Confira as respostas que você sempre quis saber!
Você estava acostumado a navegar na internet, mas ter seu próprio site é novidade. Já deu para perceber que tem muita diferença nos dois lados, não é mesmo? Nesse processo de aprendizado, nomes novos vão aparecendo e funcionalidades que você não conhecia vão sendo descobertas.
⇒ Aproveite e baixe e-book grátis: Como criar um site para sua empresa
Pensando em esclarecer algumas dessas dúvidas e elucidar alguns processos na hora de criar um site, separamos, abaixo, algumas questões – que, se você ainda não as fez, vai fazê-las em breve – e as respondemos.
Agora você já sabe a quem recorrer quando surgir aquela dúvida de principiante. Certo? Confira aí:
1. O que é um template de site? O meu site pode ter um?
Templates são modelos editáveis de páginas web. Eles, geralmente, são documentos visuais, com cabeçalhos, banners, áreas de publicação de conteúdo etc. em que o dono do site muda apenas o conteúdo.
Existem algumas plataformas que oferecem templates editáveis para montar o seu site, como o WordPress e o Bloger.
2. O que é um domínio e um subdomínio?
O domínio é o endereço do seu site na internet. É aquilo que digitamos na barra de pesquisa para acessar um site. Existem vários tipos de extensão de sites: .com, .com.br e .net. Saiba mais no capítulo 2.
⇒ Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre domínio de sites
Subdomínios servem para identificar serviços ou seções dentro do seu site. Normalmente, são compostos do nome do subdomínio e do domínio, por exemplo, chat.seudominio.com ou blog.seudominio.com.
3. O que é um SQL/Banco de Dados. Eu preciso de um? Qual a diferença entre os principais concorrentes do mercado?
SQL é uma linguagem de gerenciamento usada nos principais bancos de dados que existem atualmente. Hoje, praticamente todos os sistemas precisam de um banco de dados. Apenas os sites estáticos, que não têm muitas atualizações, podem dispensar o serviço.
⇒ Leia também: Qual a diferença entre MySQL e SQL Server?
4. O que é e quais são as diferenças entre POP3, IMAP, SMPT, Webmail. Algum deles é o ideal para meu negócio?
São protocolos de serviços de mensagens que permitem que você envie e receba e-mails. O SMTP é um protocolo padrão. O POP3 possibilita a leitura de e-mail mesmo off-line. O IMAP é semelhante ao POP3, mas tem algumas funcionalidades extras, como gerenciar acessos simultaneamente. O Webmail é o serviço que permite que você acesse sua caixa de mensagens diretamente do seu navegador. Para descobrir qual é o ideal para o seu negócio é preciso avaliar quais são suas necessidades de consulta e acesso aos e-mails.
5. O que é e para que serve um alias de e-mail?
É um serviço que permite redirecionar mensagens de e-mail para alocá-las em uma caixa específica.
6. O que são os erros HTTP (400, 401, 403, 404, 500) e como reagir a eles?
Os erros HTTP são falhas na comunicação entre o computador e o servidor, e cada um deles revela um problema específico.
O erro 404 informa ao usuário que a página que ele procurava não foi encontrada.
⇒ Leia também: O que é um erro 404?
O erro 400 indica que, provavelmente, há uma falha no computador do cliente que pode estar oferecendo instabilidade. É recomendável verificar se o seu PC está seguro.
Os erros 401 e 500, geralmente, aparecem quando há informações conflitantes entre os arquivos web.config e RSReportServer.config.
O erro 403 indica que você está tentando acessar uma área restrita do site.
7. O que é cron/crontab e para que serve o agendamento de tarefas numa hospedagem
Cron é um programa e o Crontab é um arquivo, e ambos permitem agendar tarefas e executar determinados comandos com hora programada. Isso é muito útil para realizar algumas ações sem que se tenha de fazer o trabalho manualmente ou para programar tarefas periódicas, como backups.
8. O que é IIS e Plesk e suas diferenças do CPanel e CentOS. Qual escolher?
Plesk e CPanel são painéis de controle do Windows e Linux, respectivamente. IIS é o servidor web da Microsoft e CentOS é a distribuição Linux. Escolher entre Linux e Windows depende das características que você precisa na sua hospedagem.
⇒ Veja mais sobre o assunto no Capítulo 4 do Superguia Academia UOL Meu Negócio – Tudo sobre Hospedagem de Sites.
9. O que é Apache e Nginx e suas diferenças. Qual escolher?
Os dois são servidores web. O Apache é tido como ideal para sites dinâmicos, e o Nginx costuma ser mais usado para páginas estáticas.
10. Quais são as linguagens de programação web e suas diferenças? Qual escolher e por quê?
Linguagem de programação é um método de comunicação padronizado para transmitir informações e ordens a um computador. Com elas é possível construir websites, redes sociais e lojas virtuais, por exemplo.
Cada linguagem tem suas particularidades e pode ser utilizada para a diagramação de texto, construção do layout etc. Os programadores, geralmente, escolhem a linguagem com a qual sabem trabalhar melhor e que tem as funções ideais para o site que estão desenvolvendo.
11. O que é o Google Analytics e para que serve?
O Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que pode ser instalada em um site para medir características de tráfego. Com ele você pode descobrir se suas redes sociais estão trazendo visitantes para sua loja virtual, onde moram os seus clientes e de onde eles acessam o seu conteúdo.
Para instalar basta fazer uma conta no Google Analytics e colar o código de instalação em todas as páginas do seu site.
12. Como funciona um redirect 301 e 302, quando fazer e suas diferenças?
Ambos são redirecionamentos de URL. O redirect 301 é um redirecionamento permanente, usado, geralmente, quando uma empresa quer trocar de domínio por questões estratégicas.
O redirect 302 é temporário e não transfere informações importantes para o novo domínio, como o ranqueamento do seu site nos buscadores. É útil para divulgar links de promoções e ações finitas.
13. O que é SEO?
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, e é o conjunto de técnicas de redação e de estrutura de site que ajudam seu site a conquistar uma boa posição nos mecanismos de busca, como o Google.
14. O que são links patrocinados?
Links patrocinados são anúncios que aparecem no momento em que fazemos uma busca. No Google, por exemplo, ficam geralmente no topo e na parte inferior da tela, e são sempre marcados com a tag de “anúncios”.
O que determina quando os anúncios vão aparecer são as palavras-chaves usadas no momento da pesquisa, pelo usuário, e o valor de investimento feito pelo anunciante. O anunciante paga todas as vezes que alguém clica na sua publicidade e, por isso, é muito importante criar anúncios eficientes que façam o cliente clicar e comprar.
⇒ Leia também: Passo a passo para criar sua primeira campanha de Google AdWords com sucesso
Dúvidas esclarecidas? Agora, não deixe de conhecer a Hospedagem UOL HOST!