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3 dicas para ajudar você a escolher o template ideal para o seu blog

O layout conta muitos pontos para o sucesso de seu blog

Há quem use os blogs como um espaço pessoal para publicar opiniões e rotina. Tem, também, pessoas que utilizam o espaço para falar sobre temas variados e ganhar dinheiro com isso.

E, ainda, tem empresas que investem na criação de conteúdos em um blog, uma vez que ele é capaz de alimentar outras ferramentas de marketing digital, como redes sociais e newsletters, além de gerar tráfego para o site e ajudar na prática de SEO.

Aliás, segundo pesquisa da Hubspot, plataforma especializada em marketing, 92% das empresas que atualizam um blog transformam uma parcela dos visitantes em clientes.

Mas, independentemente do objetivo do blog, existem diversos fatores determinantes para o sucesso (ou não) dessa ferramenta. Um deles é a escolha do template ideal.

A partir do momento em que você reserva um tempo para pensar no template, o seu blog já começa se diferenciando dos demais, tendo uma cara mais personalizada.

A seguir, confira algumas dicas para ajudá-lo a escolher o modelo ideal.

Acessível a todas as telas

Uma verdade incontestável, hoje em dia, é que o mundo já é mobile. De acordo com levantamento da União Internacional das Telecomunicações (UTI), um dos braços da Organização das Nações Unidas (ONU), os planos de internet móvel cobrem 69% da população mundial. No Brasil, o último relatório da Nielsen Ibope aponta que já são mais de 72 milhões de pessoas acessando a internet por dispositivos móveis.

Diante desses números, construir um blog que atenda a todos os tamanhos de tela passa a ser uma obrigação. Em linhas gerais, um blog responsivo faz com que um usuário mobile tenha a mesma experiência de uma pessoa que visita o blog a partir de um desktop.


Quantidade de colunas

Você já ouviu a expressão “menos é mais”. Pois é, ela faz todo o sentido nesse caso. Na prática, isso significa que um blog que possui três ou mais colunas fica muito mais poluído do que um site com apenas uma ou duas colunas. Isso porque o dono do blog precisa preencher aqueles espaços vazios com algum tipo de informação, o que, em excesso, prejudica bastante a navegação do usuário. Ele fica meio perdido em meio a tantas imagens, banners e textos.

Por isso, o ideal é construir um blog com, no máximo, duas colunas. Com conteúdos bem distribuídos, fica uma sensação de organização e ajuda o visitante a encontrar o que ele procura em pouco tempo. Nesse sentido, vale a pena, também, destacar menus, marcadores e posts mais populares.

Poucos plugins

Mais um exemplo de quando “menos é mais” está na escolha de um template que demande poucos plugins, uma vez que eles deixam a navegação mais pesada. Dessa forma, a página carrega muito mais rápido, desde os posts até as imagens e vídeos.