12 perguntas respondidas sobre cloud que você sempre quis fazer

12 perguntas respondidas sobre cloud que você sempre quis fazer

Tire todas as suas dúvidas sobre computação em nuvem

cloud computing revolucionou a vida de pessoas e empresas. Você pode acessar vários arquivos, desde que esteja conectado à internet, e gerenciar seu negócio a distância, em qualquer lugar do mundo.

Por não ser estática, muitas pessoas acham que a hospedagem em cloud é menos segura que as convencionais. Mas, na verdade, esse é apenas um dos mitos sobre a hospedagem em cloud. Para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto, reunimos, abaixo, as perguntas mais comuns e damos as respostas que você sempre procurou!

1. Como tenho acesso a serviços de cloud computing?

Uma das maneiras mais comuns é contratar um provedor, que oferece planos para diferentes tipos de usuário e o custo varia de acordo com o pacote contratado. Outra opção é a própria empresa investir em um data center para usufruir dos serviços de cloud computing. Nesse caso é importante lembrar que é preciso ter um alto grau de conhecimento técnico e contratar uma equipe especializada para fazer a manutenção.

>> Leia também: Saiba mais sobre o Cloud Computing do UOL HOST

2. Armazenar os arquivos pessoais ou da empresa na nuvem é seguro?

Sim, é seguro. Para quem ainda tem medo de hospedagem em cloud, saiba que ela é cercada de sistemas de segurança. Sem falar que frequentemente você terá acesso a atualizações que deixarão o cloud ainda mais protegido.

>> Leia também: 6 dicas para migrar para a nuvem com segurança

3. Hospedar arquivos em cloud é muito caro?

Existe uma demanda crescente por serviços em nuvem, o que contribui para a diminuição dos custos. Atualmente, é possível contratar hospedagem em cloud a preços bem competitivos, de acordo com sua necessidade ou a de sua empresa.

>> Leia também: 4 benefícios legais de usar um cloud nacional

4. Qualquer site pode ser hospedado na nuvem?

Independentemente do tamanho do seu site, ele pode ser hospedado em cloud. O importante é avaliar se o site crescerá ou terá picos de acesso pontuais, pois é recomendável contratar um pacote básico e fazer um upgrade, sempre que for necessário, para evitar problemas.

>> Leia também: Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

5. E se eu quiser mudar o pacote contratado?

As tecnologias em cloud são as melhores aliadas para quem precisa ficar de olho nos custos, pois possuem flexibilidade. A nuvem permite que o usuário contrate o plano de acordo com a necessidade do momento. Ou seja, se não estiver tendo uma demanda tão grande, você pode diminuir a capacidade do servidor. E você pode adquirir mais recursos sempre que houver necessidade.

>> Leia também: Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

6. Quais são os principais benefícios do cloud computing?

Menos gastos com eletricidade, equipe de manutenção, aluguel de espaço físico e facilidade no acesso remoto são apenas alguns dos benefícios do cloud computing. Sem falar que as aplicações em nuvem são fáceis de instalar e aumentam a escalabilidade dos serviços.

Além disso, é possível trabalhar de qualquer lugar, em qualquer momento, ao investir em cloud computing. A nuvem dispensa a presença física de um profissional na empresa e fornece mobilidade para quem precisa trabalhar remotamente.

>> Leia também: 5 argumentos que vão convencer os gestores de que investir em cloud é uma boa ideia

7. Quais recursos o cloud oferece?

Geralmente, uma solução cloud computing garante a segurança dos seus dados e oferece agendamento de backup, recuperação rápida, liberdade de transferir dados sem taxa adicional, de acordo com a banda, e relatórios de performance. Mais do que isso, você pode configurar as próprias regras de acesso e customizar a capacidade do servidor de acordo com a sua demanda.

>> Leia também: Como o cloud pode ajudar sua empresa a driblar a crise econômica

8. Como acesso a nuvem se minha internet cair?

É recomendável ter um plano de banda larga alternativo para garantir que imprevistos não atrapalhem sua empresa ou rotina. Mas, desde que você esteja conectado, os serviços do provedor cloud computing podem ser acessados sem complicação.

>> Leia também: Cloud computing: pesquisas e tendências da tecnologia para os próximos anos

9. Posso migrar todos os meus programas para a nuvem?

Não, é importante avaliar quais programas ou serviços podem ser armazenados e acessados por meio da web. O ideal é migrar aos poucos e buscar ajuda de um profissional técnico para garantir que o trabalho não seja prejudicado no dia a dia. Isso porque alguns aplicativos dependem de alta performance e podem ficar lentos se acessados pela internet. Nesses casos, é recomendável não migrar para o cloud.

>> Leia também: 4 aplicações que podem funcionar em nuvem

10. Preciso atualizar as máquinas da minha empresa ou casa para acessar a nuvem?

Não necessariamente. Se os computadores tiverem boa configuração e o plano de banda larga for veloz, provavelmente não será necessário trocar as máquinas. Uma dica é consultar o provedor de cloud para saber quais são as configurações mínimas para acessar a nuvem.

>> Leia também: Como os softwares na nuvem podem ajudar a enxugar custos em sua empresa

11. Qual é a diferença entre nuvem pública, híbrida e privada?

O modelo mais comum de cloud é o público. Existem grandes data centers ao redor do mundo que oferecem armazenamento para várias empresas e usuários ao mesmo tempo. Nesse caso, o uso é indicado para dados e arquivos que não são críticos.

Já a nuvem privada é de uma empresa ou de um usuário. Uma das vantagens é que a privacidade e o nível de segurança são maiores, mas o custo para manter esse modelo de cloud é alto.

No caso da nuvem híbrida, há uma mistura do cloud público e privado. É comum que empresas utilizem nuvens privadas para arquivos confidenciais e as públicas para dados não tão sensíveis.

>> Leia também: Nuvem híbrida x privada x pública: qual é melhor para sua empresa

12. Posso ter mais de um servidor cloud contratado?

Sim, basta acessar o painel de controle do serviço que você contratou e criar um novo servidor de acordo com os custos e recursos desejados.

>> Conheça agora os planos do Cloud UOL HOST!

Agora que você já entendeu como funciona o cloud, baixe nosso e-book grátis “Cloud computing: como trazer sua empresa para a nuvem