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20 maneiras de conquistar o primeiro cliente do seu e-commerce

6 Mins read

Saiba como atrair clientela para um novo negócio

Domínio registrado, estoque organizado, meios de pagamento integrados, site no ar. Tudo lindo e organizado, pronto para vender. Tá, mas e agora? É só sentar e esperar?

Bem, você até pode fazer isso e torcer para que o primeiro cliente caia do céu. Mas, cá entre nós, essa falta de iniciativa não é a melhor maneira de começar um negócio.

Sim, é difícil vender sem ter clientes fiéis, com poucos visitantes e nenhuma verba para anúncio. Mas não é missão impossível. Afinal, quase toda loja já passou por isso, e muitas sobreviveram, e hoje estão aí vendendo a todo vapor.

Não desanime. Para dar uma forcinha, listamos algumas dicas para você “abrir as portas” da sua loja e começar a vender!

1. Espalhe a novidade para amigos e parentes

O boca a boca é uma das maneiras mais antigas de fazer propaganda e ainda dá resultados.

Avise todos os seus amigos e parentes, inclusive por e-mail e redes sociais, sobre seu novo empreendimento. Além de serem compradores em potencial, eles podem ajudar a divulgar seu e-commerce.

2. Converse com os fornecedores

Após montar seu estoque, converse com seus fornecedores e veja se eles possuem algum canal de relacionamento com o público. Blog, redes sociais, e-mail marketing ou até mesmo o velho e bom telefone podem ajudar.

Se a resposta for sim, verifique com eles se há a possibilidade de divulgarem sua loja como uma revendedora daqueles produtos. Você pode oferecer algo em troca, como um destaque especial para os produtos deles em sua loja.

3. Foque nas redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas das lojas virtuais.E sabe o que é melhor? Você não precisa pagar nada para criar uma página no Facebook, um perfil no Twitter ou uma conta no Instagram.

Além de funcionar como vitrine para seus produtos, elas podem ajudar na fidelização de clientes e na disseminação da marca. Mas, atenção: elas só farão a diferença se estiverem sempre atualizadas e se você tiver tempo para postar.

4. Invista na publicidade do Facebook

Não tem ninguém seguindo sua página? O sistema de publicidade do Facebook pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua página e, consequentemente, atrair possíveis compradores.

Com 15 reais, você já consegue lançar uma primeira campanha. Claro que, quanto maior a verba, melhores serão os resultados. Mas, para dar aquele empurrão inicial, uma ação de baixo custo pode ajudar bastante.

5. Promova experiências positivas

Aproveite que o movimento ainda é pouco para dedicar todo tempo possível e necessário aos visitantes que aparecerem.Esclarecer dúvidas de potenciais clientes com prontidão demonstra profissionalismo e credibilidade.

Construa uma página de Perguntas Frequentes, pois isso pode agilizar bastante o atendimento e esclarecer dúvidas dos clientes.

6. Não se esqueça da propaganda offline

Produza alguns folhetos e cartões de sua loja e distribua-os. Procure lojas físicas que combinem com seu produto e faça parcerias para impactar os clientes daquele espaço.

Se você vende cosméticos ou bijuterias, por exemplo, pode tentar fazer parcerias com salões de beleza. Ofereça vantagens para viabilizar o negócio, como uma comissão sobre os produtos vendidos para a dona do salão.

7. Entre para redes de comparação de preço

Existem diversos serviços que oferecem ao internauta a possibilidade de comparar os preços de um produto em diferentes lojas.

Ofereça um preço bacana para que, além de visibilidade, você conquiste vendas.

8. Negocie com clubes de compras coletivas

Sites de compras coletivas são uma ótima alternativa para divulgar sua empresa e fazer, logo de uma vez, uma enxurrada de vendas. É uma oportunidade de atrair clientes de diversos lugares.

Mas fique atento na hora de atribuir os descontos, para não ficar no prejuízo. Além disso, planeje-se para atender a alta demanda. Estrear com uma chuva de reclamações pode arranhar a imagem da sua loja e será muito mais difícil se consolidar no mercado.

9. Divulgue anúncios nos buscadores

Outra opção de divulgação são os links patrocinados. Por meio da ferramenta, cujo preço é bastante acessível, você cria seu anúncio e coloca sua loja no topo dos resultados de busca.

Mas é preciso estudar bem o assunto antes de planejar sua primeira campanha. Investir nas palavras-chaves certas é essencial para que a campanha dê bons resultados.

