14 perguntas que você deve fazer ao escolher produtos para sua loja

14 perguntas que você deve fazer ao escolher produtos para sua loja

Antes de criar uma loja virtual bonita, bacana e eficiente, pronta para receber bem os clientes e dar um show de vendas, precisamos pensar na grande estrela do espetáculo: o produto que vai arrebatar a plateia e fazer todo mundo pedir bis.

 

Se você ainda está em dúvida sobre o que deve colocar em suas prateleiras virtuais, confira algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer o casting perfeito:

1 – Tem mercado para o produto?

Claro que, se você está escolhendo um produto de nicho (o que a maior parte dos pequenos negócios de e-commerce faz), não vai esperar que ele venda como um best-seller convencional. Mas certifique-se de ter clientes suficientes interessados no que você quer vender, senão você estará fazendo alguns clientes felizes, mas não conseguirá manter o negócio de pé.

2 – Quem são seus competidores e como eles trabalham?

Não precisa ser tão profundo nessa análise (agora). Basta ver se existem competidores e quantos são. Se eles não existirem, desconfie: talvez o mercado seja uma furada. Aproveite a pesquisa para observar como eles atingem o consumidor e já pense no que poderá fazer para se diferenciar deles.

3 – Como está o mercado?

O produto que você quer vender está em alta? Todos querem ter? Deve ser uma tendência nos próximos meses? Ou ele faz parte de um mercado estagnado? Nenhuma das posições é essencialmente ruim ou boa, mas isso faz diferença em como você deve se planejar para vender (tamanho do estoque e vida útil de cada opção de produto, por exemplo).

4 – Os clientes comprariam de você? Por quê?

Procure pensar “se” e “por que” os compradores escolheriam sua loja, e não a do concorrente (seja ela física ou online). Lembre-se que, de modo geral, se já é cômodo para alguém comprar algo numa loja próxima de casa, dificilmente você seduzirá esse cliente, a não ser que lance mão de melhor preço e maior qualidade. Por que não apostar num produto menos comum?

5 – Quanto eles pagariam por seu produto?

Sua pesquisa da concorrência será útil na hora de responder a esta pergunta. Seu preço não precisa ser igual ao deles, mas também não deve ser nem muito acima, nem muito abaixo. Uma boa ideia é pedir a amigos e familiares que se coloquem no lugar do consumidor para dizer até quanto pagariam por seu produto e quanto seria um preço irresistível. Lembre-se de considerar um custo médio de frete (motivo de muitas desistências em compras via internet). 

6 – O cliente precisa do seu produto?

Se você vende um produto de que as pessoas realmente precisam (que seja a solução para um problema de fato), terá menos necessidade de marketing para que as pessoas o descubram e enxerguem uma necessidade nele – considere que elas já estarão procurando por algo como ele e seu esforço será apenas o de fazê-las experimentar.

7 – O produto é escalável?

Digamos que você fabrique carteiras de tecido para venda. Se encomendarem 100 de uma só vez, como administrará a fabricação? Quanto isso encarecerá o custo de ter as carteiras prontas? Não é uma boa ideia colocar no mercado um produto que, quanto mais você vende, mais caro para ser fabricado se torna.

8 – Existe alguma agência que regule a venda e a distribuição deste produto?

Produtos da área de beleza e saúde, por exemplo, frequentemente são regulados e podem ser proibidos de circular por muitas razões. Não quer dizer que você não os deva escolher, mas que deve conhecer as regras antes de entrar no jogo.

9 – Quem é o consumidor ideal do seu produto?

Quantos anos ele tem? Ele usa internet? Possui cartão de crédito? Vive de aposentadoria (dinheiro contado, talvez) ou possui uma quantia reservada para se divertir e experimentar produtos novos? Não é necessário (agora) aprofundar-se no perfil para saber outros detalhes, mas garantir que esse comprador tem dinheiro para gastar e condições de comprar via internet é primordial.

10 – Qual é o “tempo de vida” do produto?

Se você vende blusas com rendas e babados, por quanto tempo elas permanecerão na moda e você as conseguirá vender? Quantas unidades terá de vender para ter lucro antes de passar para o próximo modelo? Para lojas que trabalham com coleções ou produtos sazonais, isso deve ser planejado com cuidado.

11 – Qual a margem de lucro do produto?

Contabilize com valores aproximados o custo de produção ou de aquisição do produto e os impostos e taxas que pagará para colocá-lo na loja e fazê-lo chegar ao comprador (inclui, por exemplo, embalagem, despacho, custo com cartão de crédito, importação e até a divulgação que fará do produto). Depois compare ao preço médio pelo qual esse produto é vendido no mercado. A taxa de markup sobre o produto que você comprou ou fez precisa ser suficientemente grande para que obtenha lucro e, ainda, uma margem de segurança (lembre-se: no e-commerce o cliente tem o direito de se arrepender da compra em até sete dias).

12 – Tamanho e peso são uma qualidade ou um defeito no seu produto?

Claro que existem clientes que sonham em comprar, pela internet, anilhas e halteres para fazer exercícios em casa. Mas você já parou para pensar quanto custaria enviar barras e discos de 5 quilos ou mais por correio ou entrega expressa? O mesmo acontece com produtos que podem até ser leves, mas são muito grandes ou disformes. Considere tudo isso na hora de montar seu portfólio.

13 – O produto é muito frágil?

O mesmo acontece com produtos delicados demais. Digamos que você venda taças de cristal e que as entregas sejam feitas por uma empresa especializada. Você, provavelmente, pagará mais caro pela logística e, ainda assim, não estará 100% livre de riscos, rachaduras e quebras. Não quer dizer que não possa vender o produto por ser frágil, mas sim que você deve atentar para o custo que isso gera em termos de embalagem, seguro, entrega e satisfação do cliente.

14 – O produto é perecível?

Você terá encargos extras de logística (tanto de rapidez como de cuidado e higiene) para entregar produtos que se estragam muito rápido, como alimentos. Além disso, deve ter um controle eficiente de estoque para evitar perdas por vencimento de validade.

 

Encontrou o produto que vai brilhar nas suas prateleiras? Que tal compartilhar aqui com a gente?