizadas?

Neste artigo, você vai encontrar em cada tópico uma planilha grátis para baixar. Esperamos que você aproveite bem o material! 

Em cada uma delas iremos explicar como funcionam, indicando materiais complementares para melhorar o entendimento do assunto. A ideia é facilitar a sua vida e te dar todas as ferramentas necessárias para você gerenciar todas as áreas do seu negócio

1 – Formação de Preços

Formar os preços dos produtos está diretamente ligado com a estratégia de vendas da empresa. 

Já parou para pensar em quantos clientes deixaram de comprar algo porque o preço estava caro? Porém, quando se coloca um preço acessível nos produtos e serviços você vai atrair mais clientes. 

E é isso o que você vai encontrar na planilha de formação de preços, um norte para começar a precificar os seus produtos corretamente, obtendo lucro e cobrindo os custos da empresa.

>> Baixe a planilha gratuita!  

2 – Controle de Estoque

O controle de estoque significa organizar e administrar as mercadorias de forma que não fiquem paradas, percam a validade (no caso das perecíveis) ou se acumulem nas prateleiras. 

Nesse sentido, é necessário que toda pessoa empreendedora tenha uma planilha específica para gerenciar o seu estoque. 

>> Faça o download da planilha aqui! 

3 – Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa diz respeito a acompanhar as operações financeiras da empresa através das entradas (o que a empresa faturou) e saídas (o pagamento de despesas e custos). 

É preciso ter um equilíbrio entre esses dois pontos para que você consiga ver para onde está indo o dinheiro ganho da empresa. 

Para fazer a gestão do seu fluxo de caixa, existem várias ferramentas que podem ajudar, por isso separamos uma delas aqui. 

>> Baixe a sua planilha gratuita agora!

E se você precisa fazer a gestão do fluxo de caixa da sua empresa mas ainda não tem uma loja online, esse é o seu momento! Confira a seguir uma oferta exclusiva:

>> Dê um passo à frente da concorrência agora mesmo! Invista na sua Loja VirtUOL por apenas R$29,99 nos três primeiros meses, diferente da concorrência! Quer saber como? Clique aqui e aproveite esse desconto especial! 

4 – Matriz BCG

O método BCG foi criado por um empresário chamado Bruce Henderson, que deu o nome da sua empresa ao sistema — Boston Consulting Group. De forma resumida, a matriz BCG serve para analisar o ciclo de vendas de um negócio, bem como a capacidade de crescimento e participação do produto no mercado.

Dividida em quadrantes, a matriz precisa ser preenchida de forma a mostrar à pessoa empreendedora se os seus produtos estão saindo conforme o esperado ou se há uma queda na procura.

>> Para baixar a planilha, clique aqui.

5 – Controle Financeiro (DRE)

A Demonstração do Resultado Financeiro (DRE) é muito usada na área contábil, no gerenciamento dos resultados financeiros das empresas. 

Na prática, o DRE consegue mostrar os indicadores financeiros de um negócio de forma ampla, como por exemplo:

  • Qual a receita e o lucro da empresa
  • Custos e despesas
>> Baixe a planilha gratuita de controle financeiro aqui!

6 – Calendário para Redes Sociais

As redes sociais são excelentes plataformas para uma empresa divulgar os seus produtos e serviços. 

Com o acesso facilitado e um alcance ilimitado de usuários, o Instagram, Facebook e até mesmo o WhatsApp têm sido ferramentas úteis para uma marca se posicionar na internet. 

>> Para colocar a sua empresa onde os clientes estão, esse e-book de Instagram para iniciantes vai nortear a criação de conteúdo e divulgação dos seus produtos na internet. 

7 – Cálculo de retornos de Marketing Digital

Criar e acompanhar os resultados de uma campanha de marketing digital é totalmente possível. Para analisar o retorno do investimento de uma campanha, a rentabilidade e lucratividade do negócio, é necessário fazer esse controle através de uma planilha específica. 

Assim, você vai saber exatamente quanto custou o investimento e se está alcançando o público certo.

>> Clique aqui para baixar o material!  

8 – Análise da Concorrência

Saber analisar a concorrência é o primeiro passo para encontrar o seu cliente ideal. Isso ajuda a pessoa empreendedora a entender o que o consumidor viu de diferente naquela empresa, quais os pontos fracos e fortes e como ela pode adaptar no seu negócio.

E a planilha de análise da concorrência não poderia faltar aqui! Clique aqui para fazer o download.

9 – Calendário de Promoções

Nesse calendário exclusivo você conta com ideias práticas para criar promoções o ano todo em sua empresa. 

Assim, fica mais fácil organizar a rotina e outras atividades do seu negócio, divulgando as suas campanhas na internet regularmente. 

>> Clique aqui para baixar a sua planilha gratuita

10 – Plano de Ação 5w2H

A ferramenta 5w2H é formada por um conjunto de questões que ajudam na hora de realizar tarefas. 

O 5W são 5 perguntas em inglês que mostram de maneira visual o que precisa ser feito: 

  • Why: por que preciso realizar isso?
  • What: qual a tarefa a ser feita?
  • Who: quem deve realizar?
  • Where: onde deve ser feita?
  • When: quando deve ser realizada?

As letras 2H se referem a mais duas perguntas em inglês:

  • How: como será conduzida a realização das tarefas?
  • How much: quanto vai custar?

Aplicando o método em uma empresa, as tarefas, compromissos e obrigações serão feitas com mais organização, sem deixar as prioridades de lado. 

>> Baixe a planilha grátis aqui

A sua empresa já está no mundo digital? Com certeza essas planilhas grátis vão te ajudar nessa estratégia! Mas se ainda não tem um site, confira a oferta a seguir e aproveite:

Quer criar seu site de maneira rápida, fácil e segura? Então você precisa conhecer o Criador de Sites do UOL Meu Negócio! 
Garanta agora mesmo a promoção de R$19,99 nos três primeiros meses e dê um passo à frente da concorrência. Clique aqui e conquiste essa vantagem!