10. Aperfeiçoe seu SEO

Trabalhar os textos de seu site para que eles apareçam bem posicionados na busca orgânica também vai ajudá-lo a angariar clientes.

Existem diferentes técnicas que você pode colocar em prática para melhorar a posição do seu site. A principal regra é usar palavras-chaves adequadas nos textos de sua loja.

Na hora de descrever os produtos, por exemplo, aposte em palavras que são mais buscadas no universo do seu público-alvo.


11. Deixe seu site compatível com os dispositivos móveis

De acordo com estudo realizado pela PwC Brasil, 61% dos consumidores utilizam aparelhos como tablet e celular para pesquisar produtos, enquanto 42% fazem comparação de preços e 39% concluem uma transação de compra por meio desses dispositivos.

Ignorar esse público não é uma boa maneira de começar um negócio. Por isso, invista no design responsivo para que seu cliente consiga acessar e comprar por meio de um smartphone ou tablet.

12. Estimule as resenhas

Opiniões sobre os produtos à venda transmitem confiança e atraem consumidores. Por isso, cheque com os fornecedores se eles possuem reviews dos produtos que possam ser reproduzidos no seu site para aumentar a credibilidade e facilitar a venda. 

Já no caso de mercadorias de grandes marcas, você pode procurar por textos jornalísticos sobre o produto para replicar.

13. Construa um blog para sua loja

Além de ajudar com o SEO, postagens sobre temas relacionados aos seus produtos tendem a atrair um público interessado no ramo de sua loja virtual.

Essas visitas podem ser convertidas em vendas posteriormente. É preciso levar conteúdo relevante ao leitor, e não só falar dos seus produtos. Faça um cronograma para definir os temas que são do interesse de seus clientes.

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14. Faça parcerias com outros e-commerces

Contate outras lojas virtuais, de preferência que se relacionem com a sua. A partir de parcerias, você pode desenvolver ações conjuntas de divulgação, como a distribuição de cupons de desconto e promoções.

No Instagram, muitas lojas virtuais pequenas se utilizam dessa estratégia. Uma divulga a outra, às vezes, apresentando ações com a loja parceira. Essa troca pode chamar a atenção de novos clientes.

15. Comece com uma promoção

Ofereça vantagens aos primeiros clientes de sua loja online. Dessa forma, os visitantes ficarão mais tentados a comprar. Uma ideia é oferecer frete grátis ou um brinde aos dez primeiros compradores.

⇒ Acesse o Superguia UOL Meu Negócio – Como planejar uma promoção de sucesso

Outra sugestão, que pode também atrair novos visitantes, é oferecer desconto àqueles que recomendarem a loja a um amigo.

16. Aproveite as datas comemorativas

Datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Dia dos Namorados, são ótimas oportunidades para que sua loja fique no radar de clientes dispostos a presentear.

Analise qual produto ou serviço tem mais a ver com a data e invista em uma campanha nas redes sociais.

17. Vire um especialista

Invista em conteúdo para alimentar as redes sociais e o blog da sua loja virtual. Estude sobre o produto que seu negócio oferece e faça uma lista de assuntos relacionados. Publique posts, dicas e o que mais possa ajudar o seu potencial cliente.

18. Faça boas fotos dos seus produtos

Não basta ter apenas um bom preço. Uma boa foto do seu produto pode fazer com que um cliente compre de você.

Não é necessário investir muito para produzir as fotos. Com um smartphone e a iluminação adequada é possível fazer belas imagens.

19. Peça feedbacks

Descobrir o que seu cliente achou da experiência de comprar em sua loja é essencial. Até mesmo aqueles que não compraram podem fornecer informações preciosas e apontar o que pode ser melhorado.

Dessa maneira, você poderá melhorar os detalhes de cada processo e deixar os usuários satisfeitos.

20. Não minta

Mesmo que você ainda não tenha conseguido conquistar vários clientes, não divulgue histórias na sua loja virtual apenas para impressionar ou promoções que não possa cumprir.

Caso contrário, você não conseguirá ter a confiança do cliente para que ele volte a comprar no seu site.

Dica extra: Seja persistente

Assim como em lojas físicas, sua primeira venda pode não acontecer nos primeiros dias de vida de seu e-commerce. Mas não desista! Continue investindo na divulgação e logo você verá resultados.

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