Esta experiência pode ajudar seus clientes a comprar mais de uma vez
Escolher o melhor método de entrega para a sua loja virtual pode parecer uma decisão simples, certo? Mas o sucesso de uma boa operação de comércio eletrônico está nos detalhes e ter uma entrega rápida e confiável é um dos mais importantes.
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Você sabia que praticamente um em cada dez consumidores brasileiros deixa de comprar pela internet por que não confia nas entregas? E não é à toa.
Imagine a seguinte cena: é noite de Natal, família reunida, a criançada ansiosa pela chegada do Papai Noel e você não tem um presente para dar ao seu filho. Aquele videogame que você encomendou pela internet não chegou a tempo.
Como explicar que a loja não cumpriu o prazo de entrega? Entre colocar a culpa no Bom Velhinho ou comprar aquela lembrancinha sem-vergonha para disfarçar, as alternativas não são nada agradáveis.
Infelizmente, histórias como essa não são raras. É só dar uma pesquisada nos sites de defesa do consumidor que elas aparecem aos montes. E o cliente que passou por um trauma como esse dificilmente voltará a comprar na sua loja.
Quer evitar dores de cabeça? Confira três dicas simples para ter um processo de entrega com o mínimo possível de falhas.
Use serviços confiáveis
Na Loja Virtual do UOL Meu Negócio , você tem duas opções: organizar suas próprias entregas, cobrando uma taxa fixa, ou utilizar os serviços dos Correios (para quem usa a versão avançada da plataforma também é possível utilizar o serviços de outras empresas de entrega, como DHL ou FedEx).
Se você for cobrar uma taxa fixa de entrega, lembre-se que todo o planejamento, incluindo a eventual contratação e gerenciamento dos entregadores, é de responsabilidade sua.
Se optar pelos Correios, você tem três opções de serviços com prazos e tarifas que variam conforme o local de entrega: PAC (remessa econômica), Sedex (entrega expressa) e Sedex 10(entrega garantida até às 10h do dia útil seguinte à postagem). Você pode levar os produtos pessoalmente a uma agência ou utilizar o serviço de coleta, que é pago.
Uma vantagem de optar por esta modalidade é que o frete é calculado automaticamente e o cliente sabe exatamente quanto vai pagar ao fechar o pedido, o que nos leva ao próximo item.
Seja claro quanto aos preços e prazos
Comunique de forma clara ao cliente os prazos e preços de entrega antes que ele feche a compra para evitar frustrações. Na dúvida, seja conservador e coloque um dia a mais sobre a previsão de empresa de entrega. É melhor surpreender o cliente positivamente que decepcioná-lo.
Mantenha o cliente informado
Após o fechamento do negócio, envie notificações por e-mail comunicando o andamento do processo e forneça o código de rastreamento, para que ele possa obter informações sobre o status da entrega. Tenha canais eficientes e-mail e telefone, de preferência a disposição para que o cliente possa contatá-lo facilmente em caso de problemas.
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Quer saber se suas políticas de entrega são realmente eficientes? Que tal enviar e-mails para alguns clientes perguntando se eles estão satisfeitos?